Ir para conteúdo

Drip/Coador, Super Jolly vs Robur vs Porlex


Victor D.

Postagens recomendadas

Fiz um teste nesse final de semana. Estava fuçando em umas caixas e encontrei uma peneira bem fina, bem mais que a minhas normais de cozinha, então, resolvi testar a quantidade de finos de cada moedor na moagem para drip.

Por enquanto testei o HG (Robur), o Super Jolly e o Porlex, o Vario testarei quando chegarem as novas mós de aço, específicas para moagens mais grossas, assim que as receber testo tanto a original quanto a nova.

O teste não é nada científico. Setei os moedores nos os pontos que uso para o Hario, moi 10g de café, passei na peneira e pesei o que sobrou.

O resultado foi:

HG-one: 7,1g (29% de finos)

SJ: 8,6 (14% de finos)

Porlex: 7,0 (30% de finos)

Vario com mós de cerâmica: 7,1 (29% de finos)

 

E sim, o café coado do SJ é superior ao dos outros.

 

Abraço a todos

 

Victor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seria legal extrair usando só o da peneira que teoricamente deixaria o café melhor ainda.

 

Quanto mais fino pior, pois a agua quente fica mais tempo em contato com o po, que demora a descer do coador e deste modo ou queima ou deixa com gosto ruim.

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto mais fino pior, pois a agua quente fica mais tempo em contato com o po, que demora a descer do coador e deste modo ou queima ou deixa com gosto ruim.

abs

 

Me referi ao da peneira, não ao que caiu da peneira...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que da mesma forma não seria ideal sergio, já que os finos servem para segurar o pó. A extração poderia ser rápida demais. Sendo necessário compensar com quantidade de pó. Acredito que o ideal seria uma proporção adequada entre os dois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que da mesma forma não seria ideal sergio, já que os finos servem para segurar o pó. A extração poderia ser rápida demais. Sendo necessário compensar com quantidade de pó. Acredito que o ideal seria uma proporção adequada entre os dois.

A distribuição bimodal, onde se tem um parte do pó em partículas maiores e outra parte em partículas bem menores, é boa para espresso mas não para coado, onde, quanto mais consistente o tamanho das partículas, melhor. A partículas pequenas, ou os "finos" como se diz normalmente, acabam sobrextraindo no tempo de infusão mais longo dos métodos coados, amargando o café. Além disso, como eles diminuem muito o fluxo, acaba-se moendo mais grosso para manter o tempo correto o que resulta em subextração das partículas maiores.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para coados, todos que utilizaram essa técnica elogiaram muito. O problema é a perda se você não tiver um bom moedor, no meu caso pode chegar à 30%.

Dizem que o Vario, com as mós de aço, é muito bom para isso, no HB o Jim Schulman achou o café melhor que o Mahlkonig Guatemala, vai saber. Quando chegar faço o teste e posto aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente, a perda é muito grande em moedores inadequados.

 

Embora seja chover no molhado, não é só a quantidade de finos que vai influenciar o resultado de qualquer método de extração, mas como se dá a fragmentação, ou seja, de que forma expõe o conteúdo intracelular do café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba ! Não se trata mais de coar um cafezinho! Agora é processo extrativo controlado de auto rendimento! Antes eu olhava para aquele pacote de café a vácuo e para o coador de pano e não tinha tantas pretensões! Hoje olho para o meu café e imagino se pudesse fazer uma análise química completa! Cromatografia gasosa ....Espectrofotometro de massa.... Ressonância magnética nuclear.Imagino um laboratório ao lado da minha cozinha :P ... KKKKKK

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje fiz um café peneirado e confirmo, amargor zero. O problema é que como os finos são retirados a água escoa mais rápido, logo, deve-se moer mais fino, o que gera mais finos. Resumindo, deu um trabalhinho mas valeu a pena.

Pretendo agora comprar uma peneira mais fina, para não perder tanto café.

 

Abraços

 

Victor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O segredo está em descobrir o mesh certo. Muito grosso e se perde café demais, muito fino e a peneiragem fica improdutiva.

 

Já pensei uma vez em comprar algo como a tela do link abaixo e fazer eu mesmo uma espécie de peneira. Não sei se o mesh é esse, é só um exemplo.

http://www.ebay.com/itm/3-x3-60-Mesh-250-Microns-Stainless-Steel-Kief-Screen-Pollen-Sieve-Hash-Kif-/221243925257?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item33832a6309

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A SCAA fala que para cupping a moagem deve ter uma espessura que passe 70/75% em uma peneira de "mesh" 20, mas não sei se isso serve para coado. Não tenho como acompanhar o HB agora, mais tarde dou uma olhada.

 

Verei se, até o final de semana, faço o teste com o Vario e as mós originais de cerâmica, assim, só fica restando as de aço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entrei em contato com um cara que faz peneiras sob encomenda, ele faz de qualquer "mesh" ainda não sei o valor mas se encomendar mais de uma, com certeza sai mais barato, alguém tem interesse? Estava pensando em comprar de 250 mícrons, mesma abertura que o Matt Perger usou no WBC.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

Analisem a compra de peneiras para culinária tipo "chinois".

Uso já há muitos anos. Recentemente comprei algumas em uma loja na Liberdade/SP - Tenman-Ya Presentes (rua dos Estudantes 19). Boa variedade de tamanhos e meshs. A mais cara custou R$ 21 e a que mais tenho usado para cafeteira de êmbolo custou R$ 16,80. Moleza no ML por R$ 14,50.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-511936252-coador-de-oleo-em-aco-inox-15x13-chinoy-_JM

 

coador-de-oleo-em-aco-inox-15x13-chinoy_MLB-O-5063614602_092013.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entrei em contato com um cara que faz peneiras sob encomenda, ele faz de qualquer "mesh" ainda não sei o valor mas se encomendar mais de uma, com certeza sai mais barato, alguém tem interesse? Estava pensando em comprar de 250 mícrons, mesma abertura que o Matt Perger usou no WBC.

 

Abraços

 

Dependendo do preço, me interessa. Se for caro não compensa, pois é muito fácil fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A peneira de 250 microns sai R$ 140,00 com laterais em latão e 150 em aço inox. É peneira profissional feita sob encomenda. Dá para mandar fazer uma tampa também por 80/90 reais.

Se alguém tiver interesse é só falar, pode ser de qualquer "mesh".

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Victor,

 

Pergunta que ninguém fez: quero saber da diferença de perfil de sabor entre o HG One e o Porlex. Afinal, a quantidade de finos foi parecida.

Penso que os finos influenciam no resultado, mas não só os finos, como muito o modo como as mós fracionam o café.

 

O que notou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hehe, pior é que não fiz teste gustativo, fiz o teste pois tinha um tanto de café velho aqui. A afirmação do Mazzer não veio exatamente desse teste. Mas posso fazer depois,o difícil é acertar o mesmo tempo de extração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só para esclarecer uma dúvida. Nesse método de extração discutido o café é colocado direto na peneira de aço ou tem que colocar um papel nela?

 

A peneira que o alexandre postou tenho em casa mas uso para coar óleo de fritura.

 

Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rogerio o que está sendo discutido não é a extração e sim a adequação do pó para a extração.

 

Passa-se o pó pela peneira e o que passou pela peneira é descartado (que é mais fino e gera amargor).

 

A extração, por exemplo no coado, é feita normalmente com o que ficou na peneira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...