JorgeO Postado 24 Outubro 2013 Denunciar Share Postado 24 Outubro 2013 Olá, Hoje recebi minha PopFun. Testei com milho, funcionaou perfeitamente. Conforme havia me proposto, após o teste parti para a desmontagem para analizar o circuito. Bem, as notícias não são boas, a PopFun tem apenas uma resistência, o que impede que se ajuste a temperatura sem alterar a rotação da ventoinha. Pode ser feito com uma fonte externa, mas a modificação fica bem mais complicada. Pena, Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 24 Outubro 2013 Denunciar Share Postado 24 Outubro 2013 Você só desmontou até ai? O fato de irem apenas três fios para a resistência não significa que há apenas uma, embora seja provável. Mas, para mim, isso é um ótimo sinal. Pelo que vi, você possui um amperímetro. Cheque a voltagem que está indo para a resistência. Compre os seguintes controladores de voltagem na DX: Regulador de voltagem 220V: http://dx.com/p/thermostat-3000w-scr-voltage-temperature-regulator-dimmer-for-speed-light-ac-220v-161111 Regulador de voltagem DC: http://dx.com/p/pwm-dc-converter-motor-speed-controller-switch-green-12v-36v-10a-226934 (existem controladores que custam apenas 3 dólares, mas esse é mais fácil de controlar e adaptar na carcaça da pipoqueira). Quando chegarem, use o regulador de voltagem 220, regulando-a, na saída, para a mesma voltagem que você mediu no amperímetro (deve ser em torno de 208V no caso de pipoqueira 220V ou de 98V, no caso de pipoqueira 110V). Ligue a saída (pólos positivo e negativo) nos pólos positivo e negativo da resistência. Ligue a saída do controlador DC diretamente aos pólos positivo e negativo do motor (lembrando de desconectá-lo - o motor - da entrada de energia da pipoquera (é 220 ou 110v em série); Ligue um transformador de 12V ou de 18V na entrada do controlador DC. Pronto, você terá uma pipoqueira com controle manual de velocidade de ar. Se quiser arriscar (marque o ponto máximo no botão giratório do controlador AC), você pode controlar inclusive a temperatura gerada pela(s) resistência(s). Espero ter ajudado, ressaltando que não me responsabilizo por qualquer dano ao equipamento ou à pessoa que ousar fazer tais modificações, uma vez que alta voltagem pode ocasionar choque elétrico fatal (morte). 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
JorgeO Postado 24 Outubro 2013 Autor Denunciar Share Postado 24 Outubro 2013 Guilherme Obrigado peos comentários. Como disse em outro post, sou engenheiro eletrônico (muitos anos em bancada, entre outras coisas) de modo que a conclusão de uma única resistência foi baseada em medidas. A resistência tem uma derivação de onde sai uma ponte retificadora para o motor, que é de 12V. A razão que eu desmontei a PopFun foi para ver se haveira uma solução simples de modo a evitar que se fique ligando e desligando a pipoqueira durante a fase de desidratação dos grãos e permitir um maior tempo de torra. A necessidade de uma fonte separada para o motor torna mais difícil ainda a modificação para quem não tem experiência com eletrônica ou eletricidade. Bem colocada sua advertência. Nota - o regulador 220V sugerido pode queimar ao ligar na PoFun por falta de um dissipador para o TRIAC, Melhor este: http://dx.com/p/3800w-scr-electronic-voltage-regulator-dimming-dimmers-speed-control-thermostat-214354 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 24 Outubro 2013 Denunciar Share Postado 24 Outubro 2013 Certamente o segundo controlador é mais adequado. Se fizer as modificações depois poste suas impressões. Abraco Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas