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Moedor Gil 1


Gilberto

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Sergio, de fato você tem razão, mas o volante de fato é de aluminio ? Pensei ser de aço.

 

Eu ví um vídeo do Pharos e ele parece engastalhar moendo os grãos, algo que não se percebe no HG, acreditava que seria por comta da massa do volante, mas se ele é de aluminio pode ter uma outra função, na Volks, lá nos antigamente, os cabos de velocimetro que saiam do motor e iam para o painel acabavam transmitindo a vibração do motor para o painel danificando o mesmo, bem como transmitindo um grande barulho, problema resolvido interrompendo a capa do cabo, fazendo uma união com um tubo plastico e voltando a capa original, esta mudança de material mudava a frequência das ondas que não se propagavam mais para o painel, talvez seja isto que aconteça com o HG que teria a propagação da vibração da moagen dos grãos dicipada no volante, do contrario não saberia dizer por qual razão ele roda suave.

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Segue texto tirado do site abaixo explicando uma das funções do volante em um motor de automóvel.

 

 

O volante do motor amortece os impulsos bruscos dos pistões e origina uma rotação relativamente suave ao virabrequim.

 

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAApDIAI/como-funciona-os-carros

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Para que serve um volante eu sei. Mas no caso do hg-one, devido a velocidade e massa baixas, ele é apenas estético ou marketing feature =)

 

Quase certo que é de aluminio. De ferro seria 3x mais pesado, energia guardada 3x, o que ainda é pouco.

 

Ele gira bem, pela posição que se gira a manivela, por como se segura com a outra mão, pelo apoio na mesa, por ser razoávelmente pesado, etc.

 

Mas a resposta é mais simples, só acreditar no mestre:

 

O volante no HG não faz diferença...

 

Abs

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Acho que você percebe o "esgastalhamento" no Pharos porque a transmissão é direta, ao contrário do HG.

 

Pode ser também. Mas saberei quando fizer o meu, farei uma alavanca simples sem o volante para ver a diferença já que fisicamente falando o Sergio comprovou que não terá diferença, o que devo concordar.

 

Agora Marcio, deveria ter lhe perguntado logo de inicio de onde vinha sua convicção, mas não é tarde, dá para dizer ?

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Craig e Paul são ambos engenheiros e construíram três protótipos antes de lançar a versão final, me resulta difícil de acreditar que tivessem colocado o volante sem ter convicção da sua utilidade ...

O modelo original não tinha alavanca, somente o volante, mas comprovando que ficava muito pesado agregaram a alavanca.

Com as novas mós varias pessoas tiraram a alavanca e colocaram a manivela novamente no volante.

Vemos que temos posições tecnicas, bem como experiencias de usuários, tanto a "favor" quanto "contra" o volante.

Pela minha parte, acredito que sim faz diferença, inclusive no final da moagem dou um impulso para girar sozinho, como forma de eliminar o resto de café das mos pela força centrifuga.

Mas concordo que, pode até ser melhor, mas que a supresão do volante não deveria afetar significativamente o funcionamento do aparelho.

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No inicio tampouco via muita diferença, demorava mais de um minuto e quinze para moer 18gr de cafe escuro.

Melhorou bem, esta levando menos de 30 para moer 15gr do Quenia, torra média, e percebo bem a ajudazinha da inércia.

Alias, só agora é que estão começando a aparecer alguns sabores a mais com o HG, porem ainda sem muita consistência entre moendas, sai uma ótima e a próxima já não é tanto, repetes e sai bem novamente ... Esta fase de amaciamento requer de bastante paciência.

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Já achava que não faria, por saber como se comporta o Pharos... Mas testei o do Victor e comprovei.

 

Alguns cafés mais duros exigem bom torque mesmo.

 

É verdade Marcio você esta com os 2, e usando com o mesmo café a suavidade ou o tranco é o mesmo ?

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Difícil comparar os 2 pois as mós do Pharos são mais "agressivas" e empurram os grãos mais rapidamente, mas isso exige mais torque. Em geral são 25 a 30 voltas para 18g, no HG são quase 40. Percebe-se que o final da moagem no HG, quando só tem pedaços pequenos, requer voltas leves mas que moem pouco.

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Minha impressão e idêntica a de Márcio.

Em relação ao sabor, não dá para falar ainda, falta amaciar bastante.

Hoje eu diria que, o Pharos de Márcio é superior a maioria dos shots do meu HG, que a sua vez é superior ao meu Pharos.

Esto se explica porque o HG chegou antes e, por enquanto, estou utilizando bem mais o HG do que o Pharos.

Mas acho que deverão se emparelhar a medida que amaciem.

 

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Testei na prática isso do volante.

 

Hg-one mói 17 g em 24 s, skerton em 146 s, um fator de 6 vezes. Como são relações lineares, da para escalar por esse fator.

 

Pelo meu post anterior 0.52 J estão armazenados no volante do hg-one. O skerton com um volante que armazena 0.52J / 6 = 0.0867 J seria um jeito de comparar na prática sua utilidade.

 

É necessário o momento de inércia:

 

I = 0.0867 J / (0.5 * (1.5 Hz * 2 * pi)^2) = 0.00195

 

Que é uma massa na ponta da manivela (12 cm é a alavanca no skerton):

 

m = 0.00195 / 0.12^2 = 135 gramas

 

Apoiei em cima da manopla da alavanca um potinho pequeno cheio de moedas de massa um pouco maior, 145 g. Durante 2 minutos de moagem, alternava a cada 20 s, com o potinho, sem o potinho.

 

Se houve diferença, eu não percebi.

 

Abs

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Um volante no Sketon é muito levinho ... Dificilmente daria para perceber.

Hoje, para continuar com o amaciamento, moí 300gr, bem finas, com o Pharos, e foi tranquilo.

Como disse, eu sinto bem o efeito do volante, fica mais fácil de moer, mas nada de muito significativo, a ergonomia e a saída do pó é onde o HG-One leva maior vantagem.

Mas já estou achando uns jeitinhos de facilitar a operação do Pharos, vamos ver no que dá ...

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O volante do HG é de aço (assim como todo o resto) e acho que ele ajuda na continuidade do movimento, distribuindo melhor os momentos de mais força (quando dá uma travada por causa de grãos mais densos) com os de menos, deixando, assim, a velocidade de moagem mais constante.

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Victor, as peças são de alumínio. Só o volume da base, torre e volante que calculei aqui, dá uns 2500 cm³. Em alumínio isso dá quase 7 kg, em aço isso daria uns 20 kg! Ainda tem os suportes das mós, o eixo (esse de aço), pinhão e cremalheira (aço), rolamentos, alavanca, caixa de engrenagem, e as mós. Deve dar uns 10kg totais.

 

As partes em cor prata parecem ser anodizadas, propositadamente fosco. As partes pretas não sei se é anodização com pigmento ou se é pintado, mas também lembram anodização e faz mais sentido - mais resistente que uma pintura.

 

Ao dar um impulso na manivela, o volante gira algumas vezes livre considerando sua massa. Mas se eu faço isso e jogo alguns grãos, mesmo fáceis de moer, ele já trava na hora. Ainda acho que o volante não ajuda (e a física ajuda a provar). Se comparar com o Pharos, parece que ajuda, mas a diferença estão nas mós: consegui comparar com 18g e foram 26 voltas no Pharos contra 55 no HG One (sem contar os ~0,3g que no final demora a sair). Provavelmente o HG One com as mós do Pharos vai ser mais duro e menos "fluído", independentemente do volante. Mas certamente mais fácil de usar considerando a posição. Eu já peguei o jeito do Pharos, mas certamente requer mais torque e vez ou outra, se as pontinhas de borracha que o suportam se sujam de café, ele escorrega... Ainda faço uma base pesada e bacana para deixar na bancada e usar os grampos que o OE fez.

 

Ponto positivo pro HG One: nada de estática. O Pharos nesses dias gruda muito na saída, principalmente no suporte do eixo da modificação do Will. Umas gotinhas de água ajudam...

 

Márcio.

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Estou chegando a conclusão que a leve sensação de suavidade do HG se deve a união de 3 fatores:

 

Uma parcela pequena pelo volante, outra parcela se deve ao fato de você estar imprimindo uma força maior já que faz força para moer os grãos e movimentar o volante extra, seria como estar dirigindo em 1ª marcha e no Pharos em 2ª marcha mas ambos na mesma velocidade, e em terceiro a propagação da vibração das mós que são parcialmente absorvidas no volante antes de chegar as mãos como no guidão das motocicletas.

 

Em resumo a inércia do volante é pequena, mas ele exerce outras influências no processo.

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Acho que a diferença de mós é o principal fator. As do Pharos são mais agressivas, então transmitem mais trancos pra manivela. O resto também deve influir, mas em razão muito pequena.

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Não sei o porquê de não ter problema de estática com os grãos... Talvez as mós revestidas de TiN?

 

As mós de 83mm, pelo que li desde o começo do HG One, é mais lenta e mais leve mesmo. Ao menos nessa configuração de moer doses de 10-20g manualmente. O TomC, que testou o primeiro protótipo, comentava que a de 71mm era mais rápida e dura.

 

Márcio.

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Legal Gilberto, está ficando bom! Só umas dúvidas.

 

Como é feita a alimentação? Tem que tirar a o volante? Ou ele tem furos?

 

E como os grãos passam pelos suportes dos rolamentos, teriam alguns furos nos suportes?

 

O funil embaixo é fixo só na pressão?

 

Estão definidas as mós?

 

Abs

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