DaniloLessa Postado 25 Setembro 2025 Denunciar Share Postado 25 Setembro 2025 Pessoal, Sou iniciante no mundo dos cafés especiais. Sempre consumi café extraforte com bastante açúcar, mas isso tem me feito mal. Recentemente, tive a oportunidade de fazer o curso "Métodos de Preparo de Cafés" (16h, pelo SENAC), que foi excelente, e em breve começarei o curso de "Coquetéis com Café" (18h). Esses cursos me ajudaram a entender melhor os cafés especiais e os diferentes métodos de preparo. Minha dúvida é a seguinte: gostaria de receber recomendações de cafés com um bom custo-benefício, de preferência com notas mais adocicadas. Como estou acostumado com cafés fortes e doces, acredito que esse tipo de café vai me ajudar na transição. Pretendo fazer a maioria das preparações no V60, mas também gosto de espresso e Moka. Aqui está meu setup recém comprado, com os valores que paguei: Moedor Blade R3 (marca 3Bomber) - R$ 416,29 Caximbo para Naked + 2 filtros 1 e 2cups 51mm (marca CafeGaGa) - R$ 96,26 Funil 51mm (genérico) - R$ 14,15 Estação de compactação (marca Alikisscafe) - R$ 120,48 Puck Screen 51mm 0.2mm (marca Alikisscafe) - R$ 19,44 Balança de precisão com timer (genérica) - R$ 76,81 Pitcher 600ml (marca Alikisscafe) - R$ 42,54 Tamper dinamômetro 51mm (genérica) - R$ 43,89 Distribuidor + WDT (genérica) - R$ 31,66 Bate-borra (marca CafeGaGa) - R$ 30,97 Pote hermético de vidro com vedação a vácuo 900ml - R$ 63,66 Conjunto de dosador cerâmica, spray, colher (marca FLYMUYU) - R$ 30,41 Total: R$ 985,56 PS: Estou aguardando a chegada da Philco 15 Bar. Agradeço desde já a quem puder me ajudar com as recomendações de cafés. Também aceito críticas e sugestões sobre o meu setup. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
João M T Costa Postado 1 Outubro 2025 Denunciar Share Postado 1 Outubro 2025 Danilo, para te ajudar seria legal ter mais informação. Onde você está? Tem cafeterias legais na sua cidade? O curso do SENAC foi presencial? Você teve a chance de experimentar diversos cafés / métodos? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Allexlimaa2 Postado 1 Outubro 2025 Denunciar Share Postado 1 Outubro 2025 Fala Danilo! Seja bem vindo a jornada do café especial, onde o melhor café da vida vai ser sempre o próximo : ) Primeira coisa: O extra forte em sí não é um problema. O problema é o extra forte moído de super mercado. Café bom, puro e fresco, torrado extra forte, tem seu lugar em diversas mesas de café da manhã todos os dias, então não é uma questão abominar o extra forte. Eu acredito que com este setup você tem tudo pra beber ótimos cafés sim, com exceção de que 15bar + filtro naked não é um combinação fácil de domar. Então você pode procurar aqui no forum mesmo, muita gente acaba instalando um dimmer nessas maquinas pra dar uma segurada nessa pressão e tirar cafés com tempo mais adequados de extração e caída mais comportada no naked ( sem espirrar tanto ). Por ultimo e não menos importante, eu sou da torrefação @torrafrescacafes e temos ótimos e adequados cafés para espresso. Caso queira pode dar uma olhadinha. um abraço! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
denisbr Postado 2 Outubro 2025 Denunciar Share Postado 2 Outubro 2025 Olá Danilo! Seja bem vindo ao mundo dos cafés especiais, é um caminho sem volta. Parabéns pelos equipamentos, investiu bastante para quem está começando, isso demonstra muito entusiasmo. Sugiro conhecer também o método Prensa Francesa, vale muito a pena quando quer fazer um café "mais rápido". Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Felipe Mendes Postado 14 Outubro 2025 Denunciar Share Postado 14 Outubro 2025 Parabéns pelo setup meu amigo! ótimo começo Além da prensa francesa recomendada pelo colega. Legal pra um café rápido também é a Moka e ela potencializa muito essa ideia de cafés mais doces trazendo corpo. eu tenho há pouco tempo um blade R3, já passei por timemore e Kingrinder. Essas lâminas de separação de fines dele ajuda demais para Moka e prensa francesa cafés gosto muito da black tucano, Nonno Marchi. Custo benefício legal. Nonno costumeiramente frequento a fazenda e o negócio é full familiar, então a qualidade é alta. tmj Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas