Ir para conteúdo

Torrador GTTC1


Guilherme Torres

Postagens recomendadas

Valeu Roger.

Fiz uma torra agora de manhã. Comecei a acertar o uso do novo equipamento. 14,2% de perda de massa. Filmei. Daqui a pouco posto o vídeo aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segue o vídeo da torra.

Reparem a diminuição do ruído da ventoinha.

Deixei o sensor quase encostando na parede do forno, o que atrapalhou um pouco. Já arrumei.

Agora esta ok

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não aguentei. Fiz outra torra hoje. Brinquedo novo, sabe como é...

 

http://m.flickr.com/lightbox?id=10689458755

 

http://m.flickr.com/photos/85044844@N05/10689494964/lightbox/

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre,

 

Uns 20 graus para baixo, acredito.

 

Ficou muito próximo à parede do forno e, para mudá-lo, teria que fazer outro furo, vedar o antigo etc. Mais fácil regulá-lo direto na programação do arduino, acrescendo esses vinte graus no valor lido no sensor.

 

O crack durou uns dois minutos, depois de iniciado. Baixei a temperatura um pouco cedo demais. Ainda estou aprendendo a dominar a máquina nova. Queria 13% de perda de massa.

 

Vou fazer um egoísta mais tarde. Estou esperando dar pelo menos umas quatro horas de torrado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que estou gostando mais do novo equipamento é que o resfriamento é feito sem tirar o tambor, basta zerar o fornecimento de calor, ligar a ventilação e, se quiser fazer bem rápido, levantar a porta corrediça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que estou gostando mais do novo equipamento é que o resfriamento é feito sem tirar o tambor, basta zerar o fornecimento de calor, ligar a ventilação e, se quiser fazer bem rápido, levantar a porta corrediça.

isso sim é top! já queimei umas duas luvas tirando o tambor do meu philco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Léo,

Tem jeito de colocar o resfriamento no Philco. O difícil é acrescer a convecção (embora tb seja possível)

 

Uma hora que sobrar tempo, farei ambos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem fiz duas torras no GTTC1. A primeira passou do ponto 17% de perda de massa. A segunda ficou excelente 13% de perda de massa. Ainda estou tentando configurar a curva ideal. Daqui a umas duas torras, provavelmente, terei conseguido.

 

Pelo gráfico da para perceber que ainda estou na experimentação

 

10750351625_4453932b0a_c.jpg

 

Mas o café ficou show:

 

10750694813_034644b09c_c.jpg

 

 

10750470156_610f909d78_c.jpg

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou quase acabando o GTTC1. Hoje comecei a fazer o puxador da porta. Já apliquei a massa. Falta lixar e pintar. Instalei o controlador externamente, uma vez que a eletricidade estática do metal do forno estava interferindo em seu funcionamento.

 

Seguem as atualizações:

 

 

Fiz uma torra - 290g verde = 251,4g torrado (13,5% de perda de massa). Estou muito satisfeito com os resultados.

10861434015_f11b785b65_c.jpg

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O barulho de secador de cabelo não da para cessar sem prejudicar o fluxo de ar. Mas o barulho da rotisseria eu vou tentar arrumar. O grande problema é o aço raspando no aço em velocidade. Alguma ideia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Guilherme.

Que tal a instalação de rolamento na ponta do eixo, "encamisando" este e na posição de contato com o suporte da parede, que necessitará ser reposicionado um pouco para baixo para a manutenção do plano do tambor.

Há tempos penso em fazê-lo no Titã.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre,

Não sei se resolveria porque tal peça, em contato com calor excessivo, dilataria e fritaria o óleo. Acabaria, no final, ficando aço no aço do mesmo jeito.

 

Até tentei tal abordagem, mas, como não era inteiramente de metal, acabei desistindo, ao ver que o silicone não aguentaria.

 

O que fiz, foi lixar a parte que serve de suporte, reduzindo um pouco o atrito.

Veja

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Detalhe: a altíssima velocidade é decorrência de um vacilo meu, que motivou a troca do motor. Como o único que eu tinha era 120rpm, não teve jeito por ora. Estou esperando chegar um controlador de voltagem DC para amenizar o problema. Não esta interferindo no café, no entanto, uma vez que, a despeito da alta velocidade, ainda está movimentando no tambor. Mérito do behmor, cujas aletas são muito eficientes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só não sei se compensa o trabalho de comprar e adaptar. Afinal, com uma rotação mais lenta, quase não fará barulho, como posso atestar pela experiência com o Philco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se do jeito que está está fazendo barulho, mesmo que reduzindo um pouco a rotação o barulho pare, tenho minhas dúvidas sobre os efeitos do atrito a longo prazo. Afinal um torrador desses deve ser projetado p/ rodar redondo por vários anos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que o atrito não é expressivo o suficiente para danificar o torrador ou o motor, cujo torque é mais do que suficiente para aguentar o mínimo de resistência feito pelo único ponto de contato. Não vi ainda rotisseria que não funcione da mesma forma, com o eixo dos espetos girando sobre um contato de aço. Até o behmor funciona da mesma forma. O Rafa pode atestar, já que tem um.

Agora, que o barulho incomoda, isso é verdade. Mas, nada que atrapalhe a torra ou escutar o primeiro crack.

 

No Philco, o contato é da mesma forma. Contudo, como o motor gira apenas 40 rpm, não chega a gerar barulho. 120RPM é rápido demais. Vou corrigir isso quando chegarem as peças que encomendei da china.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há que se lembrar que o peso do eixo (tambor) não é expresiivo, mesmo carregado de café não passa de 700g, sendo que parte desse peso já é distribuído para o motor, cujo eixo é bem mais resistente e possui um contato redondo maior (menos atrito).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...