Ir para conteúdo

Elektra Semiautomatica


Rodrigoks

Postagens recomendadas

Terceiras impressões:

 

Fiz umas sessões agora à tardinha. Por hábito, meus shots costumam ter na faixa de 25-30ml pra 16-17g de pó. É o que eu usava na Gaggia. Minha mulher sempre reclama que não gosta dos meus espressos, que são muito concentrados, e perguntou se eu não podia fazer menos forte, etc. Pensei: por que não?

 

Primeiro baixei a dose pra 15g, depois pra 14g, e finalmente pra 12.5g, sem mexer na moagem, tudo no filtro duplo da Elektra. Pra minha surpresa, houve diferença no fluxo, mas não foi super significativa. Estava usando o Fazenda Pessegueiro para os testes. Mesmo o shot de 12.5 não deve ter chegado a mais de 40-45ml. E gostei bastante dos resultados com 14 e 12.5g, ficaram bem mais equilibrados para esse café do que 17g, muito gostosos mesmo.

 

Com a Gaggia, era mais difícil ficar mexendo muito na dosagem, pois o resultado da extração era muito imprevisível, podendo virar uma cachoeira a qualquer momento. A Elektra é bem mais dócil nesse sentido.

 

Tô gostando da brincadeira!

 

(PS: ela bebeu o último espresso sem açúcar e sem fazer careta! Isso é uma vitória pra mim)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ficamos presos a padrões e esquecemos de nosso paladar, gosto, eu também venho seguindo padrões tipo 15g de pó para 30 a 50g de extração e as vezes podemos ter surpresas boas como essa que aconteceu com você, acho que vale a pena mesmo experimentar tem cafés que realmente não ficam legais com o padrão estabelecido, alguns ficam bons concentrados e outros nem tanto.

Agora falta um vídeo da extração do café hein Rodrigão, manda ver rsss

Esses vídeos do Márcio tem no youtube ou ele te enviou? Gostaria de ver os vídeos dele sobre a Elektra.

Abraços e bons cafés

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Neste link ai entra no meu canal quando estou logado.

Ou só mostra os canais recomendados pelo Youtube.

Só entrou por este link:

 

http://www.youtube.com/mfcarneiro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Ainda apanhando pra vaporizar bem. Não que eu não consiga, mas não tá perfeito como quero, com leite sedoso sempre.

 

Na Gaggia, o ângulo de ataque da ponteira no leite não era muito inclinado em relação à ortogonal. Já na Elektra parece ficar mais ou menos em 35-40 graus da vertical. Daí não estou achando o "sweet point" dentro da leiteira. Não consigo descobrir se é mais perto do centro ou da lateral, na frente ou atrás... até já cogitei mudar um pouco a posição do braço de vapor, deixando ele um pouco menos inclinado...

 

Os outros proprietários de Elektra (incluindo ex-proprietário ;)) fazem como???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo é assim mesmo, com a Vfa já estava desistindo quando derepente acertei, sai perfeito sempre, usei a dica que o Bernardo havia dado, estaciono o pitcher embaixo do bico, com o bico levemente inclinado, encosto a ponta do bico de vapor na superficie do leite e abro o vapor bem fraquinho por 5 s, nestes 5 segundos o leite já subiu um pouquinho e o bico já fica mergulhado no leite, neste momento abro todo vapor para começar girar o leite e já era , sendo que neste processo todo não movimento nem a caneca e nem o bico como o Bernardo havia instruido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Calma Mestre

 

Logo logo vai conseguir,, é assim mesmo, você vai se adaptando a máquina. Aconteceu comigo a mesma coisa, na primeira vaporização na minha nova Vivaldi vaporizei que foi uma beleza,, acredito que a ansiedade e o desejo de que a vaporização saia muito melhor que na máquina anterior interfere nesta hora e não percebemos algumas imperfeiçõe, assim a primeira vaporização parece melhor que as seguintes. Depois vai caindo a ficha e vamos percebendo pontos a melhorar e continuamos até o ponto que nos deixa satisfeitos, claro, por pouco tempo,,rsrs

 

Boa Sorte mestre.

 

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo é assim mesmo, com a Vfa já estava desistindo quando derepente acertei, sai perfeito sempre, usei a dica que o Bernardo havia dado, estaciono o pitcher embaixo do bico, com o bico levemente inclinado, encosto a ponta do bico de vapor na superficie do leite e abro o vapor bem fraquinho por 5 s, nestes 5 segundos o leite já subiu um pouquinho e o bico já fica mergulhado no leite, neste momento abro todo vapor para começar girar o leite e já era , sendo que neste processo todo não movimento nem a caneca e nem o bico como o Bernardo havia instruido.

 

Essa idéia de começar mais devagar por uns 5s pro leite estabelecer o padrão de movimento parece boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já estou pegando o jeito da MCAL, que deve ter vapor mais fraco que a Semi. Tem que ser mais ou menos a 1/3 do centro e ficar surfando na superfície, quando tiver expandido o suficiente, vai para a borda para girar mais forte o leite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já estou pegando o jeito da MCAL, que deve ter vapor mais fraco que a Semi. Tem que ser mais ou menos a 1/3 do centro e ficar surfando na superfície, quando tiver expandido o suficiente, vai para a borda para girar mais forte o leite.

 

Acho que é por aí. Na Dose já começava direto perto da borda e fazendo o redemoinho desde o início. Estava bem adaptado a essa modo de fazer. Estou me adaptando.

 

Em compensação, o espresso, ah, o espresso... adoro a cremosidade do café que ela faz. É quase como beber manteiga derretida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigão meu caro, para de enrolar, cade a foto do cantinho com o poster e também o vídeo da extração??? Vamos dar uma agitada no forum que anda muito parado ultimamente rssss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Treinando vaporizção com a técnica do Scott Rao, com água e uma gota de detergente. Interessante como funciona bem pra emular o que acontece com o leite.

 

Com umas 20 tentativas, juntando várias dicas colhidas aqui e acolá, em especial a do Victor, estou começando a acertar na maioria das vezes. Na Elektra, ao menos pra mim, o ponto correto de vaporizar é perto do centro do pitcher. Ela começa injetando bastante ar, parece que não vai dar certo, e de repente draga todas as bolhas pra dentro do leite, formando um creme.

 

Agora é repetir, repetir, repetir. Tenho usado o pitcher de 350ml, pois dá bem pra dois cappos. Creio que no de 600ml seja até mais fácil ter mais controle (na Dose era assim), mas ainda não testei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O de 600 é mais fácil com maquinas de muit vapor.

Tambem da para treinar comágua sem detergente :-)

Eu até que gosto mais desde que vês melhor o movimento da água nas diferentes posições, além de poder ficar sem que comece a derramar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernardo, se usar só uma única gota de detergente, a água emula muito bem o leite, formando creme se vaporizado corretamente. Só nunca experimentei o cappuccino com essa belezinha! :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Instalei o esgoto na Elektra. Agora fica um reservatório de 2 litros pra dejetos de café dentro do meu balcão, de modo estimo precisar esvaziá-lo uma vez a cada 7-10 dias. Assim que tiver tudo ok posto uma foto do cantinho arrumado. Tenho que escolher ainda um poster pra amalgamar tudo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todos são bonitos. Ainda que a estrela do show seja a Elektra, o canto é do café. Por isto escolhi um que remeta a café mais geral, ainda que naquela bebida entre os processos da expresso.

 

Beijinho

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gosto também desses do tal Federico Landi. Só que precisaria de uns 4 de 25x25 para preencher o espaço.

 

http://www.art.com/gallery/id--a43594/federico-landi-posters.htm?ui=E0EF9EF9B3664DE99D7CB42ED3C6A121

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gosto da opção b. De preferência o do Espresso. Acho mais composto, pois o desenho já traz uma moldura, ao mesmo tempo em que dá a ideia de desenho em giz.. Isso traz uma leveza.

Abraço,

Marcia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...