mmgoulart Postado 17 Janeiro 2012 Denunciar Share Postado 17 Janeiro 2012 Salve (plagiando mestre Alexandre). Recebi email do site Cafeicultura sobre a redescoberta das maravilhas do café coado. Segue link para a matéria. Algum de vocês já testemunharam esta tendência ? Saudações. Marcelo Goulart http://www.revistacafeicultura.com.br/index.php?tipo=ler&mat=43108&&utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+RevistaCafeicultura+%28Revista+Cafeicultura%29 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 17 Janeiro 2012 Denunciar Share Postado 17 Janeiro 2012 Eu trouxe um Hario V60 tamanho 2 e uso bastante. Mas gosto muito dos filtros Melittas, pois os porta-filtros são práticos e você encontra filtro de papel em qualquer lugar. Acho que o único problema com a tradição nossa de café coado, além do café ruim, é que no filtro de pano a água passa rápido demais, e ninguém controla o fluxo lentamente. No Melitta é semelhante, apesar de que o porta-filtro restringe o fluxo e a extração não é tão rápida. Em Nova Iorque o que vi bastante era o café do dia filtrado em alguma máquina, e os cafés especiais, diferenciados, filtrados num V60 ou numa Chemex, sob demanda, isto é, quando o cliente pede. Mas demora mais e costuma custar mais caro (mas é uma xícara de 200ml). Márcio. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leonardopm Postado 17 Janeiro 2012 Denunciar Share Postado 17 Janeiro 2012 Marcio, Também sou um grande fã do filtrozinho Melitta, de plástico. Custa R$ 5 ou R$ 10, nem lembro, mas faz o trabalho muito bem. O resto fica por conta da qualidade do café, da moagem e da prática do operador. O Kilimanjaro da Square Mile ficou muito melhor coado que no espresso. Concordo com você que a má fama do café coado é por causa da má qualidade dos grãos. Acredito que 99% dos usuários de café coado compram o pó já moído no Supermercado. Um bom Arabica, bem torrado e recém moído na granulometria correta e coado com água na temperatura certa pulveriza qualquer conceito de café ruim que possa existir sobre esse método. Abraços, Leo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rafa Rocks Postado 18 Janeiro 2012 Denunciar Share Postado 18 Janeiro 2012 Eu gosto de um espresso, mas não fico sem um coado e uma french press... Semana passada eu estava sem cafeteira espresso, tava torrando os grãos e em 24 horas já tava consumindo no coado e na french press. Notei alguns detalhes que não percebi no espresso. Principalmente quanto à Acidez. Fiz umas torras mais claras, antes do segundo "crack", e pude beber alguns café que estavam literalmente "azedos", frutados, cítricos... Foi bem legal. Ultimamente tenho encomendado do exterior muita aparelhagem pra café coado, coisas bem legais,e sustentáveis tambem. A medida que eu for recebendo, coloco aqui e se possível faço um review. Valeu Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 18 Julho 2012 Denunciar Share Postado 18 Julho 2012 Comparada com a moagem do espresso, qual é a granulometria mais indicada para o coado? É mais grosso quanto? Ou parecido? Quero tentar aproveitar uns cafés que não gostei muito no espresso. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas