Ir para conteúdo

Gaggiuino - Para os aventureiros (e curiosos) do Projeto documentarem e trocarem experiências.


Felipe_Silva

Postagens recomendadas

Pessoal, o @eltonaguiar sugeriu e acho super válido criar um tópico para reunir e trocar as informações e experiências entre os que vão se aventurar nesse projeto.

Do que se trata: Um Tópico dedicado para os que irão se aventurar no Projeto Open Souce Gauggiunio para troca de informações

GAGGIUINO_LOGO_transp.png

 

E o que é? (extraido do site oficial) - https://github.com/Zer0-bit/gaggiuino

Gaggiuino começou como uma ideia para melhorar uma máquina de café já capaz, mantendo a aparência da máquina e a funcionalidade dos botões o mais próximo possível do original. Uma parte importante é que nenhum cabo/conectores internos foram modificados; todas as conexões foram feitas criando divisores usando os conectores spade adquiridos.

Todas as informações, lista de materiais, grupo de discord e demais informações podem ser acessadas aqui:

https://gaggiuino.github.io/#/?id=home

Apenas um resumo das funcionalidade que o projeto adiciona, originalmente, as Gaggias, mas que podem ser adaptadas a quase qualquer máquina):

Features / Completeness

Feature Arduino Nano STM32 Blackpill
Integrated Housing heavy_check_mark heavy_check_mark
Embedded UI heavy_check_mark heavy_check_mark
Brew/Steam control heavy_check_mark heavy_check_mark
Auto Shot Timer heavy_check_mark heavy_check_mark
Graphing heavy_check_mark heavy_check_mark
Pre-infusion heavy_check_mark heavy_check_mark
Pressure profiling heavy_check_mark heavy_check_mark
Manual flow control heavy_check_mark heavy_check_mark
Settings persistence heavy_check_mark heavy_check_mark
Descale program heavy_check_mark heavy_check_mark
Integrated scales heavy_check_mark heavy_check_mark
Flow profiling x heavy_check_mark
Stop on Weight/Dose* x heavy_check_mark
Steam Boost* x heavy_check_mark
Predictive scales* x heavy_check_mark
Saving/Loading profiles x heavy_plus_sign
Web interface x heavy_plus_sign
OTA updates x heavy_plus_sign

heavy_check_mark Available x Not available heavy_plus_sign Planned

*1 Stop on Weight/Dose - requires the relay that's part of the STM32 UPGRADE.

*2 Steam Boost - software driven steam boosting, requires the relay that's part of the STM32 UPGRADE.

*3 Predictive scales - software driven predicted weight output, doesn't need any scales hardware.

 

Deixo 3 vídeos bem completos de guia de instalação, análise e demonstração de uso;

 

 

VALEU A PENA O ESFORÇO? | REVIEW DE GAGGIUINO | MÁQUINA DE CAFÉ ARDUINO (WAS IT WORTH THE EFFORT? | GAGGIUINO REVIEW | ARDUINO COFFEE MACHINE)

 

No meu caso, será uma Silviuino, uma vez que vou instalar tudo em uma Rancilio Silvia v6. Bom, é isso! Aqui vamos nós! Eu pedi os componentes, mas só em janeiro devo ter tudo em mãos. Alguns estão mais adiantados

Quem mais aí vai se aventurar?

  • Curtir 8
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutes ago, valacomum said:

Parabéns pela iniciativa!

Vai animar? Rsssss

 

19 minutes ago, MarcioMO said:

Legal! Eu não farei, mas vou acompanhar e aprender mais com as discussões!!!!!

Todos são muito bem vindos! Quem sabe no meio do caminho, você não anima kkkkk eu estudei o projeto hoje o dia inteiro e.... Já me arrependi de não ter conhecido antes e de ter investido no kit da Auber kkkkkkk mas faz parte do aprendizado!

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutes ago, hlecco said:

@Felipe_Silva seria bom dar uma explicadinha já no primeiro tópico, pra quem chegar aqui descontextualizado!

Ótima ideia! Amanhã vou editar e explico melhor!

12 minutes ago, regisassao said:

Tambem vou ficar na plateia... kkk...

Sei... Exatamente igual! Por enquanto na plateia hahahaha quero ver resistirem por muito tempo kkkkkkk ;)

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, aqui já quase terminando a parte sem solda, só externa à maquina; essa semana pretendo instalar o Gaggiuino e aí partir para dentro da máquina! As peças da Silvia, que vai ficar na substituição da Gaggia enquanto mexo nela, devem chegar essa semana se der tudo certo! Pra cima!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Victor Sgarbi disse:

Uma pergunta antes de demonstrarem a "brincadeira": qual o custo com as peças?

Victor, cálculo uns USS 250, sem pesquisa nenhuma, indo pelo link indicado na página do Gaggiuino. Talvez com alguma pesquisa e conhecimento esse valor se reduza. Aqui não estão as peças 3D.

Abç!

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Felipe_Silva changed the title to Gaggiuino - Para os aventureiros (e curiosos) do Projeto documentarem e trocarem experiências.

Eu estou de olho nesse projeto, mas pra adaptar numa poemia. Fazer um Saecoino kkkkkkk 

Eu ja queria fazer algo do tipo com arduino na minha maquina, mas claro que o projeto que eu pensei era muito mais simples e com menos controles. Agora com esse, tem um projeto completo, pronto, é so adaptar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hour ago, Caio Oliveira said:

Eu estou de olho nesse projeto, mas pra adaptar numa poemia. Fazer um Saecoino kkkkkkk 

Eu ja queria fazer algo do tipo com arduino na minha maquina, mas claro que o projeto que eu pensei era muito mais simples e com menos controles. Agora com esse, tem um projeto completo, pronto, é so adaptar.

Perfeito! Um projeto que vai se adaptar em qualquer máquina. O bom, das máquinas mais comuns, que já tem uma comunidade trocando experiências. Nessas alternativas, vocês vão criar a base de conhecimento!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De maneira geral, essas maquinas mais simples funcionam todas exatamente do mesmo jeito. Basta saber onde ta cada componente que da pra adaptar em qualquer uma, seja gaggia, poemia, philco, mondial, etc

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 hours ago, Caio Oliveira said:

De maneira geral, essas maquinas mais simples funcionam todas exatamente do mesmo jeito. Basta saber onde ta cada componente que da pra adaptar em qualquer uma, seja gaggia, poemia, philco, mondial, etc

Perfeito!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Como dizem... Tem que piorar, para depois melhorar...

Estou na parte da piora, por enquanto...

NhOVfHM.jpeg

 

Montagem preliminar e testes na bancada antes de fazer a definitiva e enquanto aguardo o restante dos componentes.

Já funcionando, balança integrada, sensor de pressão e sensor de temperatura. Agora faltam os atuadores (relé, dimmer digital e SSR).

Prometo que vai ficar mais profissional!

Já em estudo a fabricação da PCB customizada do projeto completo. Em breve, novidades!

  • Curtir 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 hours ago, valacomum said:

Meu analfabetismo digital me fez recorrer ao Google para descobrir que PCB é  Printed Circuit Board.

Na concepção original do projeto, foi considerado o uso de vários componentes separados... Ter uma placa única com toda a eletrônica necessária ( PCB) rssss facilitaria muito, inclusive em caso de manutenção, ao invés de ficar diagnosticando muitas coisas, pode se trocar a placa por inteiro.

Caso de ter reserva e não ficar sem máquina!

 

1 hour ago, regisassao said:

Aí sim, hein!

Já trabalhando para isso! Vamos ver se dá certo. Várias pessoas já querendo mandar máquina aqui hahahahhahah

Sem uma PCB inteira, impossível viabilizar isso.

Dou notícias!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha só, ta saindo em!!!! Eu tava olhando uma coisa no anuncio do display, la tem opções para 2.4" (que é o utilizado no projeto original), 2.8" e 3.5". Pelo que vi, o de 2.4 e 2.8 sao identicos, diferindo apenas no tamanho fisico mesmo da tela. De resto é tudo igual (resolução, memoria, processador etc), ja o de 3.5 tem resolução um pouco maior e outros detalhes. Será que consigo utilizar o de 2.8 sem precisar alterar nada no código do projeto? 

Segue descrição do anuncio:

Característica de hardware de nx3224f024 (2,4") 

2.4 "hmi módulo de exibição de toque resistivo LCD-TFT
Resolução de tela 240 de 320 x
Rgb 65k true-to-life cores
Braço a bordo®Córtex®-Mcu m0 + 64mhz
3584 byte sram
4 mb de memória flash
Relação de série do ttl dos pinos de xh2.54 4 (+ 5v, tx, rx, gnd)

Característica de hardware de nx3224f028 (2,8")

2.8 "hmi módulo de exibição de toque resistivo LCD-TFT
Resolução de tela 240 de 320 x
Rgb 65k true-to-life cores
Braço a bordo®Córtex®-Mcu m0 + 64mhz
3584 byte sram
4 mb de memória flash
Relação de série do ttl dos pinos de xh2.54 4 (+ 5v, tx, rx, gnd)

Característica de hardware de nx4832f035 (3,5") 

3.5 "hmi módulo de exibição de toque resistivo LCD-TFT
Resolução de tela 320 de 480 x
Rgb 65k true-to-life cores
Braço a bordo®Córtex®-Mcu m0 + 64mhz
3584 byte sram
16 mb de memória flash
Relação de série do ttl dos pinos de xh2.54 4 (+ 5v, tx, rx, gnd)

Aproveitando, fica a dica pra quem for comprar, os componentes que o proprio site do gagiuino indicou tem ate um preco bom, porem alguns o frete acaba saindo muito caro (mais caro que o proprio componente as vezes), é bom dar uma garimpada com outros vendedores do aliexpress que da pra economizar um troco nessas compras. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei te falar com certeza, mas acho... Acho que não vai funcionar sem intervenção não...

Li alguns relatos que o firmware detecta o código do modelo e da uma msg de erro se o código não bater.

Eu entendi o que você falou, teoricamente, como a resolução é a mesma, deveria funcionar e até eu, iria preferir viu...

Mas de forma direta, acho que não vai rolar não...

Da uma olhada no Discord, quem sabe alguém já não fez isso e disponibilizou o arquivo para o modelo de 2.8... ou ainda, talvez eu esteja errado e funcione com o que já tem...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Caio Oliveira disse:

Olha só, ta saindo em!!!! Eu tava olhando uma coisa no anuncio do display, la tem opções para 2.4" (que é o utilizado no projeto original), 2.8" e 3.5". Pelo que vi, o de 2.4 e 2.8 sao identicos, diferindo apenas no tamanho fisico mesmo da tela. De resto é tudo igual (resolução, memoria, processador etc), ja o de 3.5 tem resolução um pouco maior e outros detalhes. Será que consigo utilizar o de 2.8 sem precisar alterar nada no código do projeto? 

Segue descrição do anuncio:

Característica de hardware de nx3224f024 (2,4") 

2.4 "hmi módulo de exibição de toque resistivo LCD-TFT
Resolução de tela 240 de 320 x
Rgb 65k true-to-life cores
Braço a bordo®Córtex®-Mcu m0 + 64mhz
3584 byte sram
4 mb de memória flash
Relação de série do ttl dos pinos de xh2.54 4 (+ 5v, tx, rx, gnd)

Característica de hardware de nx3224f028 (2,8")

2.8 "hmi módulo de exibição de toque resistivo LCD-TFT
Resolução de tela 240 de 320 x
Rgb 65k true-to-life cores
Braço a bordo®Córtex®-Mcu m0 + 64mhz
3584 byte sram
4 mb de memória flash
Relação de série do ttl dos pinos de xh2.54 4 (+ 5v, tx, rx, gnd)

Característica de hardware de nx4832f035 (3,5") 

3.5 "hmi módulo de exibição de toque resistivo LCD-TFT
Resolução de tela 320 de 480 x
Rgb 65k true-to-life cores
Braço a bordo®Córtex®-Mcu m0 + 64mhz
3584 byte sram
16 mb de memória flash
Relação de série do ttl dos pinos de xh2.54 4 (+ 5v, tx, rx, gnd)

Aproveitando, fica a dica pra quem for comprar, os componentes que o proprio site do gagiuino indicou tem ate um preco bom, porem alguns o frete acaba saindo muito caro (mais caro que o proprio componente as vezes), é bom dar uma garimpada com outros vendedores do aliexpress que da pra economizar um troco nessas compras. 

 

11 horas atrás, Felipe_Silva disse:

Não sei te falar com certeza, mas acho... Acho que não vai funcionar sem intervenção não...

Li alguns relatos que o firmware detecta o código do modelo e da uma msg de erro se o código não bater.

Eu entendi o que você falou, teoricamente, como a resolução é a mesma, deveria funcionar e até eu, iria preferir viu...

Mas de forma direta, acho que não vai rolar não...

Da uma olhada no Discord, quem sabe alguém já não fez isso e disponibilizou o arquivo para o modelo de 2.8... ou ainda, talvez eu esteja errado e funcione com o que já tem...

Outra questão também são as peças impressas, os modelos já estão configurados para a tela 2,4... aí seria mais uma adaptação, provavelmente nova também!

Abçs a todos!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falar como alguém que trabalha com IHM (hmi) industriais para máquinas, quando você troca o tamanho da tela 99,9% das vezes, tem que ajustar os itens/botões/imagens disposição e tamanho deles na tela nova...

Se tiver um mínimo de conhecimento, deve ser bem tranquilo ajustar, mas veja no discord, como nosso amigo ali falou às vezes alguém já ajustou para a outra tela.

 

Aproveitando para parabenizar os aventureiros no projeto, já estudei por cima esse projeto, muito bacana.

Só me falta a Gaggia para iniciar ele haahahhaah...

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi... Eu vou perguntar para o vendedor la do aliexpress, as vezes eles sabem responder. Como falei o de 2.4 e 2.8 sao teoricamente identicos na logica, msm processador, msm memoria, msm resolucao, aparentemente o chip que controla ambos é identico. Vou estudar isso mais a fundo. Quanto a impressao 3d, eu nao vou me apegar a isso pois nao vou fazer numa gaggia hahaha, vou fazer numa saeco. To aqui so de olho nos proximos capitulos dessa aventura rs

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...