Ir para conteúdo

Gaggimate - Modificação de Gaggia e Rancilio Silvia

Postagens recomendadas

Oi, pessoal! Estou criando esse tópico para compartilhar informações sobre o projeto Gaggimate (https://shop.gaggimate.eu) e também minha experiência com a instalação, uso e convívio.

Começando pelo princípio, o Gaggimate é um projeto que nasce como uma derivação do Gaggiuino, segundo a própria descrição do site:

gaggimate_Final.png?v=1739025369&width=2

GaggiMate é um kit de atualização inteligente projetado para melhorar o desempenho de máquinas de café expresso compatíveis. Ele adiciona controle de temperatura de precisão, perfil de pressão avançado e recursos de automação inteligentes, permitindo que os usuários preparem café com qualidade de barista em casa.

--- original:

GaggiMate is a smart upgrade kit designed to enhance the performance of compatible espresso machines. It adds precision temperature control, advanced pressure profiling, and smart automation features, allowing users to brew barista-quality coffee at home.

------

Funcionalidades

Eles disponibilizam o kit em duas versões: Standard e Pro. Pra entender as diferenças, veja a lista de funcionalidades: (* os marcados estão disponíveis apenas na Pro)

• Minimalistic Touch UI
  • PID temperature control
  • Simple brew profiles
  • Profiles with pressure / flow control*
  • Exit conditions for profile phases*
  • Phase transitions*
  • Shot Diagram* (na versão Standard as informações são limitadas, mas existe)
  • Assistente de Vaporização* (adiciona água na caldeira)
  • Brew by weight
  • Grind by weight (Relay / Tasmota)
  • Homekit integration
  • Home Assistant integration
  • Hot water function
  • Web UI
  • OTA updates
  • Bluetooth scales
  • Headless mode

-----

Kits e instalação

A empresa responsável disponibiliza kits prontos para Gaggias (1991-2014 e 2019-atuais) e também Rancilio Silvia. Você também tem a opção de fazer seu próprio kit, eles disponibilizam a lista completa de componentes e diagramas da placa, ou então comprar só a placa e comprar os periféricos e chicotes. Outro custo é a impressão dos componentes 3D para abrigar a tela de controle e também a PCB.

Eu escolhi o Kit Pro para instalação na minha Rancilio Silvia V6. Em conjunto com o kit, também adquiri uma Bookoo Themis Mini, pois é necessária uma boa balança bluetooth para usufruir de todas as funcionalidades do projeto. As peças 3D foram impressas por um amigo e apenas forneci o PETG. O custo total de aquisição ficou em torno de R$2.500,00 já considerando a balança e filamentos (estou considerando o carretel inteiro, mas foi utilizado menos de 1/5 dele). 

-----

Experiência de compra e instalação

Comprei o meu kit para minha Rancilio Silvia e enviei para um amigo em Portugal, uma vez que eles não enviam diretamente pra cá. O envio ocorreu da China e chegou relativamente rápido. Quando abri, conferi a lista de componentes e estava tudo adequado. Antes de chegar havia estudado muito bem a documentação e assistido dois vídeos que eles tem disponível:

1. Instalação em Gaggia: https://www.youtube.com/watch?v=alQG-egFs88

2. Instalação em Silvia: https://www.youtube.com/watch?v=4bDF4C55VuQ

Nenhum dos dois vídeos contempla a instalação da versão Pro, que adiciona alguns poucos chicotes e um leitor de pressão logo depois da bomba.

A instalação foi tranquila, o passo a passo é relativamente bem ilustrado, eles fornecem fotos de alta resolução que me ajudaram a entender melhor o que eles descreveram no texto. Eu preferi imprimir todos os diagramas ao invés de ficar consultando a página pois agilizaria a referência. As etiquetas também imprimi em impressora de etiquetas adesivas ao invés de usar os papeis que eles fornecem em PDF. 

A instalação foi basicamente abrir e desmontar partes da máquina, identificar os cabos seguindo os diagramas, instalar os novos chicotes, instalar o leitor de pressão, instalar o relé, conectar tudo na placa e finalmente testar. Falando assim pode parecer relativamente complexo, eu diria que algumas partes que vou descrever são mais sensíveis, mas de modo geral, uma pessoa que tem o mínimo entendimento de eletrônica consegue realizar a instalação sem nenhuma dificuldade, desde que use o kit completo e não crimpe os cabos.

Tive problemas em alguns pontos:

1. Instalação do sensor de pressão: a minha bomba já estava dando sinais de problemas e ao desmontar acabei danificando a parte de nylon de saída, então não consegui rodar a máquina imediatamente e tive que pedir uma nova bomba no mercado livre. Por sorte foi bem tranquilo de achar e quando chegou, não precisei de mais de 10 minutos para instalar, uma vez que a máquina já estava aberta.

2. Instalação do sensor de temperatura: ao tentar rosquear o sensor de temperatura na caldeira, a rosca não estava batendo e acabei danificando a rosca do sensor. Pedi 2 sensores no Aliexpress e esses foram simples de instalar e rosquearam de primeira sem problema. Mais pessoas relataram o mesmo problema no Discord, comunidade que as pessoas se reúnem e se ajudam, portanto acredito em um possível problema no lote que eles forneceram, uma vez que comprei diretamente do link que eles sugerem. 

3. Organização dos cabos: na documentação eles citam sobre cabos de alta e baixa tensão, mas não dão muita ideia sobre a diferença. Eu tentei organizar utilizando algumas abraçadeiras de nylon e evitando contato dos cabos com partes quentes como o vapor e a caldeira, mas definitivamente eu não gosto de como eles estão organizados. Futuramente quero revisar a instalação e melhorar isso.

4. Mal contato dos terminais: os terminais ao serem desconectados da máquina saíram com relativa dificuldade, então na hora de conectar alguns ficaram frouxos. Além disso ao conectar alguns cabos na PCB tive dificuldade de fechar e conseguir que eles ficassem firmes, causando problemas de inicialização. Nada disso foi difícil de resolver, mas precisou de algum tempo pra analisar toda a instalação.

Gastei cerca de 3 a 4 horas instalando, bem superior aos vídeos, mas fiz tudo com muita calma e também enfrentei os problemas relatados. Agora numa segunda instalação eu creio que conseguiria fazer em menos de 2 horas sem maiores problemas. 

-----

Experiência de Uso

O projeto é relativamente novo, nasceu em 2024, e ainda possui muitos pontos a serem melhorados e corrigidos. Eu tive alguns problemas, alguns solucionados e outros que ainda são intermitentes:

1. Máquina não conecta no wifi: quando você inicia o projeto, precisa definir o acesso WiFi na página de definições. O acesso ocorre ao conectar ao wifi da própria Gaggimate. Tive problemas de não se conectar e, portanto, impossibilitar o controle através do meu computador ou celular. Ao longo do tempo foi ganhando estabilidade e a última atualização me pareceu resolver isso.

2. Máquina não conecta com a balança: A conexão é relativamente simples, você coloca a balança em modo pareamento, vai até a página de configurações e conecta. Quando você liga a balança, ela já conecta automaticamente. No meu caso, desligar e ligar a balança algumas vezes já resolveu. Na última atualização parece estar bem estável.

No demais, a interface é bem intuitiva, o design é bem feito e não tive nenhum problema maior. Algumas coisas não são tão óbvias assim como ao conectar a balança, você precisa selecionar o ícone de balança para poder usar as funcionalidades de parar a extração com peso, mas feito uma única vez, esse será a opção padrão e você não terá mais problemas.

Eu tenho utilizado muito a funcionalidade de colocar a máquina para esquentar através do meu celular. É possível conectar com HomeKit, mas faço isso manualmente. Isso me permite esquentar a máquina durante o almoço e ela estará pronta pro espresso pós-refeição. Outra funcionalidade legal é o fato de poder ver o histórico das últimas extrações, isso me ajuda a tomar decisão de moagem (moer mais fino ou mais grosso). 

Ainda estou explorando e descobrindo como manipular o espresso através dos parâmetros disponíveis, mas de cara já digo que mudou muito a minha relação com a minha máquina, antes ela era totalmente subutilizada e hoje eu me divirto muito, mesmo que seja tirando um simples espresso com perfil "padrão". 

Se você está pensando em trocar de máquina, eu definitivamente recomendo que você considere esse upgrade. Eu te diria que nenhuma máquina comercial que não tenha essas funcionalidades consegue entregar o que uma simples Gaggia ou Rancilio Silvia pode te entregar com esse kit.

----

É isso! Espero ter contribuido um pouco com quem ainda não conhecia e me coloco a disposição de tirar dúvidas e ajudar a comunidade!

• Curtir 11
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites