Ir para conteúdo

Moedor Gil 1


Gilberto

Postagens recomendadas

A um tempo atrás resolvi que iria desenvolver um moinho manual, inicialmente seria com as mós do Rocky para ser barato, mas resolvi no final que seria as do Mazzer cônicas de 71 mm.

Como o Marcio havia antecipado que precisaria fazer um projeto com desenhos, .... eu até achava que não que com a idéia na cabeça já se poderia ir executando as peças uma a uma até o termino do moedor, mas triste engano, tem que se desenhar mesmo, e aí foi, primeiro comprei os programas, comecei a estuda-los para só então começar o desenho que agora esta na reta final.

 

É claro ainda tenho que conferir se as idéias implementadas são executáveis a um valor plausível, mas enfim é mais uma parte do processo.

No meu entender o principio para um bom moedor seria ótimas mós, um eixo sem folgas e uma regulagem precisa, isto meu moedor contempla.

 

Segue esboços iniciais, sendo :

 

O moedor em si.

Um copo para recolher o pó que será encaixado no moinho e posicionado sobre o PF.

A base de apoio do PF, bem como de todo o moinho sentado sobre ele.

post-570-0-22028200-1378415587_thumb.png

post-570-0-75560600-1378415608_thumb.png

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O modelo foi feito em Solid Edge? Solid Works?

 

Acho legal que são idéias assim que fazem as coisas acontecerem.. Um Hario não caiu do céu.. Um Porlex não foi trazido por ETs..

 

Quem sabe seu moinho não vai muito além de um protótipo?

 

Quando sua idéia der certo e você ficar milionário.. Lembra da gente aqui... kkkkkk

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O modelo foi feito em Solid Edge? Solid Works?

 

Acho legal que são idéias assim que fazem as coisas acontecerem.. Um Hario não caiu do céu.. Um Porlex não foi trazido por ETs..

 

Quem sabe seu moinho não vai muito além de um protótipo?

 

Quando sua idéia der certo e você ficar milionário.. Lembra da gente aqui... kkkkkk

 

Rsrsrsrs, ficar rico não dá não, usei o Solidworks.

 

Victor, posso aumentar, mas te diria que o maior problema do Pharos para girar é não ter um volante como o Hg, o volante da suavidade aos movimentos, sem ele parece que você esta em uma estrada esburacada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Volante? Creio que você se refere à posição do eixo da manivela, em plano perpendicular ao das mós. Isso facilita, de fato, o equilíbrio.

 

No caso do seu projeto, acho que, independente do tamanho da manivela, teria que pensar em como apoiar o moedor com a mão que não é gira a manivela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabens Gil !

Conseguiste captar o melhor de cada um.

De fato o Lido, com ergonomia e captação do pó similares ao teu, e o que considero mais confortável de usar, pela facilidade e praticidade nesses sentidos.

Utilizo apoiado obliquamente num tapete de borracha e segurando firmemente com uma mão em volta do hopper e girando com a outra.

Outros preferem imitar o pedalar de uma bicicleta, o que permite utilizar a força de ambos os braços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado, de fato ainda tenho dúvidas quanto ao equilibrio,a idéia é usa-lo com o captador de pó acoplado e este apoido sobre o Porta PF, esteja ou não com o Porta filtro colocado.

 

O volante eu me refiro ao disco grande e pesado do HG, que também coloquei no meu mas um pouco menor, a função do "volante" é dar uma inércia ao movimento e não sentir os trancos que se sente no Pharos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

A função do volante seria esta, como no HG tem a caixa de engrenagem derepente ela ajuda nos tropeços na moagem de grão.

 

Gil,

 

Excelente idéia. Acho que um volante com peso adequado ajudará muito no conforto.

 

Todavia acho que você terá que testar vários pesos de volante pois um muito pesado poderá tornar cansativa a moagem. Um muito leve nao trará efeito de inércia suficiente.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilberto, é que como gira devagar, a energia guardada é pequena. No hg-one é mais estético, e se ajudar, não deve ser significante. Já no seu, como é menor ainda, é irrelevante. Deixe se gostar na estética mas tire se quiser baratear.

 

Também acho que a alavanca deva ser maior, mas isso é facil de trocar quando o protótipo estiver pronto. No skerton, a alavanca tem 12 cm, mós são menores (o que reduz a força na moagem), e café de grão duro da umas travadas que tem que por uma força razoável a mais.

 

De resto tá legal o projeto. Só escolha rolamento que não tenha folga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Reitero minha pergunta: como é que vai apoiar e segurar com a mão que não gira a manivela? Uma coisa é segurar um Lido ou um Hario, outra coisa são mós grandes de 71mm. Talvez eu não tenha entendido bem, mas vejo essa dificuldade.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De fato eu comprei um rolamento qualquer para iniciar o esboço, mas vou ter que montar com o melhor. O volante eu não me expliquei direito , de fato a inércia nesta rotação é discutivel , mas o principio é o seguinte:

 

O moinho esta sem café, mesmo sem café você vai ter que fazer uma força X para girar o volante e com o café você fara 1,2 x , quando pegar um grão duro 1,5 X, e ai que o volante entra, serviria como um amortecedor de mudanças bruscas de força.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Reitero minha pergunta: como é que vai apoiar e segurar com a mão que não gira a manivela? Uma coisa é segurar um Lido ou um Hario, outra coisa são mós grandes de 71mm. Talvez eu não tenha entendido bem, mas vejo essa dificuldade.

 

Imaginei eu sentado na cadeira, moinho na vertical na mesa, uma mão segurando o corpo que estara encaixado no porta PF e a outra na horizontal girando a manivela no plano horizontal, caso o conjunto fique instavel, ou não consiga força suficiente nesta posição, ai colocarei 4 pes tipo da ECM CONTRAVENTO presos ao corpo do moedor e ai sim com uma base mais largar coloco uma alavanca grande.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi o que disse Rodrigo e fui conferir.

De fato a "empunhadura" do Lido é no hopper que já é bem mais fino que a "caixa" das mós que são de 38 ou 40.

Experimentei segurar pela caixa, e verifiquei que, dado ao maior diámetro, e mais difícil de segurar, e seguidamente tentei do HG e me pareceu no que dificilmente daria firmeza a menos que se tivesse uma mão enorme.

Acho que deveras considerar algum tipo de empunhadura ou suporte para facilitar segurar com conforto.

 

Com a alavanca no lado superior o moedor tende a andar e a levantar, e precisas compensar forças em sentido horizontal (para que não ande) e vertical (não levante) como é o caso do Pharos, com o Lido em posição obliqua apertas para baixo e compensas as duas direções de uma vez.

 

No HG além de mais leve, a força e só em sentido vertical, assim só com suporte para a mão esquerda, já consegues compensar.

 

Com pés tipo Contravento, fica como Pharos, dos tres moedores o mais difícil de segurar.

 

Para este estou colocando um "dog" tipo de um suporte fixo na mesa, que foi a solução da OE para o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi o que disse Rodrigo e fui conferir.

De fato a "empunhadura" do Lido é no hopper que já é bem mais fino que a "caixa" das mós que são de 38 ou 40.

Experimentei segurar pela caixa, e verifiquei que, dado ao maior diámetro, e mais difícil de segurar, e seguidamente tentei do HG e me pareceu no que dificilmente daria firmeza a menos que se tivesse uma mão enorme.

Acho que deveras considerar algum tipo de empunhadura ou suporte para facilitar segurar com conforto.

 

Legal, é com esta finalidade que apresentei o desenho, que apareçam problemas que não indentifiquei, de fato o diametro exteno é de 80 mm, é melhor eu atrasar um pouco e corrigir os problemas, sou capaz de abandonar o suporte do Pf e partir para os pézinhos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não daria para afinar o hopper ? Teria a forma aproximada de um halteres ...

