Ir para conteúdo

hlecco

Senior Members
  • Total de itens

    41
  • Registro em

  • Última visita

  • Days Won

    3

Tudo que hlecco postou

  1. Cara, valeu pela proposta, mas to querendo partir pra uma semi-automática. Nunca tive uma e quero experimentar - a Europiccola foi minha única máquina de espresso. Brigado! Mais mérito do dono anterior que meu ˆˆ
  2. Vendo máquina La Pavoni Europiccola modelo post-millenium. Não tem detalhes, é minha máquina de espresso de uso normal. Estou vendendo porque quero experimentar outras máquinas e já "brinquei" bastante com ela. Foi comprada de outro forista (quase um colecionador de Europiccolas, rs) Valor: R$ 4.500,00 Retirada em São Carlos - SP
  3. Se for vender os acessórios separadamente, tenho interesse na jarra de vaporizar leite Só dar um toque se decidir
  4. Somando aos amigos aí em cima, não somente a crema não é uma regra, como também o tempo de extração não é. É um valor de referência, mas é sempre uma boa ideia fazer os ajustes não baseado nessas referências (temperatura, tempo de extração, dose etc.), mas sim no sabor. E aí, acertando o sabor do jeito que você gosta, esses valores serão um bom ponto de partida, que você pode usar pra outros cafés e ir ajustando. Não existe uma "receita ideal" que você tem que atingir.
  5. Uma porção pra mim é por volta de 14g. A pergunta é meio boba, mas tem ideia das dimensões que seriam o ideal pra isso? Tem diversos tamanhos disponíveis pra comprar: 4x6, 5x7, 6x8, 7x10 (em centímetros) e assim por diante. Estou pensando que o melhor seria o que desse pra "empilhar" dentro do recipiente onde for armazenar, deixando os grãos meio "alinhados" lá dentro, em vez de ficar num formato mais esférico, de "saquinho". E também sem forçar o fecho.
  6. Anotado aqui! Acho que não vai fazer muito sentido pro que eu estou pensando, não devo precisar desses compartimentos para acessórios, mas vou considerar a opção. Genial a ideia da latinha de pastilha! Você falou da balança mas eu realmente estou 100% seguro por enquanto de não carregar uma, haha Nunca usei um filtro de metal. Vou ler a respeito, é uma ideia bem interessante e pode simplificar um bocado as coisas aqui. Zip lock realmente parece a melhor ideia pra porcionar de antemão. Pensaria em reutilizar. O chatinho deve ser só lavar os saquinhos.
  7. Pessoal, estou querendo montar um conjuntinho de coisas de café que eu possa levar em viagens. Por viagens, eu quero dizer locais em que eu sei que posso contar com ter alguma coisa pra esquentar água e uma xícara pra tomar o café. Não é pra levar pro "mato", pra usar ao ar livre etc. É apenas o mínimo necessário pra poder tomar bons cafés onde eu for. Já tenho uma AeroPress, e acredito que seja o método ideal pra essas condições, por ser compacto, bastante durável e não exigir técnica na hora de despejar a água no café (logo, a chaleira não faz diferença). Além disso, é fácil medir a quantidade de água dentro dela. Quero ideias para resolver os seguintes "problemas": Que moedor usar para essa função? Tenho um bravito, mas é bastante pesado e tenho dó de ficar tirando de casa. Pensei em um 1zpresso Q2. Se não me engano, ele entra na AeroPress e já economiza um bom espaço Como armazenar os filtros da AeroPress? Das últimas vezes que precisei, o que fiz foi deixar ela "montada" com alguns filtros já acoplados, mas isso não é ideal. O motivo de não ser ideal é que, pra usar a AeroPress, vai ter que armazenar os filtros em um outro lugar de qualquer jeito. Tudo bem que são só uns disquinhos de papel, dá pra botar em qualquer gaveta, mas enfim. Além disso, nesse esquema, não cabem muitos. Alguém sabe de algum estojinho ou coisa do tipo que dê pra colocar de uns 5 a 30 filtros? Se eu quiser levar o café que tiver em casa, qual o jeito de armazenar que ocupa o menor espaço possível? Acredito que uma ideia seria usar zip bags, pra guardar o café já porcionado. Não tenho interesse em ficar carregando uma balança. De todo modo, tenho umas colherzinhas medidoras aqui que fazem um excelente trabalho, já. Dá uma variação pequena que não me preocupa nem um pouco. Feito isso tudo, eu coloco dentro de que? Tem alguma bolsinha específica que vocês já compraram que seja pequena e comporte bem os acessórios? Se tiverem ideias melhores em torno de outros métodos que não seja a AeroPress, acho que tá valendo como resposta também. Provavelmente não vou considerar, mas pode ser útil pra outras pessoas
  8. Não tenho nenhuma delas, mas definitivamente são duas máquinas em categorias bem distintas. A Xpert pode muito bem ser uma máquina definitiva. 2100 é um bom preço, mas nada que seja surpreendente, tá? Não se desespere por conta da promoção.
  9. Bom dia, pessoal! Estou com um probleminha com minha La Pavoni e gostaria de saber se alguém já passou por isso. Normalmente, ao subir a alavanca até o final, temos um estágio de "pré-infusão", em que a água chega até o puck mas não atravessa o filtro. Nos últimos dias, estou tendo um problema que, ao subir a alavanca, pouco tempo depois de chegar no ponto mais alto, um pouco de café passa a atravessar o puck, mesmo antes de começar a pressionar a alavanca. Tentei moer mais fino, comprimir com mais força, mas parece que nada resolve. Alguém já passou por isso?
  10. De verdade? Compra uma máquina que você acha legal. Que te dê vontade de usar e que deixe sua bancada bonita. E que também seja capaz de fazer um bom café logo de cara, sem modificações (que talvez não seja o caso da Dedica). Existem bastantes variáveis já pra se explorar só na preparação do puck. Moagem, compactação, distribuição etc. Isso pode ser bem suficiente de variáveis pra você, talvez. Mesmo sem inventar moda, fazer dois bons espressos em sequência já é algo que exige bastante atenção e prática, por exemplo. Eu estive pensando muito nessa questão da versatilidade quando comprei minha máquina. Optei pela La Pavoni Europiccola, que é uma de alavanca. E veja só, o que mais tenho gostado desde que comprei não é a "versatilidade" de poder fazer o café de formas diferentes, mas sim o desafio de sempre tirar um café bom. Não tem manômetro, não faço ideia da temperatura, mas acaba sendo legal. Vira um experiência totalmente sensorial.
  11. Você pode explicar melhor o que te atrai em cada uma dessas três opções? A partir daí dá pra ter uma ideia do que você espera
  12. Eu sei que isso não responde a pergunta, mas se a ideia for economizar, já pensou em usar filtro de pano? Eu tenho alguns ainda da the best brew, cuidado direitinho dura um tempo bom. O sensorial é excelente (prefiro pano a papel, aliás)
  13. Tem uma coisa me pegando muito forte nesse vídeo... O tamper tá desalinhadooooooo hahaha
  14. Recomendo olhar o site. É uma vergonha alheia sem fim. Uma pompa sem tamanho, termos chiquetosos em inglês, uma palhaçada, hahaha. Querem realmente empurrar o caráter "artístico" desse método, pra tentar fazer valer o preço. Não, sério, olha essa aqui e me fala se tem cabimento uma sacanagem dessas kkkkk Não, Melitta. Pour over é só o nome em inglês pra percolação. O melitão normal é pour over. Te catar kkkkk
  15. Conheço esta aqui: Não sei opinar a respeito, só vi pelo vídeo mesmo. Pensei em comprar, mas acabei pegando uma normal da Hario (sem ser elétrica e sem termômetro kkk)
  16. Concordo! Meus pais têm os dois. A Dolce Gusto tem cafés piores, acho, nas cápsulas da Nestlé (que são as únicas que provei), mas o café parece... Melhor extraído?
  17. @Felipe_Silva seria bom dar uma explicadinha já no primeiro tópico, pra quem chegar aqui descontextualizado!
  18. Tem certeza? Eu acho que começaria a ficar mais cansativo com uns 4 espressos... Dois ainda são tranquilos. Você já testou um bom moedor manual? Alguns são capazes de moer 15g pra espresso em menos de 40 segundos, fazendo pouquíssimo esforço. Eu acho que a grande diferença de praticidade está não em ter que moer, mas sim ter que pesar!
  19. Tem um vídeo em que o James Hoffmann experimenta diversas (se não todas) cápsulas da nespresso. É interessante, ele realmente destaca um perfil sensorial extremamente parecido entre a maioria. Geralmente puxando pra cereal.
  20. Somando ao meu comentário anterior: se você vai fazer diversos espressos em sequência, tudo bem, concordo que um moedor elétrico pode ser solução melhor. Ainda acho que o esforço para moer mais de um café em seguida está sendo superestimado, mas são opiniões pessoais. Dito isso, veja, para fazer diversos espressos em sequência, com qualidade, qual é a máquina que a pessoa precisa adquirir? Uma profissional? Porque as domésticas em geral não aguentam, a menos das mais caras... E aí já aumenta o custo com a máquina também. Fora da realidade esperar que um iniciante invista tanto dinheiro assim de uma vez só. Além disso, o moedor manual pode ser uma ótima opção para um iniciante no hobby porque não será um investimento inútil se for posteriormente substituído por um elétrico profissional, classe titã ou sei lá o que. Um moedor desses vai, naturalmente, ter uma retenção muito maior, obrigando o proprietário a ter um moedor secundário para extração de coados, caso contrário vai ter que ficar jogando café fora entre uma regulagem e outra. A maioria das pessoas que se interessam pelo café tomam não apenas espressos, mas também coados. "ah mas pelo preço de um bravito novo você pode comprar um moedor usado x de não sei quantos anos atrás"... Será que o proprietário estará disposto a comprar algo mais usado, a lidar com manutenção? Será que ele vai ter esse espaço todo em casa para máquinas maiores? A pergunta é simples e a resposta também. Na mesma faixa de preço, um moedor manual vai ser melhor que um elétrico em termos da qualidade da moagem. Por que estamos discutindo se vale a pena gastar 8 mil reais "de vez" em vez de mil e poucos? A esmagadora maioria das pessoas que se interessam por café jamais vão adquirir um moedor profissional, e podem sim ficar contentes com um bravito (ou um K4, por exemplo) pra vida toda. Muitas vezes os upgrades que vão se fazendo conforme o tempo passa são muito mais impulsionados por consumismo e pelo fetichismo da mercadoria que pela percepção da qualidade pura e simplesmente. Não é porque uma escolha não dê o melhor resultado possível que ela não possa ser boa para quem a faz, e também não significa que não possa ser uma escolha definitiva. Tem uma infinidade de pessoas por aí vivendo eras completamente contentes com suas Gaggia Classics e Rancilio Silvias, mesmo existindo uma Rocket Appartamento (embora comparar máquinas de espresso não seja a intenção original da primeira publicação).
  21. Máquina alguma vai demorar menos que coisa de cinco minutos pra esquentar. Não consigo entender por que seria tão ruim gastar 30 segundos pra moer o café, fazendo pouquíssimo esforço (no caso do bravito, por exemplo)
  22. Não compro o discurso de sustentabilidade, não. Acredito que tenha muito mais a ver com criar um sistema que não seja replicável de modo geral. Cápsula nespresso, hoje, qualquer um pode fazer, agora, essas bolinhas, só a empresa responsável. O mesmo acontece com a Vertuo, que não é nada muito fora do comum, mas foi uma jogada da Nestlé pra criar um sistema cujas cápsulas só podem ser fabricadas por eles. E aí vem o problema. Quão sustentável é a cadeia produtiva desse sistema novo? Quão socialmente responsáveis são os (provavelmente grandes) produtores de café que abastecem? Cápsulas reutilizáveis e café especial são uma solução muito mais simples. E, se couber no orçamento, as super automáticas.
  23. Olha, o lote do bravito tá saindo no final desse mês, bom lembrar que a produção é esparsa! Se acabar, pode ser que você tenha que esperar uns bons seis meses por um novo.
×
×
  • Criar Novo...