Victor D. Postado 21 Outubro 2013 Denunciar Share Postado 21 Outubro 2013 Fiz um teste nesse final de semana. Estava fuçando em umas caixas e encontrei uma peneira bem fina, bem mais que a minhas normais de cozinha, então, resolvi testar a quantidade de finos de cada moedor na moagem para drip. Por enquanto testei o HG (Robur), o Super Jolly e o Porlex, o Vario testarei quando chegarem as novas mós de aço, específicas para moagens mais grossas, assim que as receber testo tanto a original quanto a nova. O teste não é nada científico. Setei os moedores nos os pontos que uso para o Hario, moi 10g de café, passei na peneira e pesei o que sobrou. O resultado foi: HG-one: 7,1g (29% de finos) SJ: 8,6 (14% de finos) Porlex: 7,0 (30% de finos) Vario com mós de cerâmica: 7,1 (29% de finos) E sim, o café coado do SJ é superior ao dos outros. Abraço a todos Victor Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 21 Outubro 2013 Denunciar Share Postado 21 Outubro 2013 Seria legal extrair usando só o da peneira que teoricamente deixaria o café melhor ainda. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 21 Outubro 2013 Denunciar Share Postado 21 Outubro 2013 Dizem qua as mós do Robur levam 50 a 100kg para amaciar realmente ... Este deve ser o único moedor que quanto mais usado mais procurado vai ficar :-) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ruston Louback Postado 21 Outubro 2013 Denunciar Share Postado 21 Outubro 2013 Seria legal extrair usando só o da peneira que teoricamente deixaria o café melhor ainda. Quanto mais fino pior, pois a agua quente fica mais tempo em contato com o po, que demora a descer do coador e deste modo ou queima ou deixa com gosto ruim. abs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 21 Outubro 2013 Denunciar Share Postado 21 Outubro 2013 Quanto mais fino pior, pois a agua quente fica mais tempo em contato com o po, que demora a descer do coador e deste modo ou queima ou deixa com gosto ruim. abs Me referi ao da peneira, não ao que caiu da peneira... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 21 Outubro 2013 Denunciar Share Postado 21 Outubro 2013 Acho que da mesma forma não seria ideal sergio, já que os finos servem para segurar o pó. A extração poderia ser rápida demais. Sendo necessário compensar com quantidade de pó. Acredito que o ideal seria uma proporção adequada entre os dois. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor D. Postado 21 Outubro 2013 Autor Denunciar Share Postado 21 Outubro 2013 Acho que da mesma forma não seria ideal sergio, já que os finos servem para segurar o pó. A extração poderia ser rápida demais. Sendo necessário compensar com quantidade de pó. Acredito que o ideal seria uma proporção adequada entre os dois. A distribuição bimodal, onde se tem um parte do pó em partículas maiores e outra parte em partículas bem menores, é boa para espresso mas não para coado, onde, quanto mais consistente o tamanho das partículas, melhor. A partículas pequenas, ou os "finos" como se diz normalmente, acabam sobrextraindo no tempo de infusão mais longo dos métodos coados, amargando o café. Além disso, como eles diminuem muito o fluxo, acaba-se moendo mais grosso para manter o tempo correto o que resulta em subextração das partículas maiores. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 21 Outubro 2013 Denunciar Share Postado 21 Outubro 2013 Então o correto seria realmente extrair sem os fines? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor D. Postado 21 Outubro 2013 Autor Denunciar Share Postado 21 Outubro 2013 Para coados, todos que utilizaram essa técnica elogiaram muito. O problema é a perda se você não tiver um bom moedor, no meu caso pode chegar à 30%. Dizem que o Vario, com as mós de aço, é muito bom para isso, no HB o Jim Schulman achou o café melhor que o Mahlkonig Guatemala, vai saber. Quando chegar faço o teste e posto aqui. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 21 Outubro 2013 Denunciar Share Postado 21 Outubro 2013 Exatamente, a perda é muito grande em moedores inadequados. Embora seja chover no molhado, não é só a quantidade de finos que vai influenciar o resultado de qualquer método de extração, mas como se dá a fragmentação, ou seja, de que forma expõe o conteúdo intracelular do café. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Anderson Silva Postado 22 Outubro 2013 Denunciar Share Postado 22 Outubro 2013 Caramba ! Não se trata mais de coar um cafezinho! Agora é processo extrativo controlado de auto rendimento! Antes eu olhava para aquele pacote de café a vácuo e para o coador de pano e não tinha tantas pretensões! Hoje olho para o meu café e imagino se pudesse fazer uma análise química completa! Cromatografia gasosa ....Espectrofotometro de massa.... Ressonância magnética nuclear.Imagino um laboratório ao lado da minha cozinha ... KKKKKK Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor D. Postado 22 Outubro 2013 Autor Denunciar Share Postado 22 Outubro 2013 Hoje fiz um café peneirado e confirmo, amargor zero. O problema é que como os finos são retirados a água escoa mais rápido, logo, deve-se moer mais fino, o que gera mais finos. Resumindo, deu um trabalhinho mas valeu a pena. Pretendo agora comprar uma peneira mais fina, para não perder tanto café. Abraços Victor Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 22 Outubro 2013 Denunciar Share Postado 22 Outubro 2013 O segredo está em descobrir o mesh certo. Muito grosso e se perde café demais, muito fino e a peneiragem fica improdutiva. Já pensei uma vez em comprar algo como a tela do link abaixo e fazer eu mesmo uma espécie de peneira. Não sei se o mesh é esse, é só um exemplo. http://www.ebay.com/itm/3-x3-60-Mesh-250-Microns-Stainless-Steel-Kief-Screen-Pollen-Sieve-Hash-Kif-/221243925257?