Ir para conteúdo

Gaggiuino - Para os aventureiros (e curiosos) do Projeto documentarem e trocarem experiências.


Felipe_Silva

Postagens recomendadas

22 hours ago, Caio Oliveira said:

Mais um, de prometo que o prox será da montagem. 

Gaggiuino 100% traduzido para pt-BR, deu trabalho para editar as imagens viu rs. 

Quem se interessar posso traduzir também a interface para o blackpill, ja que essa que traduzi hoje foi a do nano. E se tiverem sugestões também para melhorar a tradução, serão bem vindas. 

 

Muito bom! Parabéns pelo empenho!

Essa semana eu peguei para terminar uma parte que estava pendente desde que conclui minha instalação na máquina. A integração na balança no DripTray.

Aproveitei para atualizar para o código mais novo. Percebi que esse que você usou para atualizar não tem as últimas modificações, que parecem foram bem expressivas. Chegou a validar se você está na última versão disponível?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu testei os 2 aqui, tanto o mais novo quanto esse. O que muda é que uma interface foi feita para o nano que tem menos funções, e a outra para o STM. A do nano mesmo não tem a estimativa de peso, nem o controle de temperatura da vaporização (o tal do steam boost), você pode ate setar uma temperatura la mas ele so vai mandar uma temperatura pre programada (se não me engano 115 graus ele diz que ta pronto pra vaporizar). O nano também não tem estimativa de fluxo. É justamente isso que a interface atualizada traz a mais. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 hours ago, Caio Oliveira said:

Eu testei os 2 aqui, tanto o mais novo quanto esse. O que muda é que uma interface foi feita para o nano que tem menos funções, e a outra para o STM. A do nano mesmo não tem a estimativa de peso, nem o controle de temperatura da vaporização (o tal do steam boost), você pode ate setar uma temperatura la mas ele so vai mandar uma temperatura pre programada (se não me engano 115 graus ele diz que ta pronto pra vaporizar). O nano também não tem estimativa de fluxo. É justamente isso que a interface atualizada traz a mais. 

Vou te mandar uma mensagem no pvt

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que tópico excelente!!! Acabei de ler tudo. Só para confirmar, temos aqui 3 pessoas fazendo o mod em 3 máquinas distintas, isso?

1. Rancilio Silvia

2. Poemia

3. Gaggia Classic

Eu atualmente tenho uma Philco 15 Bar e estou pensando em entrar para o clube Gaggiuino, mas talvez não valha a pena fazer na Philco, principalmente pela falta de uma válvula solenoide, o que acham? A Poemia já tem válvula solenoide 3 way de fábrica? Pergunto porque eu vi uma condenada numa assistência técnica e, se ela for melhor que a Philco 15 Bar para o projeto, posso tentar ver se consigo comprar ela e arrumar o que tiver quebrado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Poemia não tem solenoide. 

Se vale a pena ou não fazer na Philco, complicado dizer. Vai melhorar muito. Mas nunca será uma Silvia que tem um boiler muito maior. Solenoide nem acho um grande problema.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Terminei a primeira parte da instalação na poemia, porém aquele problema relatado da adaptação do sensor persiste, eu não consegui uma boa condutividade termica, está com um atraso absurdo na leitura. Estou pensando em arriscar um sensor tipo olhal, porém aterrado igual o que o Regis usou no PID dele. Pensei também em isolar com aquela folha de mica, ela isola bem eletricamente, mas é bem fina, talvez não isole termicamente. 

No momento eu fiz com uma porca de alumínio do tamanho exato do termopar só que eu acho que ela tá absorvendo muito calor antes do termopar ler. 

IMG-20230602-WA0069.thumb.jpg.dab1a8b23f8c68d1a889ccba767fe03f.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...
On 6/27/2023 at 12:27 PM, marcosandradejr said:

Boa tarde, pessoal!! E aí, onde estão os aventureiros das modificações? Nunca mais li nada a respeito. Hahaha estou curioso!

Sent from my SM-G975F using Tapatalk
 

Por aqui, projeto finalizado com sucesso!

Super recomendado! Inúmeras possibilidades!

Agora, com a versão nova, tem 5 profiles customizáveis. Vou fazer um vídeo depois. 

Estava faltando apenas a integração da balança no Drip Tray que conclui a uns 30 dias e de lá para cá, só alegrias.

 

 

 
  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui esperando o limbo de curitiba liberar as ultimas peças para implementar o controle de pressão. O sensor, dimmer da bomba, dentre outras coisas estão presos na alfandega desde o dia 22. Por enquanto a minha esta assim: 

image.thumb.jpeg.896269ef4e4f39f609ff1e0c41af8d92.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Massa demais! Parabéns! Estou esperando o Caio arriscar a Poemia dele pra ver se crio coragem de fazer na minha! Hahaha

Sent from my SM-G975F using Tapatalk

Aqui esperando o limbo de curitiba liberar as ultimas peças para implementar o controle de pressão. O sensor, dimmer da bomba, dentre outras coisas estão presos na alfandega desde o dia 22. Por enquanto a minha esta assim: 
image.thumb.jpeg.896269ef4e4f39f609ff1e0c41af8d92.jpeg
Onde tu comprou o porta filtro naked?

Sent from my SM-G975F using Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui ja foi pro tudo ou nada kkkk, ate cortar a carcaça pra imbutir o display eu cortei. Ja esta funcional, mas ainda faltando algumas coisas, dentre elas adaptar o controle de pressão, trocar o termopar por outro mais responsivo na poemia e talvez ate trocar o local de instalação dele, e bem futuramente adaptar a balança. 

o pf eu comprei na seattle coffee gear, minha irma trouxe na mala pra mim dos EUA tanto o naked quanto o double spout (que atualmente ta servindo so de decoração ja que so uso o naked rs). Infelizmente não são mais vendidos pela loja.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Comprei a PCB da coletiva do Discord, agora estou comprando as partes no ali express. Se alguem tiver partes sobrando ou quer dividir o frete do ali express me avise! Vou montar numa Gaggia com o stm32. Consigo imprimir as peças em 3d tb.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho uns stepdown 12v -> 5v, acabei cmprando 5, e no final das contas nao usei nenhum no projeto kkkkkkkk 

Estou usando uma fonte 5v 3A, ate hoje nao entendi a necessidade deles usarem uma fonte 12v e um stepdown para 5v, ja que absolutamente nenhum componente utiliza 12v. 

A ultima atualização do meu projeto é que meu termopar chegou, comprei um aterrado (ou não isolado) e esta lendo tranquilamente, com uma velocidade muito melhor. Consegui finalmente a estabilidade térmica que procurava. Já gravei alguns vídeos em breve subo. Estou aguardando chegar a mangueira interna, ai monto o controle de pressão e finalizo a parte 2 do projeto (parte 3 será integrar a balança).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara esse tópico é demais, em breve irei tentar fazer algum mod na minha Philco, estou ainda domando a máquina e aprendendo mais sobre espressos, que é difícil igual mulher braba kkkkk.

Mas parabéns aos envolvidos.....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 hours ago, gwood said:

Comprei a PCB da coletiva do Discord, agora estou comprando as partes no ali express. Se alguem tiver partes sobrando ou quer dividir o frete do ali express me avise! Vou montar numa Gaggia com o stm32. Consigo imprimir as peças em 3d tb.

Show de bola! Eu fiz 2 montagens "Lego Build" com STM32 e agora chegaram 2 PCBs que adquiri de uma pessoa que tinha sobrando por lá. Mas já estou a mais de 6 meses rodando no "Lego build" sem nenhum problema. Nunca fiquei sem café por nenhum motivo de parada ou mau funcionamento. Extremamente estável até então!

Vou iniciar uma montagem em uma Gaggia e uma Poemia e, com as dicas do @Caio Oliveira pretendo agora utilizar o display maior!

Super recomendado a utilização do projeto! A máquina vai para outro nível!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Felipe_Silva disse:

Show de bola! Eu fiz 2 montagens "Lego Build" com STM32 e agora chegaram 2 PCBs que adquiri de uma pessoa que tinha sobrando por lá. Mas já estou a mais de 6 meses rodando no "Lego build" sem nenhum problema. Nunca fiquei sem café por nenhum motivo de parada ou mau funcionamento. Extremamente estável até então!

Vou iniciar uma montagem em uma Gaggia e uma Poemia e, com as dicas do @Caio Oliveira pretendo agora utilizar o display maior!

Super recomendado a utilização do projeto! A máquina vai para outro nível!

Boa, esse é meu medo mesmo - a maquina vai sair de uma quase completamente "mecanica" para uma cheia de componentes eletronicos, entao pode pifar em algum momento. Se está estável me anima um pouco mais.

Acho que montar com a PCB vai ser mais facil que o Lego build (espero!).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chuva de videos de atualizações e o que foi feito no projeto ate agora: 

Resumo dos mods:

Teste de vazamento das conexoes:

Sintoma estranho na medição de pressao:

Eu estou tentando descobrir o que pode estar acontecendo nesse sintoma do ultimo vídeo, será que a válvula de retenção do grupo pode estar obstruindo excessivamente? 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 7/19/2023 at 3:33 PM, gwood said:

Boa, esse é meu medo mesmo - a maquina vai sair de uma quase completamente "mecanica" para uma cheia de componentes eletronicos, entao pode pifar em algum momento. Se está estável me anima um pouco mais.

Acho que montar com a PCB vai ser mais facil que o Lego build (espero!).

Cara, não tenho NADA do que reclamar, pode perceber na minha montagem, que eu inclusive, incialmente preferi adicionais 2 botões (extração e vaporização) externos ao originais, com esse receio de ficar sem máquina e precisar voltar rapidamente para o original, por isso fiz uma instalação meio "paralela". Mas agora, assim que tiver um tempo, vou reposicionar o display e finalizar a instalação definitiva. ZERO problemas após instalado tudo!

 

Com certeza, via PCB será muito menos trabalhoso, porém, você já tem os conectores todos para a placa?

15 hours ago, Caio Oliveira said:

Chuva de videos de atualizações e o que foi feito no projeto ate agora: 

Resumo dos mods:

Teste de vazamento das conexoes:

Sintoma estranho na medição de pressao:

Eu estou tentando descobrir o que pode estar acontecendo nesse sintoma do ultimo vídeo, será que a válvula de retenção do grupo pode estar obstruindo excessivamente? 

Caio, sobre seu último vídeo, bem estranho mesmo... percebi também que o fluxo dela, "em vazio" está pouco... não? Não faço ideia o que pode ser... 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O fluxo em vazio no video esta pouco porque o dimmer esta regulando para os 9 bar e cortando a bomba, mas se botar a bomba ligada direto sem limitação de pressao o fluxo parece normal. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O fluxo em vazio no video esta pouco porque o dimmer esta regulando para os 9 bar e cortando a bomba, mas se botar a bomba ligada direto sem limitação de pressao o fluxo parece normal. 
Boa noite Caio, pô que bom que conseguiu identificar, quando puder põe um vídeo de uma extração já com o sistema em 9bar , tenho acompanhado sua evolução nesse trabalho, tenho um Philco e assim que puder aos poucos vou caminhando para esse projeto também!

Enviado de meu 2201116SG usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mais um sintoma que confirma ainda mais o possivel problema na valvula de retenção:

 

e por ultimo mas não menos importante, o primeiro shot tirado com o controle de pressão do gaggiuino, ficou oh :P uma bost* kkkkkkk 

image.thumb.jpeg.9b011bfe9084d2d7771cd79842201a05.jpeg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que cheguei a conclusão depois desse teste, é a vedação do grupo que esta restringindo demais o fluxo:

agora é lutar pra abrir esse parafuso pq da um trabalho lazarento, vou ter que comprar uma chave de fenda imensa so pra isso. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Caio Oliveira disse:

Acho que cheguei a conclusão depois desse teste, é a vedação do grupo que esta restringindo demais o fluxo:

agora é lutar pra abrir esse parafuso pq da um trabalho lazarento, vou ter que comprar uma chave de fenda imensa so pra isso. 

Boa noite Caio, intrigante essa situação, e quanto ao primeiro shot faz parte, quanto a vedação do grupo estar restringindo não alcancei seu raciocínio, mas com o plástico no porta filtro a pressão ficou bem  estável  dando a intender sobre a integridade da pressão no sistema assim como suas vedações, o que acha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, não há vazamentos, a valvula de segurança da máquina (opv original) está atuando em aproximadamente 13 bar que é o correto pro padrao da maquina, o sensor está marcando corretamente. 

A valvula de restrição do grupo é uma mola com uma borracha na ponta pressionada contra uma saida interna estreita que tem na caldeira, ela serve para segurar um pouco da pressão dentro da caldeira já que essas máquinas de entrada (poemia, philco, mondial, etc) não tem a solenoide 3 vias, pra conseguir vaporizar, além de vedar pra não ficar pingando enquanto a água esquenta. Mas em teoria ela não deveria segurar tanta pressão assim, ela tá resistindo até uns 5~6 bar, o que é muito mesmo... já passou até do ponto de pré infusão que é por volta de 3 a 4 bar. 

4575542-600x600.jpg.720d7c31ee1a360a3aa61606f20a6369.jpg

É algo tipo isso ai, essa mola fica em baixo, a vedacao pra cima tampando a saída da caldeira, quando vence a pressão estabelecida, a valvula desce e deixa passar a agua. 

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez uma limpeza na válvula, e na saída de agua do grupo. Porem eu tive um problema, que eu não consigo de jeito nenhum retirar o parafuso que acomoda a válvula da minha maquina, ate então, não resolvi o problema. Também não aconselho retirar a válvula pois pode ocasionar em vazamentos durante o aquecimento da caldeira, e se perde a função da vaporização. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Puts essa do parafuso é complicado já li por aqui e fora também a dificuldade de remover alguns parafusos ao longo do tempo, mas principalmente os da caldeira e a do chuveiro na saída de agua do grupo, mas vendo pelo vídeo a saída de agua não parece estar obstruída.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conversando com o @Felipe_Silva percebi que o comportamento dessa válvula é normal ela segurar um pouco de pressão, ate para poder vaporizar. Então já que a válvula esta segurando ate cerca de 4.5bar ate abrir e após aberta ela ainda precisa de alguma pressão para se manter aberta, eu fiz uma conta simples, para eu ter 9 bar no bolo, a bomba precisa vencer a válvula e o bolo de café, eu subi a pressão e deixei ela regulada para 12bar durante extração e 8 bar em pre infusão. Nunca chega aos 12, a extração normalmente marca 10 a 11bar, mas com o dimmer já atuando diminuindo o fluxo para não subir muito mais que isso. nesses 10 a 11 acredito que seja a forca a mais que a bomba precisa fazer pra manter os 9bar ideal sobre o café e manter um fluxo constante. tipo, 9 no café, e 2 pra manter a válvula aberta com esse fluxo. Por hora acho que vai ser esse o jeito de resolver o meu problema enquanto não tenho uma maquina com válvula de 3 vias. Não sei se meu pensamento esta correto, não manjo nada dessas questões físicas, fluxos, molas, etc etc, fui no puro achismo e os cafés estão me agradando. Mas caso alguem tenha alguma dica a mais, ficaria grato por poder melhorar ainda mais rs

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...