Ir para conteúdo

Moedor Gil 1


Gilberto

Postagens recomendadas

Mas estas coisas funcionam, tipo um alento caso algo de errado, faz-me sentir seguro e com meias soluções para os eventuais problemas que possam aparecer, da mesma maneira que bolei o suporte, já bolei soluçôes simples e alternativas caso o rolamento não funcione como planejado, por exemplo, faz-me sentir melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ahhh... Esse fim de semana eu estava passeando pelo HB e encontrei um tópico de moedores caseiros de baixo orçamento. Aí postaram sobre um moedor de um fórum alemão. Não dá para entender nada, mas tem fotos e até uma vista em corte do projeto:

http://www.kaffee-netz.de/m-hlen/80216-bau-einer-google-page-ranking-zisions-handm-hle.html

 

O cara usou o esquema da alça para vestir a mão, como você havia falado, né Gilberto?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa Santiago,

Muito legal o moedor, e usa a mesma mó que estou usando, 2 rolamentos radias e 1 axial, excelente, o único senão é a concentricidade conseguida na madeira, pode ser que esteja perfeita ou não.

De fato a alça era uma das opções, ainda pode ser uma opção, e ainda pode ter várias cores, preta, branca, cor de rosa, rsrsrsrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu gostei bastante da sua ideia do suporte de madeira. Aparentemente é ergonômico. ;) É legal deixar o moedor com essas "travas", assim dá pra galera bolar suportes diversos, diferente do Lido 2 ou do Porlex, que são basicamente cilíndricos e daí fica difícil fazer um suporte para eles.

 

Como o Sergio sugeriu, talvez seja melhor fazer um primeiro modelo em MDF ou qualquer coisa barata, testar o funcionamento real, e depois partir para algo mais elaborado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu pessoalmente achei que o suporte não combina com o moedor. Imagino também que essa peça aumente consideravelmente a embalagem de envio do produto.

Achei o desenho do moinho legal, mas o do suporte, não. Você cogitou um pé em silicone ou outro material flexível, como o Hario Skertone o Lido 2? Isso me parece mais enxuto.

Enfim, não queria desmerecer nada, só dar uma opinião de quem gosta de moedor manual. Acho que se eu tivesse um Gil 1 com esses suporte, terminaria fazendo como faço com o Skerton: apoiando na mesa e rodando a manivela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Cal, você me deu mais uma ideia.

 

Vou desenhar e no final vejo o que ficou melhor, mas esclarecendo: 

A ideia de se ter um suporte só surgiu em função do diâmetro do moedor ser muito grande não permitindo boa empunhadura, então imagino que o pé de silicone não resolverá o problema, mas eu poderia fazer um arco em cima, outro arco em baixo ligados por um alça do mesmo material dos arcos, como se fosse uma caneca de chops, aliás vou prever uma rolha embaixo do moedor, se ele não funcionar vou colocar cerveja dentro e girar para fazer o colarinho, rsrsrs.

Obrigado Cal, tirando as brincadeiras é só conversando para se ir tendo ideias, este mesmo foi meia ideia de minha filha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cal, é que vai ter que fazer força. O link do moedor que o Santiago postou usa as mesmas mós e o cara teve que colocar a alça para poder segurar.

 

Imagine uma mulher ou mesmo o Miyamoto que mal seguram um Skerton! Este mói em 2 minutos o que o do Gil vai moer em 25 s. Ser rápido assim não é milagre, girar as mós exigirá mais potência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com relação ao esforço, quanto maior o braço da manivela, menor o esforço. Um dos mods do voodoodaddy para o Pharos é justamente uma haste maior com alguns furos para a pessoa ver qual prefere. Fica aí mais uma sugestão para o protótipo. Fazer uma haste com possibilidade de testar diversas extensões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Santiago, o problema não é a força na manivela, essa é fácil. O problema é segurar o moinho que não tem alavanca equivalente (diâmetro pequeno em comparação ao comprimento da manivela).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parei de pensar um pouco, meu cérebro esta cansado, comecei a desenhar um suporte para V60 agora, amanhã eu termino, depois vou fazer um suporte para Pf's , filtros, escovinhas,..... Pelo menos estes não tem como não funcionar, rsrsrsr.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Considere também no seu suporte, a possibilidade de se colocar uma braçadeira tipo c-clamp (qual o nome correto em português?) para prender o suporte numa mesa ou bancada! Muita gente já tentou fazer com o Pharos, mas acaba desalinhando um pouco o moedor. No seu caso, não teria esse problema! :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gil, seria ótimo pois ia passar uns dias tentando fazer isso... rsrsrrs  :blink:

ela lê DXF ou AI ou PLT mas converter é a parte que eu consigo fazer melhor...

será uma mão na roda, apesar que não é redondo hehehe

obrigado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cada vez mais estou convencido que o mais dificil é produzir e não projetar, pelo menos para mim que não tenho experiência nesta área, como disse no outro tópico, tinha pensado em colocar uma tampa em cima, que já estou quase convencido em eu mesmo fazer o molde de silicone e moldar com acrílico liquido, e também um copo inferior de acrílico, não queria colocar de vidro rosqueado com medo de ir estilhaçando pedaços de vidro e se misturando com o pó, ou acho alguma firma pequena de panela e mando fazer um copo de alumínio na medida necessária.

Se alguém tiver alguma idéia ou conhecer alguém que faça eu agradeço.

Meu torneiro faria em acrílico mas ficou muito caro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estilhaçando? Skerton é assim, Lido 2 tb. Esse realmente não é o problema. Teria é que achar o fornecedor desses potes para geléia, comida pra nenem, etc. Tem vários tamanhos.

 

Acrilico vai riscando com o tempo, fica feio.

 

Metal não sei como fica a questão da estática.

 

Projetar não é fácil. Aqui está um erro de projeto não de produção. O moinho deveria ser projetado em cima da maior quantidade de peças prontas existentes. Mó é o mais óbvio. Mas copo e tampa também.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais um voto para a tampa de metal e para o coletor de vidro de pote de geléia/papinha/etc. Só veja bem o desenho da rosca, pois considero essa preocupação de estilhaçar o vidro bastante pertinente. Ontem mesmo eu fui completar o açúcar naquele açucareiro dosador (aqueles de boteco/padaria) que tenho em casa e o vidro da rosca foi triturado! Depois vou tirar uma foto para mostrar melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Santiago, no porlex há retenção de pó no copinho? No meu o copinho é de plástico e sempre sobra pózinho fino pelas paredes. Deve ser menos que 0.05 g, mas no skerton acho que era zero por ser de vidro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...