Ir para conteúdo

Gaggiuino - Para os aventureiros (e curiosos) do Projeto documentarem e trocarem experiências.


Felipe_Silva

Postagens recomendadas

18 hours ago, Caio Oliveira said:

Esse modulo rele comum é pra controlar o que? O modulo PWM ta ali no meio, e ele que controla a bomba certo? 

A proposito, a caixa ficou bem legal! 

Correto, o Dimmer AC é para controlar a potência da bomba e fazer pressure profile .

 

Como o amigo aí dissez o relé controla a válvula 3-way. Isso permite fazer uma pre-infusão programada sem abrir a válvula, fazer a reposição da água do boiler, aliviar a pressão do boiler em caso de subir muito, etc. Ter um controle independente da 3-way é fundamental para as features do Gaggiuino.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seguimos aqui...

Fora a complexidade eletrônica, temos também desafios de conexões. No meu caso aqui, como eu tenho um manômetro analógico com retro iluminação que eu gosto muito, mesmo com a instalação do Gaggiuino, quando eu poderia eliminar ele, eu decidi por mantê-lo.

Aumentou a dificuldade para achar um local para instalar o transdutor de pressão, mas no final deu tudo certo.

 

Achei propício colocar abaixo da válvula OPVQSGTreM.jpeg

nzY26hB.jpeg

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Finalmente!!!

covid19-its-alive.gif

 

No Discord, eles sugerem filmar a primeira vez que ligamos o Gaggiuino (no meu caso, Silviuino rss).

Passei, primeiro pela finalização dos testes de bancada e coloquei uma lâmpada para simular cada uma das cargas que ele controla (bomba, boiler e válvula 3-way) e esquentei o sensor de temperatura para simular o comportamento.

https://imgur.com/a/tGrT2q5

Vendo que tudo, a princípio funcionou bem, parti para uma instalação preliminar bem tosca na máquina e filmei o "primeiro start"

https://imgur.com/gallery/NtfHewk

Fiz umas extrações, e, já na quarta tomei um dos melhores cafés que já extrai... Mesmo tendo muito que ajustar ainda, Incrível como essa curva de pressão ( pressure profile)  + pré Infusão juntos agregam tantaoooooooooo assim!

Primeira extração:

https://imgur.com/gallery/kLnoeve

Quarta extração:

https://imgur.com/gallery/fCdLcwG

Em breve, finalizar tudo, montar e mando mais impressões 

 

 

 

  • Curtir 11
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assisti hj os videos do rapaz no YT com esse projeto e fiquei VIDRADO, se tornou meu projeto de vida

Cheguei até o post pesquisando outras coisas mas, claro, nao poderei deixar de acompanhar e, em breve, contribuir tambem

Minha vontade mesmo seria comprar o kit, de um lugar só, mas me parece complexo né?

Pergunta oficial, se eu comprar um LCD 3.5 ele renderiza no tamanho maior sem problema?

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/01/2023 at 16:44, rafaelsgarbulho disse:

 

Pergunta oficial, se eu comprar um LCD 3.5 ele renderiza no tamanho maior sem problema?

 

 

 

Eu já tive essa duvida também. O de 3,5 tem resolução diferente, porem o de 2,8 é praticamente idêntico. Acredito que a alteração na programação seria mínima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...
  • 4 weeks later...

Fiz uns cálculos aqui, somando frete e o valor das peças, estimo algo em torno de 650 reais para fazer esse projeto. Sabendo que desses 650, quase 300 é de frete. Estão pesadíssimos esses fretes 28 reais em uma peça que custa 5, 22 reais em outra peça que custa 7. Alguém já conseguiu comprar os componentes com outros vendedores? Ou ao menos diminuir esses valores do frete? Eu sei que algumas peças encontra facilmente ate no shopee, tipo o rele ssr por um valor bem a baixo e possivelmente frete grátis. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
On 3/19/2023 at 11:05 PM, Caio Oliveira said:

Fiz uns cálculos aqui, somando frete e o valor das peças, estimo algo em torno de 650 reais para fazer esse projeto. Sabendo que desses 650, quase 300 é de frete. Estão pesadíssimos esses fretes 28 reais em uma peça que custa 5, 22 reais em outra peça que custa 7. Alguém já conseguiu comprar os componentes com outros vendedores? Ou ao menos diminuir esses valores do frete? Eu sei que algumas peças encontra facilmente ate no shopee, tipo o rele ssr por um valor bem a baixo e possivelmente frete grátis. 

Vim aqui pra ver este ponto tambem... estou pensando em pimpar minha britania kkkkkk vai ser louco.

Fiz um merge das peças mercado livre x aliexpress e nao mudou muita coisa ($100) mas o risco de termos uma diferença no modelo é grande, melhor nao arriscar

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Não vou mentir, eu arrisquei e consegui economizar algum dinheiro. Comprei algumas peças diferentes em locais diferentes que não afetam diretamente a programação, tipo, o stepdown a gente encontra por aqui de outro modelo por cerca de 20 reais, vai ter a mesma função mas não vai encaixar no molde da caixa que eles disponibilizam em compensação compro em loja física em minha cidade. O rele ssr também consegue encontrar da mesma especificação por aqui mais em conta. O arduino eu achei no shopee já com a placa de expansão por 45 reais, frete gratis, e já no Brasil. Enfim. Acho que vale a pena pesquisar. 

 

O display, arrisquei o de 2.8 polegadas mesmo, e mexendo no software da nextion, consegui alterar de maneira muito simples do de 2.4 pro 2.8, sem ter que mexer em nada em código etc. Eu teria que alterar a programação se mudasse para o de 3.2 que tem resolução maior, ai ele ia ficar igual quando a gente vê conteúdo 3:4 em monitor ou TV 16:9, com as barras pretas nas laterais. Seria necessário adaptação de todo o layout para corrigir. 

Aos poucos o projeto está saindo, falta importar muita coisa ainda, mas essa é a vantagem de comprar as coisas separadas, da pra ir "parcelando" de acordo as condições financeiras e sem ocupar limite no cartão kkkkkk. Vou gravar um vídeo explicando a alteração do display e postar aqui assim que estiver com ele na mão e fazer os testes. 

  • Curtir 9
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de me deparar com um pequeno problema de adaptação de projeto. A poemia nao tem um furo na caldeira que eu consiga rosquear o termopar que eles indicaram, pois o termostato original ele so é encostado na caldeira através de uma chapa que faz pressão no mesmo. As duas soluções possiveis sao: 1 meter o louco e furar a caldeira, e fazer uma rosca M4 para usar o termopar original do projeto, ou, comprar um termopar do mesmo tipo K porem em formato de argola, e usar ele pensado entre o termostato original e a caldeira com bastante pasta termica (que ja é utilizado no termostato original). Meu problema seria a possivel leitura de temperatura incorreta, pois o codigo foi escrito para outro termopar diferente, apesar de ambos serem do mesmo tipo (K), e pelo que li nas especificações eles sao bem parecidos. 

Termopar original do projeto: Ftarb03 k tipo m3 m4 cabeça do parafuso sem terra cabo plástico 0.6m impressora 3d termopar parafuso sensor de temperatura| | - AliExpress

termopar que estou pensando em utilizar: Ftarr01 k e tipo 0.5m cabo de triagem de metal, 5mm 6mm 8mm 10mm 14mm de diâmetro, cabeça do termopar sensor de temperatura|thermocouple temperature sensor|thermocouple temperaturetemperature sensor - AliExpress

Alguma dica a respeito? 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é só ajustar o ganho?

Achei inclusive que tinha que ajustar para cada sensor individualmente. Pelo menos com balança é assim, tem que calibrar para cada célula de carga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Caio Oliveira disse:

Acabei de me deparar com um pequeno problema de adaptação de projeto. A poemia nao tem um furo na caldeira que eu consiga rosquear o termopar que eles indicaram, pois o termostato original ele so é encostado na caldeira através de uma chapa que faz pressão no mesmo. As duas soluções possiveis sao: 1 meter o louco e furar a caldeira, e fazer uma rosca M4 para usar o termopar original do projeto, ou, comprar um termopar do mesmo tipo K porem em formato de argola, e usar ele pensado entre o termostato original e a caldeira com bastante pasta termica (que ja é utilizado no termostato original). Meu problema seria a possivel leitura de temperatura incorreta, pois o codigo foi escrito para outro termopar diferente, apesar de ambos serem do mesmo tipo (K), e pelo que li nas especificações eles sao bem parecidos. 

Termopar original do projeto: Ftarb03 k tipo m3 m4 cabeça do parafuso sem terra cabo plástico 0.6m impressora 3d termopar parafuso sensor de temperatura| | - AliExpress

termopar que estou pensando em utilizar: Ftarr01 k e tipo 0.5m cabo de triagem de metal, 5mm 6mm 8mm 10mm 14mm de diâmetro, cabeça do termopar sensor de temperatura|thermocouple temperature sensor|thermocouple temperaturetemperature sensor - AliExpress

Alguma dica a respeito? 

@Caio Oliveira, vou indicar alguns pontos que podem contribuir nessa questão:

1- entendo que não haverá diferença de leitura / programação relacionada ao tipo de conector (rosca ou argola) visto que são termopares do mesmo tipo (k). O que muda que muda é a forma que o calor será transferido até chegar ao elemento termopar (interno ao conector). Mas essa transferência de calor já será diferente da Classic para a poemia (caldeiras e pontos de fixação do termopar diferentes). Não me preocuparia com esse ponto e ajustaria a medição via alteração do offset (comparando a uma medição externa da temperatura da água saindo do chuveiro ou algo do tipo);

2- se quer usar outro tipo de termopar, tenta procurar um que tenha o conector isolado / não aterrado (o indicado na lista do Gaggiuino é isolado). O módulo Max da muita falha de leitura / erro / interferência eletromagnética com termopares aterrados. Ou teria que usar um isolamento na montagem do conector, mas isso seria contra a boa condutividade térmica;

3- Mais importante: eu não ficaria a caldeira em hipótese alguma. Você correria o risco de fazer um furo passante e o conector do termopar não tem a função de vedação de alta pressão. No mínimo você faria um furo não passante, mas isso já criaria um ponto de concentração de tensão / baixa resistência/ espessura reduzida que poderia falhar em funcionamento / pressão elevada.

Obs.: Na gaggia classic, o termopar é rosqueado em uma região de sobre espessura / ressalto além da parede da caldeira. O furo rosqueado não passa a parede da caldeira, nem chega na espessura mínima / normal da caldeira.

No teu caso, eu tentaria fixar uma porca de material de boa condutividade térmica (alumínio, cobre, etc), se for de fácil acesso / fabricação para você, na parede da caldeira (com pasta térmica na face e alguma outra cola na borda) e instalaria o termopar tipo rosca nesta "porca".

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu pensei nessa possibilidade de uma porca, só que imaginei como sendo algo necessário soldar para uma boa condutividade térmica, dai mexer com solda na caldeira, não sei, tenho ate pasta térmica de alta condutividade térmica para processadores e placa de vídeo aqui mas não sei se seria suficiente... Furar eu falei mas 5 min depois já descartei a opção kkkk. 

Encontrei esse modelo do mesmo vendedor, é tipo K, não aterrado, inclusive diz ser para a mesma aplicação (impressoras 3d), porem se as informações estiverem corretas, o tempo de resposta dele é muito mais alto se comparado ao outro:

Ftarr03 k tipo 0.5m metal triagem cabo anel cabeça 3d impressora sem terra termopar sensor de temperatura|Instrumentos de temperatura| - AliExpress

Talvez seja uma boa opção. A proposito, a dica do aterramento foi essencial! Valeu! 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Caio Oliveira disse:

Eu pensei nessa possibilidade de uma porca, só que imaginei como sendo algo necessário soldar para uma boa condutividade térmica, dai mexer com solda na caldeira, não sei, tenho ate pasta térmica de alta condutividade térmica para processadores e placa de vídeo aqui mas não sei se seria suficiente... Furar eu falei mas 5 min depois já descartei a opção kkkk. 

Encontrei esse modelo do mesmo vendedor, é tipo K, não aterrado, inclusive diz ser para a mesma aplicação (impressoras 3d), porem se as informações estiverem corretas, o tempo de resposta dele é muito mais alto se comparado ao outro:

Ftarr03 k tipo 0.5m metal triagem cabo anel cabeça 3d impressora sem terra termopar sensor de temperatura|Instrumentos de temperatura| - AliExpress

Talvez seja uma boa opção. A proposito, a dica do aterramento foi essencial! Valeu! 

 

 

Realmente esse tempo de resposta de até 8s é bem alto, acho que se deve ao fato da junção do termopar estar distante do conector (argola).

Acho que você conseguiria fixar alguma porca com uma cola pra alta temperatura (tipo durepoxi) nas bordas da porca. E no contato face - face usaria a pasta térmica. Acho que essa solução seria mais eficiente termicamente e teria um tempo de resposta menor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Algumas atualizações sobre o projeto. 

O display chegou, de 2.8" mesmo. A alteração de 2.4 para 2.8 é super simples, e funcionou perfeitamente. Gravei 2 vídeos, um mostrando o funcionamento no display 2.8, e outro explicando como alterar caso queiram. 

Display em funcionamento 

Tutorial para alteração do display.

 

Eu comprei pela banggood o modulo stepdown, e pra pegar um gift de primeira compra acabei pegando 5 modulos desses (para chegar ao valor minimo para ganhar o presente de primeira compra). Se alguem se interessar, estou disponibilizando 2 deles para doação, apenas arcando com os custos de envio caso não seja de Salvador segue o anuncio que comprei para mais informações dos minúsculos módulos.

Venda 5 pcs Mini DC-DC Ajustável Step Down Módulo de Alimentação 12 V 24 V para 5V 3.3 V 9 V - Banggood Brasil

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/05/2023 at 22:48, Caio Oliveira disse:

Algumas atualizações sobre o projeto. 

O display chegou, de 2.8" mesmo. A alteração de 2.4 para 2.8 é super simples, e funcionou perfeitamente. Gravei 2 vídeos, um mostrando o funcionamento no display 2.8, e outro explicando como alterar caso queiram. 

Display em funcionamento 

Tutorial para alteração do display.

 

Eu comprei pela banggood o modulo stepdown, e pra pegar um gift de primeira compra acabei pegando 5 modulos desses (para chegar ao valor minimo para ganhar o presente de primeira compra). Se alguem se interessar, estou disponibilizando 2 deles para doação, apenas arcando com os custos de envio caso não seja de Salvador segue o anuncio que comprei para mais informações dos minúsculos módulos.

Venda 5 pcs Mini DC-DC Ajustável Step Down Módulo de Alimentação 12 V 24 V para 5V 3.3 V 9 V - Banggood Brasil

 

Galera, estou pra comprar as peças no ALI, mas muita coisa só se consegue comprar em pacotão. 
Então se alguem comprou, e acabou sobrando, estou disposto a comprar as peças sobressalentes.

Inclusive, vi o módulo step down acima, não teve nenhum problema por ser diferente do recomendado? Sobrou mais alguma coisa que você gostaria de vender?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem problemas pois o stepdown n entra em nada diretamente na programação. Ele so serve para abaixar a voltagem de 12v que alimenta o arduino para 5v e alimentar o display nextion. Pode usar qualquer stepdown que encontrar desde que ele abaixe de 12v pra 5v. Por hora eu so tenho esse stepdown sobressalente 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, Caio Oliveira disse:

Não tem problemas pois o stepdown n entra em nada diretamente na programação. Ele so serve para abaixar a voltagem de 12v que alimenta o arduino para 5v e alimentar o display nextion. Pode usar qualquer stepdown que encontrar desde que ele abaixe de 12v pra 5v. Por hora eu so tenho esse stepdown sobressalente 

Boa! Você tem mais alguma dica de economia ou substituição?

Montei o carrinho e deu 1100 reais, isso achando a opção mais barata entre ml, shoppe e ali, mas sempre pegando exatamente o solicitado.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rele ssr dependendo da máquina você pode pegar um de 25A, e não de 40 como eles solicitam, mas nesse caso a diferenca de valor e pequena. A fonte 12v 1A pode ser qualquer uma desde que de boa qualidade. Tudo que não tem comunicação direta com o código de programação do arduino ou stm, n vejo maiores problemas trocar. Parte de alimentação principalmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, eu a tinha experiencia com eletrônica, mas nenhuma com programação, fui descobrindo as coisas na curiosidade mesmo. No site do gaggiuino eles entregam tudo pra você bem mastigado, passo a passo nos mínimos detalhes, até como soldar corretamente eles ensinam, basicão mesmo, nas gaggias. Agora, se for partir para uma adaptação em outra maquina, ai já recomendo ter uma noção mínima do que está fazendo. De modo geral não tem bicho de 7 cabeças, é trabalhoso, porem fácil pq já ta tudo pronto, basta ser curioso e ter a coragem de meter a mão na massa, desmontar uma maquina que tem um valor relativamente alto, etc, apesar de que tudo que eles fazem na maquina é reversível ao estado original caso queira. 

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
Em 05/05/2023 at 23:10, bivoltbr disse:

Galera, estou pra comprar as peças no ALI, mas muita coisa só se consegue comprar em pacotão. 
Então se alguem comprou, e acabou sobrando, estou disposto a comprar as peças sobressalentes.

Inclusive, vi o módulo step down acima, não teve nenhum problema por ser diferente do recomendado? Sobrou mais alguma coisa que você gostaria de vender?

Quero montar esse projeto na minha Gaggia Classic, mas realmente várias coisas vêm em grandes quantidades. A mangueira original por exemplo só vende 1 metro e devemos utiliza poucos centimetros. 

Se alguém tiver peças sobrando para doar/vender também tenho interesse. Se alguém quiser dividr uma compra também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu encontrei a mangueira original a venda aqui no BR, não é barato (cerca de 80 reais com o frete), mas de acordo com eles é melhor do que a mangueira vendida no ali... Tem no mercado livre. 

Tubo De Silicone 5x8,9 16000380 P/ Saeco Hd8750/11 Original | MercadoLivre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualização do projeto... 

 

Chegaram os componentes essenciais para o gaggiuino funcionar, ainda não tenho controle de pressão, porem já consigo montar o projeto na cafeteira e ter um controle de temperatura excelente. Outra questão é que de fato, o display de 2.8 funciona perfeitamente sem alterar absolutamente nada no código, apenas fazendo aquela alteração que postei o tutorial aqui uns dias atras. 

Em breve, posto a montagem na cafeteira como vai ser. 

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais um, de prometo que o prox será da montagem. 

Gaggiuino 100% traduzido para pt-BR, deu trabalho para editar as imagens viu rs. 

Quem se interessar posso traduzir também a interface para o blackpill, ja que essa que traduzi hoje foi a do nano. E se tiverem sugestões também para melhorar a tradução, serão bem vindas. 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...