Ficaria um cilindro mais grosso (parte superior com rolamento), cilindro mais fino (hopper / empunhadura) e novamente cilindro mais grosso (rolamento inferior e caixa de mós).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fui ver hoje cedo o que eu tinha na cozinha com diametro equivalente ao moedor que é de 84mm, achei um vidro de doce em calda destes que vendem no mercado e embora minha mão seja pequena deu para segurar bem, tinha tambem uma lata nova de nescafé com o corpo levemente abaulado para dentro, fica bem legal.

Pensei também em colocar uma cinta para abraçar a mão, com velcro como em filmadoras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito legal Gil!

 

Em relação à estabilidade, talvez uma manta de silicone ou algum tipo de sistema simples de ventosa(s) na base do moedor podem ajudar a manter ele apoiado na mesa quando aplicar a força na alavanca, reduzindo a necessidade de força "pra baixo" que o usuário terá que fazer. Penso que, principalmente se a empunhadura ficar um pouco mais alta, conseguindo "travar" melhor a base dele na mesa, pode facilitar a vida do usuário.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom Gil, espero que este projeto de certo e que você tenha um ótimo moedor e o melhor de tudo desenvolvido por você mesmo, parabéns pela criatividade e empenho :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fui ver hoje cedo o que eu tinha na cozinha com diametro equivalente ao moedor que é de 84mm, achei um vidro de doce em calda destes que vendem no mercado e embora minha mão seja pequena deu para segurar bem, tinha tambem uma lata nova de nescafé com o corpo levemente abaulado para dentro, fica bem legal.

Pensei também em colocar uma cinta para abraçar a mão, com velcro como em filmadoras.

 

Só segurar um objeto inanimado é uma coisa; outra é fazer isso com um touro bravo girando e chacoalhando para os lados.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilberto, sobre a manivela, leia o 2o post dessa página

 

O torque no hg-one é 100 a 50 lb.in (no tin coated que é mais fácil de girar). Admintindo a mesma coisa para suas mós, que apesar de não ser tin coated, tem diâmetro menor.

 

Em unidades entendiveis isso é 1.2 kg.m a 0.6 kg.m aproximadamente.

 

Pelo seu desenho, o raio da manivela parece ser uns 8 cm. Isso dará de força nela 15 a 7.5 kg. Bastante não?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não calculei o peso ainda, o programa até faz isto mas não cheguei neste ponto, mas com certeza não será leve , terá que trabalhar apoiado em uma mesa, quando falo de estabilidade a minha única dúvida é na união do receptor do pó com o moinho que teria um encaixe de apenas 3 mm e estaria fixado por imãs como o HG, se eu aumentar este encaixe para 5 mm e fazer roscado eu resolve este problema , a união entre o coletor de pó eo porta PF, alem de contar com o apoio central o coletor de pó abraça lateralmente o porta PF, não tendo problemas neste ponto. Resumindo eu vou usar a mão esquerda para um pequeno apoio já. Que com esta alteração o cj estara plenamente estabilizado.

 

O braço não parece no desenho mas esta com 130mm, o do HGé 140mm, o do Lido 120mm, de qualquer forma posso fazer com 140 mm.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O moinho esta sem café, mesmo sem café você vai ter que fazer uma força X para girar o volante e com o café você fara 1,2 x , quando pegar um grão duro 1,5 X, e ai que o volante entra, serviria como um amortecedor de mudanças bruscas de força.

 

Gilberto, vamos estimar a utilidade do volante do hg-one.

 

Ele tem 216 mm de diametro por 20 mm de espessura. Em aluminio pesa, 2 kg.

 

Momento de inércia é:

I = 0.5 * m * r^2 = 0.5 * 2 * 0.108^2 = 0.0117

 

A energia guardada com ele girando a 1.5 Hz é:

E = 0.5 * I * (2 * pi * f)^2 = 0.5 * 0.0117 * (2 * pi * f)^2 = 0.52 Joules

 

Admitindo pelo meu post acima que o torque médio para girar ele seja uns 9 N.m, a 1.5Hz:

P = T * 2 * pi * f = 84 Watts ou 84 Joules / s

 

Veja que girando o moedor a 84 J/s, a energia do volante de 0.5 J, não parece ser significante...

 

Abs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...