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item33832a6309 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor D. Postado 23 Outubro 2013 Autor Denunciar Share Postado 23 Outubro 2013 Alguém aí sabe o tamanho ideal de peneira para coados? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 23 Outubro 2013 Denunciar Share Postado 23 Outubro 2013 Teve uma discussão nesse sentido na HB, ano passado ou retrasado, poderias perguntar lá ... Lembro que até indicaram onde comprar as peneiras e tamanho de mesh. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor D. Postado 23 Outubro 2013 Autor Denunciar Share Postado 23 Outubro 2013 A SCAA fala que para cupping a moagem deve ter uma espessura que passe 70/75% em uma peneira de "mesh" 20, mas não sei se isso serve para coado. Não tenho como acompanhar o HB agora, mais tarde dou uma olhada. Verei se, até o final de semana, faço o teste com o Vario e as mós originais de cerâmica, assim, só fica restando as de aço. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor D. Postado 23 Outubro 2013 Autor Denunciar Share Postado 23 Outubro 2013 Atualizado com os valores do Vario original. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor D. Postado 24 Outubro 2013 Autor Denunciar Share Postado 24 Outubro 2013 Entrei em contato com um cara que faz peneiras sob encomenda, ele faz de qualquer "mesh" ainda não sei o valor mas se encomendar mais de uma, com certeza sai mais barato, alguém tem interesse? Estava pensando em comprar de 250 mícrons, mesma abertura que o Matt Perger usou no WBC. Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 24 Outubro 2013 Denunciar Share Postado 24 Outubro 2013 Qual o tamanho dela, Victor? (Para saber onde guardar isto). Você tem ideia do preço? Um abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor D. Postado 24 Outubro 2013 Autor Denunciar Share Postado 24 Outubro 2013 3 polegadas, ainda não sei o preço, esqueci de perguntar Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 24 Outubro 2013 Denunciar Share Postado 24 Outubro 2013 Pequena, fácil de guardar. Base de preço com frete ajuda a decidir. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 24 Outubro 2013 Denunciar Share Postado 24 Outubro 2013 Salve Analisem a compra de peneiras para culinária tipo "chinois". Uso já há muitos anos. Recentemente comprei algumas em uma loja na Liberdade/SP - Tenman-Ya Presentes (rua dos Estudantes 19). Boa variedade de tamanhos e meshs. A mais cara custou R$ 21 e a que mais tenho usado para cafeteira de êmbolo custou R$ 16,80. Moleza no ML por R$ 14,50. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-511936252-coador-de-oleo-em-aco-inox-15x13-chinoy-_JM 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 24 Outubro 2013 Denunciar Share Postado 24 Outubro 2013 Entrei em contato com um cara que faz peneiras sob encomenda, ele faz de qualquer "mesh" ainda não sei o valor mas se encomendar mais de uma, com certeza sai mais barato, alguém tem interesse? Estava pensando em comprar de 250 mícrons, mesma abertura que o Matt Perger usou no WBC. Abraços Dependendo do preço, me interessa. Se for caro não compensa, pois é muito fácil fazer. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor D. Postado 25 Outubro 2013 Autor Denunciar Share Postado 25 Outubro 2013 A peneira de 250 microns sai R$ 140,00 com laterais em latão e 150 em aço inox. É peneira profissional feita sob encomenda. Dá para mandar fazer uma tampa também por 80/90 reais. Se alguém tiver interesse é só falar, pode ser de qualquer "mesh". Abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 25 Outubro 2013 Denunciar Share Postado 25 Outubro 2013 Victor, Pergunta que ninguém fez: quero saber da diferença de perfil de sabor entre o HG One e o Porlex. Afinal, a quantidade de finos foi parecida. Penso que os finos influenciam no resultado, mas não só os finos, como muito o modo como as mós fracionam o café. O que notou? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor D. Postado 25 Outubro 2013 Autor Denunciar Share Postado 25 Outubro 2013 Hehe, pior é que não fiz teste gustativo, fiz o teste pois tinha um tanto de café velho aqui. A afirmação do Mazzer não veio exatamente desse teste. Mas posso fazer depois,o difícil é acertar o mesmo tempo de extração. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor D. Postado 28 Outubro 2013 Autor Denunciar Share Postado 28 Outubro 2013 Bem, ninguém quer a peneira, certo? Vou pedir uma para mim. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ruston Louback Postado 28 Outubro 2013 Denunciar Share Postado 28 Outubro 2013 eu quero um mazzer! kkk quer vender? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
rogeriocolt Postado 29 Outubro 2013 Denunciar Share Postado 29 Outubro 2013 Só para esclarecer uma dúvida. Nesse método de extração discutido o café é colocado direto na peneira de aço ou tem que colocar um papel nela? A peneira que o alexandre postou tenho em casa mas uso para coar óleo de fritura. Grato. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 29 Outubro 2013 Denunciar Share Postado 29 Outubro 2013 Rogerio o que está sendo discutido não é a extração e sim a adequação do pó para a extração. Passa-se o pó pela peneira e o que passou pela peneira é descartado (que é mais fino e gera amargor). A extração, por exemplo no coado, é feita normalmente com o que ficou na peneira. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas