faiper Postado 10 Janeiro 2012 Denunciar Share Postado 10 Janeiro 2012 Prezados, Nos filtros comerciais podemos ajustar o ponto de moagem e pressão no tramper baseado no tempo de extração do espresso. A regra dos 15/20 segundos. E nos filtros pressurizados ? Qual o indicador devemos utilizar para regular o moinho e a compactação? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 10 Janeiro 2012 Denunciar Share Postado 10 Janeiro 2012 Na verdade, costuma-se dizer que a regra é de 25 a 30 segundos... A pressão de compactação não é tão determinante. Moagem e dosagem são muito mais importantes nessa equação. Para o filtro pressurizado, a faixa de trabalho para a moagem é mais grossa, pois você não pode criar um bolo muito restritivo. O café, ao sair do bolo e passar pelo furo tem que ter pressão e isso determina a pressão máxima da bomba durante a extração. A regra dos 25-30 segundos de extração pode ser seguida. A partir daí, pode moer um pouco mais fino, ou dosar mais, para aumentar o tempo de extração, de repente 35-40 segundos e ver se melhora para seu gosto o café. Não acredito que extraindo com menos de 25s conseguirá algo satisfatório, exceto se quiser um café longo. Márcio. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 13 Janeiro 2012 Denunciar Share Postado 13 Janeiro 2012 Este tema e um tanto polémico. Depende de quando inicia a contagem do tempo, se contando ou não o tempo da preinfusão. Vi duas discussões sobre o assunto em fora conceituados, e os resultados foram contraditórios. No Home Barista, chegaram a conclusão que contaria o tempo (25 segundos) desde que iniciasse a presurização, o que inclui a preinfusão, e que em termos práticos eqüivaleria a contar o tempo desde que se aperta o botão ligando a bomba (ou acionanando a alavanca). Mas no Kaffee Netz, a mesma discussão levou à conclussão que o tempo de extração começaria a partir do aparecimento da primeira gota de cafe. Esta é uma diferença muito expressiva. No meu caso, por exemplo, a maquina faz uma preinfusão de 6 a 10 segundos, dependendo do preparo. Desta forma, uma extração de 25 segundos a partir do acionamento do botão, que seria perfeita para os americanos seria só de 15 segundos para os alemães e consequentemente muito rápida e subextraida. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
wernerkai Postado 19 Junho 2012 Denunciar Share Postado 19 Junho 2012 Interessante isso, eu estou pensando em testar os filtros da C-08 na PHC-19 e vice-versa, e ver se alteram os resultados. Outra coisa, Márcio, você chegou a montar aquele PF com manômetro ? Comprou as peças aqui mesmo ou lá fora ? Adianta montar isso pra testar com filtro pressurizado ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 19 Junho 2012 Denunciar Share Postado 19 Junho 2012 Acho razoável contar desde o começo e saber considerar se a máquina tem pré-infusão e se é mais longa ou o tempo de encher o bolo e começar sair café. Na grande maioria das máquinas domésticas (não tem pré-infusão, deve-se ignorar essas de liga/desliga) esse tempo inicial é 4-6 segundos. Não sei qual sentido de montar o manômetro para um filtro pressurizado... Márcio. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
wernerkai Postado 19 Junho 2012 Denunciar Share Postado 19 Junho 2012 Então, justamente isso é o que eu queria saber. :-D Mas como eu pretendo em breve passar a usar filtros não pressurizados, aí sim, né ? Estou perguntando porque li nos antigos posts do HTFórum que você ia montar um, ou dois. Mas depois você trocou de cafeteira. Chegou a comprar as peças e montar mesmo ? Não sei qual sentido de montar o manômetro para um filtro pressurizado... Márcio. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 19 Junho 2012 Denunciar Share Postado 19 Junho 2012 Eu ia montar para a Gaggia, que não usa filtro pressurizado. E é mais fácil que tem a rosca do porta-filtro, que é 3/8 BSP. Eu conecto ali a tralha para medir a pressão. Nessas máquinas que o porta-filtro já tem os furos o ideal é abrir o fundo de um e arranjar um filtro para fazer um medidor de pressão, furar o filtro e rosquear um manômetro ou uma montagem com válvula agulha e manômetro. Mas, novamente, não sei muito o intuito. Imagino que a maioria não tem válvula de pressão regulável. Não tem muito o que mudar. Já se tiver uma válvula regulável, aí sim, seria útil o manômetro para regular a válvula. Márcio. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
wernerkai Postado 19 Junho 2012 Denunciar Share Postado 19 Junho 2012 Ah sim, a C-08 tem aquela peça de nylon que parece uma válvula na saída da bomba. Eu ainda não experimentei mexer nela porque não tenho como medir/regular diretamente a pressão... Embora eu acredite que seja possível voltar à regulagem inicial, calibrando pela vazão. Se eu quiser evitar de ter que modificar um PF, posso intercalar o manômetro entre a bomba e a entrada da caldeira ? A pressão medida ali é praticamente a mesma encontrada no grupo ? Mas, novamente, não sei muito o intuito. Imagino que a maioria não tem válvula de pressão regulável. Não tem muito o que mudar. Já se tiver uma válvula regulável, aí sim, seria útil o manômetro para regular a válvula. Márcio. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 19 Junho 2012 Denunciar Share Postado 19 Junho 2012 Sim, pouca diferença. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas