Ir para conteúdo

Ajuda para espresso

Postagens recomendadas

Fala, pessoal! Tudo certo?

Queria tirar uma dúvida com vocês: quantas gramas de café vocês costumam usar para preparar uma xícara de espresso?

Estou tentando acertar um espresso aqui, mas não estou conseguindo um bom equilíbrio.

Setup:

Moedor - Timemore C3 ESP Pro

Máquina - Ostar Compacta

Porta-filtro naked, filtro despressurizado

Normalmente estou usando entre 16,5g e 18g com o café Tiger, com torra relativamente recente, com proporção 1:2.

O espresso até sai com bastante crema, mas na xícara está vindo bem mais amargo do que a proposta do café.

Já testei outras doses e também variações de moagem, mas ainda não cheguei num resultado que fique equilibrado.

Se alguém tiver alguma dica também, vou agradecer demais!️

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem-vindo @amvictorino!

Acredito que a sua dúvida seja principalmente como acertar o café nessa máquina em específico. Há algumas variáveis, sendo a temperatura uma das principais, porém não é controlável nessa máquina e é necessariamente baixa. Acredito que o tópico da Compacta vá ajudar: 

Mas vou antecipar meu palpite: acho que a temperatura dessa máquina não é alta o suficiente pra amargar um café que não é amargo, especialmente num ratio tão baixo como 1:2, então acho possível que você esteja confundindo amargor com acidez. Acidez é característica de sub-extração, e nessa máquina o que você pode fazer pra aumentar a extração, é aumentar o ratio. Tente 1:3.

Outra dica lá do tópico que eu não consigo confirmar eu mesmo, é deixar ela ligada uns 20 minutos antes de fazer o café, dizem que assim a temperatura fica mais alta, ideal para cafés menos torrados.

Boa sorte e bons cafés!

Link para o comentário

Em 17/01/2026 at 10:28, mgbt disse:

Bem-vindo @amvictorino!

Acredito que a sua dúvida seja principalmente como acertar o café nessa máquina em específico. Há algumas variáveis, sendo a temperatura uma das principais, porém não é controlável nessa máquina e é necessariamente baixa. Acredito que o tópico da Compacta vá ajudar: 

Mas vou antecipar meu palpite: acho que a temperatura dessa máquina não é alta o suficiente pra amargar um café que não é amargo, especialmente num ratio tão baixo como 1:2, então acho possível que você esteja confundindo amargor com acidez. Acidez é característica de sub-extração, e nessa máquina o que você pode fazer pra aumentar a extração, é aumentar o ratio. Tente 1:3.

Outra dica lá do tópico que eu não consigo confirmar eu mesmo, é deixar ela ligada uns 20 minutos antes de fazer o café, dizem que assim a temperatura fica mais alta, ideal para cafés menos torrados.

Boa sorte e bons cafés!

Muito obrigado! 

Vi bastante coisa nesse tópico e realmente acredito que vai me ajudar bastante. 

Vou tentar também mudar a proporção como você disse, depois digo se funcionou. 

Valeu

Link para o comentário