Ir para conteúdo

regisassao

Senior Members
  • Total de itens

    2.145
  • Registro em

  • Última visita

  • Days Won

    251

Tudo que regisassao postou

  1. Dê uma olhada nesse vídeo, onde analiso máquinas por perfil de uso. Em geral, parte-se das especificações pra definir se é "boa ou não", mas eu acredito que parte-se dos requisitos para definir a máquina:
  2. Só uma dica: se ja possuem um filtro de fluxo mais rápido, façam um teste lado a lado tentando igualar o sensorial ajustando a moagem. A minha teoria é que o mesmo filtro mais lento, com uma moagem mais grossa, tem o mesmo sensorial que o filtro mais rápido. Eu testei o Abaca vs Hario:
  3. Veja aqui: https://discord.com/channels/890339612441063494/1289578499581149204/1289629237728514119
  4. Onde ele disse isso? Que eu me lembre, ele fez um teste comparando K7, ZP6 e Millab, e foi bem enfático ao dizer que na percepção dele o ZP6 entrega muito mais clareza com consistência, seguido pelo Millab e por último o K7.
  5. Eu havia entendido que 2k era só para o moedor. Nesse caso, um pequeno alerta: o E55 pode ser bom para um espresso mais tradicional, mas em geral esses moedores geram mais fines e menos clareza. Num coado, é o tipo de moedor que não me agrada, mas você pode usar um manual com mais clareza para filtrados e um elétrico com grande conveniência para espresso que ai sim é difícil de moer e o elétrico faz muita diferença. Porém, você iria para algo como um E55 por 1k-1.2k, mais um K6 por exemplo a 800-1000, mais a Philco por uns 500 e acessórios por outros 300-500. Daria para trocar o K6 por um R3 na faixa de 500 reais mas entendo que ele não traz tanta clareza quanto o K6 exceto se colocar as mós de coados, mas acrescenta mais um valor que talvez compense mais um K6, ainda que usado. Um elétrico que achei bem razoável nos coados é o T38 Plus, mas acho que não estavam encontrando com envio para o Brasil. Se quiser dar uma olhada, fiz um review dele aqui:
  6. Qual o orçamento? A principio, eu fugiria das Oster.
  7. Sugiro dar uma olhada nesse video onde falou sobre escolhas em função fo perfil de uso: Sobre a Oster Compacta, em breve postarei reviews sobre a Hibrew H10B, são similares, mas a H10B tem alguns recursos a mais. É uma termobloco se entrada, mas também pode ir na Philco com PID, manômetro e dimmer que ficaria excelente, mas tem que ter disposição pra modificar.
  8. Concordo com o @danieljr, ZP6 é outra categoria. Não necessariamente melhor, é um moedor que vai dar muita clareza, mas alguns sentem falta de corpo. Num coado, eu só acho o Pietro comparável, nem o DF64 com MP achei tão bom quanto os dois manuais.
  9. Parabéns pela aquisição! Bom saber que ela está performando bem. O controle de fluxo ja deve ter vindo com uma vedação de silicone. Se ainda está vazando, até pode colocar um pouco de veda rosca, mas é chato de regular. Um pouco a mais e o manômetro fica torto para um lado, um pouco a menos e fica torto para o outro ou ainda vaza. Ajuste num dia que tiver tempo e paciência.
  10. Ss veio dos EUA, pode ser 9 bar, mas se veio da Europa deve ser 15 bar. Alias, isso vale para a E24. Para a Evo acho que era 15 bar mesmo nos EUA.
  11. Opa, com certeza. Se der certo, eu compartilho. O tópico aqui ficou top demais. Muita gente vai montar seus manometros de grupo agora. O meu é direto no portafiltro mas nem todo mundo tem esses modelos de rosca. Com os modelos no basket, dá pra montar nas máquinas 51 mm. O meu scace vai na mesma linha. Quero montar em um filtro pra poder instalar em modelos diferentes de 51mm que tem dd 2 e 3 orelhas, e vou tentar colocar nas portáteis para medições mais precisas.
  12. Excelente! Publica a lista de peças e o passo a passo pra galera replicar. Eu comprei umas peças recentemente pra fazer um "Scace" mas só depois que chegarem as peças conseguirei ver se vai dar certo.
  13. Eu acho todas as opiniões anteriores muito sensatas, mas eu comecei pelo espresso porque era simplesmente a minha maior paixão, de longe. Hoje até aprendi a curtir mais V60, mas espresso continua sendo minha bebida favorita. Se você curte tanto espresso, realmente será mais difícil e caro, mas se não começar não aprende nunca. Então, se for esse o caso, comece simples para aprender a trabalhar aa variáveis e como elas afetam a xícara: fluxo, pressão, temperatura, moagem, proporção etc. A Philco te dá mais possibilidades de crescer, se for capaz de modificar. As máquinas com termobloco dificultam o gerenciamento de temperatura, mas dá para começar com elas, usando na faixa que foram projetadas para uso de forma a não subaquecer ou superaquecer a água. Com a Oster compacta não tenho experiência, mas estou testando uma Hibrew H10B e posso dizer que sabendo ajustar, consegue fazer um bom café, melhor que o da maioria das cafeterias incluindo algumas de café especial pois vai ajustar para o seu paladar. Um moedor custo benefício que me surpreendeu recentemente é o T38 Plus e me parece se encaixar nesse seu início com boa versatilidade entre métodos: E caso queira esperar um pouco, em breve começarei a filmar as minhas experiências com a Hibrew H10B. Enquanto isso, pode começar com V60 que é bem mais barata que espresso, ou só compra um moedor e café melhor pra testar num Melitta mesmo. Um bom custo benefício pra iniciar são os cafés Gourmet do Torra Fresca. Ele vende apenas por WhatsApp: 11-95550-6302.
  14. Importantíssimo! Agora é só curtir. Pelo menos até a próxima mod
  15. Esse é o meu kit e acho que é exatamente o que você procura:
  16. O overshoot está muito alto. Tenta com as configurações que usei na Silvia com termopar tipo K mesmo, ou os da Vibiemme Domobar que usei PT100: https://espressohackers.com/pid-installation-for-beginners/#PID_Settings
  17. A Peak vai deixar de ser fornecedor oficial, mas pode vender o estoque remanescente, o que deve durar quase 1 ano de vendas pelo que conversei com o Peak. O site está correto (peakcoffee.cc) e ele é confiável, sim. Às vezes meio confuso, muita demanda para uma pessoa só, mas ele sempre foi correto comigo e amigos que eu sei que compraram com ele.
  18. Moedores virou um assunto muito mais complexo nos últimos anos pela variedade de opções. Eu sugiro testar um K6, pois é um bom custo benefício, você acha com certa facilidade aqui no fórum e talvez até pra emprestar. Usa por um mês e veja o que acha. Na minha opinião, é um bom moedor pra coados. Não tem a clareza do ZP6, nem gera tantos fines como o K6. Sabendo ajustar, é possível tirar xícaras bem próximas do Comandante, pelo menos com as torras claras e ultraclaras que uso. Mas ja ouvi dizer que o Comandante se sobressai com cafés mais doces, mais caramelo, e eu sou mais da linha frutado/floral. Pode ser por isso que tirei xícaras próximas. Porém, uma coisa que me irrita no Comandante é nao ter ajuste externo. Acho inaceitável atualmente, mas é icônico. Também acho pouco ergonômico, especialmente se nao tiver mãos grandes. Ja o K-Ultra, por tudo que ouço (mas nunca tive) é o K6 de luxo, da empresa irmã 1zpresso. Deve ser uma alternativa tão boa quanto o K6 mas numa construção e embalagem mais premium. O Kinu eu acho excelente pra espressos, mas usei pouquíssimo pra coados. Justamente por buscar sempre clareza máxima, nem uso Kinu pra coados e ainda preciso comprar a POB pra testar. Mas é um moedor muito caro, no Brasil compensa mais o Bravito. Que aliás, é outro que você talvez consiga emprestado pra testar e também sempre aparece um usado aqui nos classificados. Se testar o K6 ou Bravito e não gostar, também sao dois moedores fáceis de vender aqui. Por isso, acho que o melhor seria pegar um deles por 1 ou 2 meses e ver o que acha com vários cafés, vários ajustes, em dias diferentes. Um ou dois testes é muito pouco e mascara outros fatores na extração que acabam enganando, até mesmo a nossa percepção varia. Eu tenho o K6 há mais de 3 anos e não penso em vender.
  19. Eu nao tenho o E55, mas pelo que ouço falar, o T38 Plus vai entregar mais claridade, ficará um pouco mais equilibrado. O E55 parece que gera muitos fines.
  20. Show! Que bom que ajudou. Agora, é apanhar e curtir... kkk...
  21. Eu nao tenho o C5 para comparar. Como o K6 é bem conhecido, usei de referência. Mas acho que o foco desse moedor é portabilidade e tamanho compacto na bancada com boa performance e custo mais baixo. Sensorial vai do perfil de cada um. Pode ser um moedor pra viagens ou o principal dependendo da pessoa. Mas eu curti bastante, mais que os modelos a bateria que em geral possuem pouco torque.
  22. Há algumas semanas, postei um vídeo comparando a Ikape Kapo K2, Hibrew H4C e Outin Nano. Resumindo, as 3 são boas, e apesar da propaganda a respeito do controle de temperatura, entregam basicamente a mesma temperatura na extração. A Outin tem um ecossistema mais completo, a Ikape tem aplicativo e mais ajustes (mas te deixará na mão se descontinuarem o app), e a Hibrew tem baterias substituíveis que podem aumentar a vida útil do equipamento e dá flexibilidade se levar baterias extras de casa, porém, demora mais para aquecer. Mais detalhes e imagens, no vídeo abaixo:
  23. Esse é um dos moedores mais interessantes que testei nos últimos tempos. Cerca de 120 dólares, que vão virar 240 no Brasil, mas talvez consigam comprar em viagem ou pedir pra alguém trazer, pois é bem compacto, 1.5 kg com a fonte. Por usar motor DC, é bivolt, tem boa potência, 72W, não engasgou nem com torra clara de um denso Etiopia, moendo pra espresso e em cold start. Perfil sensorial intermediário, menos claridade que um K6, mas mais que um K4. Fez bons cafés no espresso e coado. Ainda consegui trocar as mós pelas do P2, e com as heptagonais obtive um pouco mais de clareza no coado. Para quem tiver interesse, segue um review mais detalhado e com imagens:
×
×
  • Criar Novo...