Ir para conteúdo

Moedor elétrico "home made"


sergio.m

Postagens recomendadas

Seguem os vídeos.

 

Apresentação:

 

 

Moagem:

 

 

Quando eu pesei os grãos molhados passei a mão na frente da camera e não deu para ver a balança estabilizada... Mas pela captura abaixo parece ser 14.19 g.

pBwzmsr.png

 

O copinho parece sujo de branco, mas não está. O plástico que foi usinado não é homogêneo, deve ser reciclado, então fica com partes brancas/transparentes.

 

A peça de acrílico é presa com fita dupla face na parte superior.

  • Curtir 10
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

muito legal. Bem eficiente. Eu compraria um recipiente de outro moedor, cuja dimensão seja a mesma da entrada de grãos. Ficaria bonito e você poderia usar com maior quantidade por vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal Bernardo, vamos esperar que eles comentem mais!

 

Miyamoto, sim qualquer moedor, mas por exemplo, meu Skerton não tem retenção alguma por estática.

 

Gilberto, e eu lá tenho prensa? (bom, tem uma a caminho para a esposa :) )

 

Mas se você souber os pontos de moagem em outro moedor qualquer que tenha mós de 37-38mm é só fazer a conta lembrando que o meu tem 2 mm de passo. Imagino que 1 volta inteira seria demais pois as mós estariam espaçadas 2 mm e a moagem ficaria em pedacinhos de diâmetro semelhante. Será que 2 mm é muito ou pouco para prensa?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal Bernardo, vamos esperar que eles comentem mais!

 

Miyamoto, sim qualquer moedor, mas por exemplo, meu Skerton não tem retenção alguma por estática.

 

Gilberto, e eu lá tenho prensa? (bom, tem uma a caminho para a esposa :) )

 

Mas se você souber os pontos de moagem em outro moedor qualquer que tenha mós de 37-38mm é só fazer a conta lembrando que o meu tem 2 mm de passo. Imagino que 1 volta inteira seria demais pois as mós estariam espaçadas 2 mm e a moagem ficaria em pedacinhos de diâmetro semelhante. Será que 2 mm é muito ou pouco para prensa?

 

Sergio,

 

Quando as mós estiverem com as faces inferiores distante em 2 mm a distancia interna entre as laterais das mós sera de tangente de y x 2 , sendo y o angulo formado uma perpendicular a face e a parede lateral da mó.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verdade Gilberto. Mas a conta não é essa, ponha 45 graus em y pra vc ver.

 

Sobre comparação entre um moedor e outro, como as mós devem ter angulos parecidos, a regulagem (posição relativa entre as mós) também deve ser similar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com 45* ok, mas as que tenham aqui eu não medi, mas me parecem que tem uns 15* partindo da vertical. Eu estava revendo pois ainda estou definindo no meu moedor se deixo mais que as 4 voltas previstas a partir do zero.

 

Acho que vc não entendeu que comentei que sua fórmula não está correta. É seno, não tangente.

 

15 graus afasta as paredes das mós 0.26 mm (seno 15) por mm que se afastam na vertical.

 

Interessante vc trazer esse efeito, nunca tinha pensado nele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tinha falado tangente pois considerei a inclinação da mó como hipotenusa, a reta na vertical como cateto adjacente e a medida que de fato queria como cateto oposto, partindo portanto do cateto adjacente para se chegar no cateto oposto. Estou errado ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Calculei assim:

 

alpha, angulo da inclinação da mó em relação a vertical

h, afastamento vertical da mó pela regulagem

x, afastamento que dá a espessura teórica para o pó

 

IMG_20131216_220811.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mós tocando, a escala fica no 6, espresso estou usando em torno da posição 26. Tem 30 divisões por volta (sem contar os "meios")

 

Ou seja, a distância vertical está, 2 mm * (26 - 6) / 30 = 1.33 mm

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba, isto ainda me deixa perdido. No Rocky que tem mós planas, eu tenho o expresso no 5 , coado no 21 , french press no 40, tudo isto em menos de 1 volta inteira com um passo em polegadas, que dá 1,25 mm por volta.

Imagino que nás mós conicas o escalonamento seja diferente, do contrario precisaríamos de 6 voltas para chegar no French no meu caso que o passo é de 1m m.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mós planas parecem não ter esse efeito do angulo das faces das mós. É uma relação direta entre o espaçamento vertical e o tamanho do granulado.

 

Se você quiser, moa em cima de sulfite para espresso e para prensa e manda uma foto. Tento fazer o mesmo aqui, descobrindo qual a posição para prensa. Daí estimamos melhor para as cônicas.

 

Ponha uma régua perto para a foto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...