Ir para conteúdo

Safra 2013 de café verde.


Victor D.

Postagens recomendadas

Os meus chegaram hj.

 

Obrigado a todos os envolvidos.

 

O Caconde foi difícil de torrar,além da torra não ter ficado homogenea, o primeiro crack dele parecia interminável. Alguém teve a mesma impressão?

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, ambos são difíceis de torrar e ficam pouco homogêneos em torras claras, não significa que fiquem ruins. O Pardinho eu gosto em torras bem claras, logo após o primeiro crack, deixo mínimo de tempo possível só até ele perder o sabor de cru, ele fica bom com bastante tempo de descanso, pelo menos uns 7 dias. O Caconde já se comporta melhor que o Pardinho em torras médias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Victor.. Já que você já fez uns testes com o Pardinho.. Seria possível você informar um perfilzinho de torra para ele? Pode ser bem simples mesmo.. Só para ter uma noção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, o perfil de torra que mais gostei com ele é bem difícil de se reproduzir. É uma torra bem clara, 9°c depois do começo do 1º crack. O problema é que se fizer isso de qualquer maneira ele fica com gosto de cru, se fizer de forma muito lenta ele fica sem graça devido à caramelização excessiva, então, deve-se chegar relativamente rápido ao 1º crack e desacelerar muito até quase parar a torra, para dar tempo para o interior pegar temperatura, eu mesmo tenho dificuldade de reproduzir isso e olha que tenho todos os dados anotados. Se não der para fazer isso, pode subir um pouco mais a temperatura final, mas não muito, não acho que ele fica bom em torras mais avançadas, o sabor dele não combina muito com o gosto de torra das torras médias e escuras.

Acho importante esperar um bom tempo para provar, ele fica realmente bom com, pelo menos, 7 dias de torra, se forem 10, melhor ainda, vem aquele sabor de cereja e chocolate que citei no começo do tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas não adianta todo mundo me seguir, quero que vocês façam as próprias experiências e postem aqui, não existe apenas uma maneira de torrar um café. A compra coletiva serve também para aprendizado coletivo. Tenho muito café lá em casa (uns 80kg), não fiz testes extensos com o Pardinho ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Victor.. Existem diversos níveis de torra. Segue por ordem decrescente:

 

Victor > Excelente > Ótima > Muito boa > Boa > Bebível > Ralo > Miyamoto :P

 

Eu preciso de pelo menos uns parâmetros iniciais para torrar. Torrar no escuro um café que não conheço é ainda mais difícil...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Myamoto,

 

Já é dificil reproduzir uma torra no mesmo equipamento (tem que ter um controle preciso, de alguma forma).

Se não estou enganado, o Victor é proprietário de um QUEST M3. Vai ser impossível sem o mesmo equipamento reproduzir a torra realizada por ele (pois tal torrador permite várias variáveis durante a torra - fluxo de ar, calor etc).

 

Mas, algumas dicas sempre são bem vindas. Por exemplo, quando for torrar, preocupe-se em deixar o café desidratar adequadamente antes de prepará-lo para o crack. Por outro lado, não é bom uma desidratação longa demais, senão o café vai ficar sem graça.

Quando estiver se aproximando do primeiro crack, evite uma temperatura alta demais, pois senão vai acontecer o primeiro crack junto com o segundo e o café vai queimar e ficar com gosto de torra, ou pior, de cinzas, apagando qualquer traço de suas características únicas.

 

Acho que tem um tópico aqui na torra doméstica sobre o assunto - teoria geral da torra - que pode ajudar bastante.

 

De qualquer forma, as dicas dadas pelo Victor já são muito boas e servem como parâmetro para você torrar esse café específico (não deixar o primeiro crack se prolongar muito, cuidado com a temperatura final etc).

 

Agora, vontando ao tópico:

 

 

Victor, Carneiro, Rugero, Gilberto e todos os que ajudaram. Muitas e muitas gracias pelo café que deve chegar hoje e ser torrado ainda hoje lá em casa.

 

Desejo a todos vocês e a todos os integrantes desse forum, que esse Natal seja especial e, além disso, cafeinado :D !

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Deixei os cafés com um amigo que tem uma cafeteria e torra o próprio café, ele torrou no natal e provamos hoje.

O Caconde foi dificil, a torra não ficou tão igual, bastante acidez e aftertaste marcante mas não com aquele 'quero mais'. Antes de torrar fizemos uma limpeza nos grão, achamos alguns ardidos e até brocados.

O Pardinho fizemos duas torras, finalizando em 200 e outra em 205, o primeiro ficou excelente, after de ameixa seca e um pouco caramelo, já o segundo ainfa ficou bom, mas perdeu um pouco.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

#choremos...

 

Eu sai buscando os posts de grão verde mas acho que ta tudo acabado já, esse era minha esperança.

Pensei de criar um tópico fixo nesse fórum de Torra Doméstica, só pra indexar os posts com café ainda a venda, ou ajudar os coffee hunters a divulgar suas empreitadas e agregar compradores...

Facilitaria muito.

 

Alguém ainda tem café a venda?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...