Ir para conteúdo

Desmontagem da Pop Fun


JorgeO

Postagens recomendadas

Olá,

 

Hoje recebi minha PopFun. Testei com milho, funcionaou perfeitamente.

 

Conforme havia me proposto, após o teste parti para a desmontagem para analizar o circuito.

 

Bem, as notícias não são boas, a PopFun tem apenas uma resistência, o que impede que se ajuste a temperatura sem alterar a rotação da ventoinha. Pode ser feito com uma fonte externa, mas a modificação fica bem mais complicada.

 

Pena,

post-2062-0-36316900-1382574388_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você só desmontou até ai? O fato de irem apenas três fios para a resistência não significa que há apenas uma, embora seja provável. Mas, para mim, isso é um ótimo sinal.

Pelo que vi, você possui um amperímetro. Cheque a voltagem que está indo para a resistência. Compre os seguintes controladores de voltagem na DX:

 

Regulador de voltagem 220V: http://dx.com/p/thermostat-3000w-scr-voltage-temperature-regulator-dimmer-for-speed-light-ac-220v-161111

 

Regulador de voltagem DC: http://dx.com/p/pwm-dc-converter-motor-speed-controller-switch-green-12v-36v-10a-226934 (existem controladores que custam apenas 3 dólares, mas esse é mais fácil de controlar e adaptar na carcaça da pipoqueira).

 

Quando chegarem, use o regulador de voltagem 220, regulando-a, na saída, para a mesma voltagem que você mediu no amperímetro (deve ser em torno de 208V no caso de pipoqueira 220V ou de 98V, no caso de pipoqueira 110V).

 

Ligue a saída (pólos positivo e negativo) nos pólos positivo e negativo da resistência.

 

Ligue a saída do controlador DC diretamente aos pólos positivo e negativo do motor (lembrando de desconectá-lo - o motor - da entrada de energia da pipoquera (é 220 ou 110v em série);

 

Ligue um transformador de 12V ou de 18V na entrada do controlador DC.

 

Pronto, você terá uma pipoqueira com controle manual de velocidade de ar. Se quiser arriscar (marque o ponto máximo no botão giratório do controlador AC), você pode controlar inclusive a temperatura gerada pela(s) resistência(s).

 

Espero ter ajudado, ressaltando que não me responsabilizo por qualquer dano ao equipamento ou à pessoa que ousar fazer tais modificações, uma vez que alta voltagem pode ocasionar choque elétrico fatal (morte).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme

 

Obrigado peos comentários. Como disse em outro post, sou engenheiro eletrônico (muitos anos em bancada, entre outras coisas) de modo que a conclusão de uma única resistência foi baseada em medidas. A resistência tem uma derivação de onde sai uma ponte retificadora para o motor, que é de 12V.

 

A razão que eu desmontei a PopFun foi para ver se haveira uma solução simples de modo a evitar que se fique ligando e desligando a pipoqueira durante a fase de desidratação dos grãos e permitir um maior tempo de torra. A necessidade de uma fonte separada para o motor torna mais difícil ainda a modificação para quem não tem experiência com eletrônica ou eletricidade.

 

Bem colocada sua advertência.

 

Nota - o regulador 220V sugerido pode queimar ao ligar na PoFun por falta de um dissipador para o TRIAC, Melhor este:

 

http://dx.com/p/3800w-scr-electronic-voltage-regulator-dimming-dimmers-speed-control-thermostat-214354

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...