RogerioD Postado 4 Novembro 2013 Denunciar Share Postado 4 Novembro 2013 Parabéns Guilherme muito bom seu novo projeto!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 4 Novembro 2013 Autor Denunciar Share Postado 4 Novembro 2013 Valeu Roger. Fiz uma torra agora de manhã. Comecei a acertar o uso do novo equipamento. 14,2% de perda de massa. Filmei. Daqui a pouco posto o vídeo aqui. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 4 Novembro 2013 Autor Denunciar Share Postado 4 Novembro 2013 Segue o vídeo da torra. Reparem a diminuição do ruído da ventoinha. Deixei o sensor quase encostando na parede do forno, o que atrapalhou um pouco. Já arrumei. Agora esta ok 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 5 Novembro 2013 Autor Denunciar Share Postado 5 Novembro 2013 Não aguentei. Fiz outra torra hoje. Brinquedo novo, sabe como é... http://m.flickr.com/lightbox?id=10689458755 http://m.flickr.com/photos/85044844@N05/10689494964/lightbox/ Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 5 Novembro 2013 Denunciar Share Postado 5 Novembro 2013 Salve Guilherme. O sensor está auferido? Primeiro estalo foi na casa dos 180°C? Durou quanto tempo? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 5 Novembro 2013 Autor Denunciar Share Postado 5 Novembro 2013 Alexandre, Uns 20 graus para baixo, acredito. Ficou muito próximo à parede do forno e, para mudá-lo, teria que fazer outro furo, vedar o antigo etc. Mais fácil regulá-lo direto na programação do arduino, acrescendo esses vinte graus no valor lido no sensor. O crack durou uns dois minutos, depois de iniciado. Baixei a temperatura um pouco cedo demais. Ainda estou aprendendo a dominar a máquina nova. Queria 13% de perda de massa. Vou fazer um egoísta mais tarde. Estou esperando dar pelo menos umas quatro horas de torrado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 5 Novembro 2013 Denunciar Share Postado 5 Novembro 2013 Salve Guilherme. Então ao relatório do RoastLogger deverá ser acrescentado os 20°C extra ou a temperatura já está corrigida? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 5 Novembro 2013 Autor Denunciar Share Postado 5 Novembro 2013 Tem que acrescer. Ainda não mexi no programa. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 5 Novembro 2013 Denunciar Share Postado 5 Novembro 2013 Ok, agora faz sentido. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 5 Novembro 2013 Autor Denunciar Share Postado 5 Novembro 2013 Assim, o primeiro crack ocorreu com 199,5 graus, e não 179,5. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 5 Novembro 2013 Autor Denunciar Share Postado 5 Novembro 2013 O que estou gostando mais do novo equipamento é que o resfriamento é feito sem tirar o tambor, basta zerar o fornecimento de calor, ligar a ventilação e, se quiser fazer bem rápido, levantar a porta corrediça. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
JorgeO Postado 5 Novembro 2013 Denunciar Share Postado 5 Novembro 2013 Guilherme Um dia eu vou brincar assim tambem! ´Parabéns de novo! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 6 Novembro 2013 Autor Denunciar Share Postado 6 Novembro 2013 Valeu. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leo_bsb Postado 6 Novembro 2013 Denunciar Share Postado 6 Novembro 2013 O que estou gostando mais do novo equipamento é que o resfriamento é feito sem tirar o tambor, basta zerar o fornecimento de calor, ligar a ventilação e, se quiser fazer bem rápido, levantar a porta corrediça. isso sim é top! já queimei umas duas luvas tirando o tambor do meu philco Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 6 Novembro 2013 Autor Denunciar Share Postado 6 Novembro 2013 Léo, Tem jeito de colocar o resfriamento no Philco. O difícil é acrescer a convecção (embora tb seja possível) Uma hora que sobrar tempo, farei ambos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 9 Novembro 2013 Autor Denunciar Share Postado 9 Novembro 2013 Ontem fiz duas torras no GTTC1. A primeira passou do ponto 17% de perda de massa. A segunda ficou excelente 13% de perda de massa. Ainda estou tentando configurar a curva ideal. Daqui a umas duas torras, provavelmente, terei conseguido. Pelo gráfico da para perceber que ainda estou na experimentação Mas o café ficou show: 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 14 Novembro 2013 Autor Denunciar Share Postado 14 Novembro 2013 Estou quase acabando o GTTC1. Hoje comecei a fazer o puxador da porta. Já apliquei a massa. Falta lixar e pintar. Instalei o controlador externamente, uma vez que a eletricidade estática do metal do forno estava interferindo em seu funcionamento. Seguem as atualizações: Fiz uma torra - 290g verde = 251,4g torrado (13,5% de perda de massa). Estou muito satisfeito com os resultados. 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 15 Novembro 2013 Denunciar Share Postado 15 Novembro 2013 Velho, tá ficando muiiito legal esse seu forno! Menos esse barulhinho irritante. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 15 Novembro 2013 Autor Denunciar Share Postado 15 Novembro 2013 O barulho de secador de cabelo não da para cessar sem prejudicar o fluxo de ar. Mas o barulho da rotisseria eu vou tentar arrumar. O grande problema é o aço raspando no aço em velocidade. Alguma ideia? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 15 Novembro 2013 Denunciar Share Postado 15 Novembro 2013 Salve Guilherme. Que tal a instalação de rolamento na ponta do eixo, "encamisando" este e na posição de contato com o suporte da parede, que necessitará ser reposicionado um pouco para baixo para a manutenção do plano do tambor. Há tempos penso em fazê-lo no Titã. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 15 Novembro 2013 Autor Denunciar Share Postado 15 Novembro 2013 Alexandre, Não sei se resolveria porque tal peça, em contato com calor excessivo, dilataria e fritaria o óleo. Acabaria, no final, ficando aço no aço do mesmo jeito. Até tentei tal abordagem, mas, como não era inteiramente de metal, acabei desistindo, ao ver que o silicone não aguentaria. O que fiz, foi lixar a parte que serve de suporte, reduzindo um pouco o atrito. Veja 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 15 Novembro 2013 Autor Denunciar Share Postado 15 Novembro 2013 Detalhe: a altíssima velocidade é decorrência de um vacilo meu, que motivou a troca do motor. Como o único que eu tinha era 120rpm, não teve jeito por ora. Estou esperando chegar um controlador de voltagem DC para amenizar o problema. Não esta interferindo no café, no entanto, uma vez que, a despeito da alta velocidade, ainda está movimentando no tambor. Mérito do behmor, cujas aletas são muito eficientes. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 15 Novembro 2013 Denunciar Share Postado 15 Novembro 2013 Melhorou muito!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
JorgeO Postado 15 Novembro 2013 Denunciar Share Postado 15 Novembro 2013 O que fiz, foi lixar a parte que serve de suporte, reduzindo um pouco o atrito. Bronzina? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 15 Novembro 2013 Denunciar Share Postado 15 Novembro 2013 Tem umas buchas de bronze auto lubrificadas, mas e como coloca-la ? 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 15 Novembro 2013 Autor Denunciar Share Postado 15 Novembro 2013 Só não sei se compensa o trabalho de comprar e adaptar. Afinal, com uma rotação mais lenta, quase não fará barulho, como posso atestar pela experiência com o Philco Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 15 Novembro 2013 Denunciar Share Postado 15 Novembro 2013 Pensando um pouco , até que não seria tão difícil, teria que colocar a luva de bronze com pressão no eixo, e deitar o eixo sobre meio mancal. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lucas Faccioni Postado 16 Novembro 2013 Denunciar Share Postado 16 Novembro 2013 Se do jeito que está está fazendo barulho, mesmo que reduzindo um pouco a rotação o barulho pare, tenho minhas dúvidas sobre os efeitos do atrito a longo prazo. Afinal um torrador desses deve ser projetado p/ rodar redondo por vários anos Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 16 Novembro 2013 Autor Denunciar Share Postado 16 Novembro 2013 Acredito que o atrito não é expressivo o suficiente para danificar o torrador ou o motor, cujo torque é mais do que suficiente para aguentar o mínimo de resistência feito pelo único ponto de contato. Não vi ainda rotisseria que não funcione da mesma forma, com o eixo dos espetos girando sobre um contato de aço. Até o behmor funciona da mesma forma. O Rafa pode atestar, já que tem um. Agora, que o barulho incomoda, isso é verdade. Mas, nada que atrapalhe a torra ou escutar o primeiro crack. No Philco, o contato é da mesma forma. Contudo, como o motor gira apenas 40 rpm, não chega a gerar barulho. 120RPM é rápido demais. Vou corrigir isso quando chegarem as peças que encomendei da china. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 16 Novembro 2013 Autor Denunciar Share Postado 16 Novembro 2013 Há que se lembrar que o peso do eixo (tambor) não é expresiivo, mesmo carregado de café não passa de 700g, sendo que parte desse peso já é distribuído para o motor, cujo eixo é bem mais resistente e possui um contato redondo maior (menos atrito). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas