amvictorino Postado 16 de Janeiro Denunciar Share Postado 16 de Janeiro Fala, pessoal! Tudo certo? Queria tirar uma dúvida com vocês: quantas gramas de café vocês costumam usar para preparar uma xícara de espresso? Estou tentando acertar um espresso aqui, mas não estou conseguindo um bom equilíbrio. Setup: Moedor - Timemore C3 ESP Pro Máquina - Ostar Compacta Porta-filtro naked, filtro despressurizado Normalmente estou usando entre 16,5g e 18g com o café Tiger, com torra relativamente recente, com proporção 1:2. O espresso até sai com bastante crema, mas na xícara está vindo bem mais amargo do que a proposta do café. Já testei outras doses e também variações de moagem, mas ainda não cheguei num resultado que fique equilibrado. Se alguém tiver alguma dica também, vou agradecer demais!️ Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
mgbt Postado 17 de Janeiro Denunciar Share Postado 17 de Janeiro Bem-vindo @amvictorino! Acredito que a sua dúvida seja principalmente como acertar o café nessa máquina em específico. Há algumas variáveis, sendo a temperatura uma das principais, porém não é controlável nessa máquina e é necessariamente baixa. Acredito que o tópico da Compacta vá ajudar: Mas vou antecipar meu palpite: acho que a temperatura dessa máquina não é alta o suficiente pra amargar um café que não é amargo, especialmente num ratio tão baixo como 1:2, então acho possível que você esteja confundindo amargor com acidez. Acidez é característica de sub-extração, e nessa máquina o que você pode fazer pra aumentar a extração, é aumentar o ratio. Tente 1:3. Outra dica lá do tópico que eu não consigo confirmar eu mesmo, é deixar ela ligada uns 20 minutos antes de fazer o café, dizem que assim a temperatura fica mais alta, ideal para cafés menos torrados. Boa sorte e bons cafés! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
amvictorino Postado 20 de Janeiro Autor Denunciar Share Postado 20 de Janeiro Em 17/01/2026 at 10:28, mgbt disse: Bem-vindo @amvictorino! Acredito que a sua dúvida seja principalmente como acertar o café nessa máquina em específico. Há algumas variáveis, sendo a temperatura uma das principais, porém não é controlável nessa máquina e é necessariamente baixa. Acredito que o tópico da Compacta vá ajudar: Mas vou antecipar meu palpite: acho que a temperatura dessa máquina não é alta o suficiente pra amargar um café que não é amargo, especialmente num ratio tão baixo como 1:2, então acho possível que você esteja confundindo amargor com acidez. Acidez é característica de sub-extração, e nessa máquina o que você pode fazer pra aumentar a extração, é aumentar o ratio. Tente 1:3. Outra dica lá do tópico que eu não consigo confirmar eu mesmo, é deixar ela ligada uns 20 minutos antes de fazer o café, dizem que assim a temperatura fica mais alta, ideal para cafés menos torrados. Boa sorte e bons cafés! Muito obrigado! Vi bastante coisa nesse tópico e realmente acredito que vai me ajudar bastante. Vou tentar também mudar a proporção como você disse, depois digo se funcionou. Valeu Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas