Ir para conteúdo

Consistência no tamping


sergio.m

Postagens recomendadas

Não está bonito, talvez seja trapaçear na arte, mas por enquanto essa é minha solução para manter consistência no tamping.

 

Pó no filtro:

2w9vQUi.jpg

 

Tamper posicionado:

hFF8cct.jpg

 

Após uma giradinha sem por força para baixo:

h1JQ6ke.jpg

 

Meu tamper colado com epoxi na lata de ervilha:

dJWFeIH.jpg

 

Lata com os 3 kg de chumbo que derreti:

pqVkZov.jpg

 

Dá para colar outra lata igual em cima dessa, fazendo assim uns 6 kg, mas ainda não vi necessidade.

 

Abs,

Sergio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ficou legal e criativo, mas 6kg não seria pouca pressão? A média utilizada é em torno de 13kg

 

Tem gente que faz 13kg, tem gente que praticamente não faz força e mói um pouco mais fino. Estou usando os 3 kg sem problema. Acho mais importante manter a consistência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sérgio,

 

Criativa sua idéia mas me perdoe discordar. Acho que o caminho é treino e observação. Ademais, pequenas diferenças de pressão tem pouquíssimo impacto nas extrações. O mais importante na compactação é o nivelamento e isso a ferramenta não te dá.

 

Ha quanto tempo você já pratica com esse tamper? E quantas extrações faz diariamente?

 

Abraço.

 

Léo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na pavoni tem algumas variáveis que não são tão simples de controlar para manter a consistência entre shots. Temperatura do grupo e força na alavanca. Eu quis remover uma outra variável que é a força de compactação. No momento estou contente com a solução.

 

Tiro entre 2 e 3 shots por dia. Estou usando faz 5 dias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho esses 3 kg pouco. Apesar de que não dá dá pra saber a força força que se faz no braço. De qualquer forma, acho que o nivelamento seja mais importante que a força. Nivelar mal pode compactar mais pó pode um lado que de outro independente da força.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei não, Sérgio...

 

É uma boa solução imediata, porém quanto mais tempo você ficar nela mais distante você ficará da solução definitiva, que é o domínio da técnica de compactação manual.

 

Mas é só sugestão, se você está confortável com o resultado quem sou eu para dar uma de abelhudo, né mesmo? :P

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hehe...

 

Muito criativo! :D

 

Mas tem mais jeitos de controlar o tamping, cada um gosta de fazer de um jeito diferente.

 

Não cheguei a derreter chumbo nem a enfeitar lata de ervilha mas, logo que migrei da Aríete - Café Roma DeLuxe pra Gaggia-Baby Class, cheguei a testar um método de tamping com auxílio de uma barra de alteres de 8 Kg, daquelas que tem um furo de rosca 1/4 com passo 16 na extremidade. Usei um "bit" adaptador de roscas "macho-fêmea" e rosqueei direto no fuso do disco do Tamper da Precision Tamper Maker, que era o único que eu tinha na época. O conjunto ficou com 8,25 Kg e, como a barra tem 35cm, ficou quase impossível soltar sem alinhar, senão ele caia... hehehe. De quebra, eu garantia que tava sempre alinhado. ;)

 

Resultado? não resolveu a meu contento. Pra segurar a pressão da Gaggia com com esse peso "pequeno", eu tinha de moer fino MESMO e o café que eu usava na época, o blend Senhor Grão Arábica - Sul de MInas, ficava com um gosto horrível de queimado, embora com boa crema, bom particulado e ótima razão de extração. Talvez com um "torra clara" até funcionasse, mas desisti da idéia bem depressa: era um monstro pra deixar na cozinha.

 

Como resolvi o "lance" da consistência? Comprei uma balança digital pequena (28cm X 13,5cm X 2,5cm), com capacidade de até 150Kg e precisão de 1 decigrama, para usar na bancada. Ajustei meu "tapete de borracha" para ficar sobre a balança e, hoje, deixo o suporte de tamping da Cafelat em cima do tapete. Assim sempre consigo observar qual pressão ficou boa pra qual combinação grão/moagem, facilitando repetir resultados quando vou alternando grãos. Ao mesmo tempo, a memória muscular tá bem treinada, pois sou eu que faço a força. Tô bem contente com o resultado.

 

Cheguei a pensar com comprar um daqueles tampers com "clique" (dinamômetro?) que avisa quando passou da pressão ajustada. Tem um que dá pra ajustar a escala entre 20 e 30 libras, com precisão de 1 libra, o que já é interessante... Mas é CARO pacas. E não sei quanto é frágil. A balança custou uns U$ 20 ou U$ 25 e, quando quebrar, compro outra. A minha já tem uns 3 anos e nem as pilhas precisei trocar.

 

Mas se 3Kg tá bom pra sua máquina e pro seu gosto, Sérgio, acho que tá ótimo, é isso que importa, né?

 

Abraços criativos a todos e Carpe Coffea!

 

Cabral

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sérgio, muito legal a sua idéia.

 

Eu sou adepto do modo tradicional e muito treino para ganhar consistência, pois acho que, como hobby, o desenvolvimento da habilidade me atrai mais que a consistência por si só. Mas lendo esse tópico lembrei de uma ideia que tive há um tempo, que acredito ser relativamente fácil e barato pra fazer e que deve dar uma consistência legal, com a possibilidade de variar a pressão de forma bem precisa. A ideia era pegar um desses suportes para converter furadeira de mão em de bancada (que até já tenho em casa) e adaptar um torquímetro de vareta como alavanca. Aí teria que bolar a fixação de uma base de tamper onde seria o encaixe da furadeira de forma bem alinhada com um suporte de PF fixado na base do suporte de furadeira.

 

A vantagem de algo desse tipo para o nosso uso em relação aos sistemas similares que já vi (Auto Tamp, Macap CPS, Pess Point), além da consistência de alinhamento, é que você tem a possibilidade de variar a pressão aplicada de acordo com a sua vontade e de forma bem simples e precisa. Claro que para um ambiente de cafeteria onde é necessário tirar dezenas de espressos seguidos e consistentes isso não deve ser exatamente uma vantagem (deve atrapalhar mais que ajudar), mas para o nosso tipo de uso acho que seria mais legal do que ter sempre uma pressão constante.

 

Não sei se valeria o tempo/esforço de fazer a engenhoca toda, mas acho que, se bem feito, o resultado seria no mínimo interessante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

O que me ajudou muito em relação a consistência e repetibilidade foi o tamper da Espro, como já é pré-definido para fazer a pressão sempre com 13 kg acabo ajustando somente o moedor, mas se quiser o tamper permite fazer uma compactação mais leve, é só não pressionar com muita força até chegar no "click" ou se quiser mais pressão é fazer mais força após o click, ajuda bastante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha solução foi parecida com a do Cabral , eu li em algum lugar onde ensinavam a treinar em uma balança de banheiro , eu peguei a minha coloquei na mesa pressionei o tamper varias vezes ate pegar a sensação de 14 kg.

 

Depois dos posts de hoje eu peguei a balança e fui ver como eu estou , quando eu calco normal esta dando 13 kg e quando eu calco fraco 10 kg , eu acho bem satisfatório , e simples de treinar com a balança de banheiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...