Ir para conteúdo

Mini Gaggia


sergio.m

Postagens recomendadas

Mais um upgrade!

 

Anel de alumínio usinado fixando o filtro able no cilindro. Entrou justo.

 

KokMg7V.jpg

 

Testarei só 4a pois estou em SP. Se bem que não tem pq não funcionar.

 

Pensei em fazer um esquema removível com parafuso mas preferi algo simples e quando necessário abro a caldeira e limpo o filtro pelo outro lado. Não é péssimo pois aproveito e limpo a caldeira também.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Explicando como fiz a interface com o pt100, tanto para a Mini quanto para o Behmor.

 

A conversão para temperatura é feita com a média de várias medidas do a/d. Para a curva usei banho no gelo e água fervendo.

 

x2sLqD8.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, faltou no esquema. Ali no REF também está ligado o +5v e o uC configurado para referência externa.

 

(corrigido)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim é no a/d do avr. Mas se a medida tem ruído (se não tem é só injetar) é só fazer várias medidas e tirar uma média. Ganha-se resolução mas claro perde-se banda.

 

Exemplo com voltagem real de 1.3 v, resolução do a/d de 1 v

 

a6TgIwt.png

 

Frisando que o ruído tem que entrar antes da conversão do a/d. No exemplo a média é de 15 medidas. No pid da mini faço uma média de 3500.

 

Implementei no hardware para injetar ruído mas acabei não usando pois o fio comprido para o sensor bastou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o chuveiro.

 

Ficou muito bom, a caldeira não suja e a distribuição de água está homogênea.

 

Um detalhe é que o anel de alumínio é 1 mm mais baixo que o filtro. Com 15 gramas de pó no VST 15, o bolo seco não encosta nele. Só que depois da extração, o bolo acaba a expandindo e fica marcado pelo anel. Não vejo grande problema a ponto de ter que usar dose menor...

 

Após a extração, depois de tirar o porta-filtro, dou um expurgo e limpo com pano.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Nunca imaginei que ia ficar tão feliz em ver isso:  :D  :lol:  :D  :lol:

 

soFflCKl.jpg

 

Motivo: estou com a máquina há quase dois meses e não conseguia tirar um dos quatro parafusos para abrir o reservatório. Meu pai conseguiu tirar hoje, com humilhante facilidade.  :P

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O pai do Santiago chegou na casa do Santiago para comer uma pizza, todo arrumado, e de vez comer a pizza o Santiago pediu para ele pegar a Gaggia suja e tirar um parafuso, dá para ver de onde veio a força né.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa mais um pro clube, parabéns!

 

Tirar o parafuso é fácil, quero ver a limpeza =)

 

Interessante que a resistência tem formato diferente. Ela é 220?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tirar parafuso não é tão fácil assim...  ;)

 

Hoje finalmente abri a caldeira. Ainda bem que nem experimentei fazer café antes disso pois tá meio nojenta.

Todos os parafusos bem duros de tirar e o que na foto está no canto inferior direito quebrou.

 

Mas o Gilberto matou a pau! :o Só que ele comeu a pizza, sim!  ^_^

 

Foi sem WD-40 e com técnica. Ele deu uma martelada seca no parafuso e depois desparafusou com facilidade. Eu havia tentado isso, quando ele me deu assistência via Skype. Hehe... Porém eu justifico o fracasso porque estou com a mão ainda se recuperando da fratura.  ;)  :lol:

 

O importante é que ele conseguiu abrir! A caldeira está beeeem mais suja que a do Sergio, a limpeza é sim mais difícil que tirar o parafuso e a máquina é 220V também. Interessante a resistência ser diferente. O número de série da minha é 34960. Acho que preferia a resistência no formato da sua, deve ser mais fácil de limpar. Aliás, você tirou a resistência para fazer a limpeza?

 

Fiquei até 3h da manhã limpando a caldeira, aí deixei de molho com vinagre branco de álcool. Não sabia a proporção, então coloquei água e "um tanto" de vinagre. Daqui a pouco recomeço a esfregação. A impressão que dá é que de longe não vai ficar igual a do Sergio. Espero estar enganado.

 

Aliás, mestre dos magos, vulgo Carneiro, dá para niquelar novamente, se eu quiser? Se sim, quanto você acha que custaria?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá sim. Entretanto, por dentro não costuma pegar direito e o latão tem esse problema do níquel craquelar, acho que principalmente onde vai água. Por fora o cromado normalmente aguenta bem.

 

Uma opção é o níquel químico. Acho que paguei por volta de 10 reais o decímetro quadrado, considere toda a superfície, dentro e fora. Talvez uns 200 reais... Só que aí deve ficar difícil cromar pra acabamento as partes que ficam expostas. E eles não desplacam o níquel original, teria que fazer isso com alguém que faz cromagem. Eu pensava em fazer isso...

 

A vedação da resistência de repente da para fazer cortando manta de silicone. Ou ainda usando fita veda rosca mesmo.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Santiago, um modzinho que ainda não fiz e que facilita para levar a máquina para baixo da torneira, especialmente se estiver em outra bancada, é colocar um conector para desconectar o cabo de energia. Por exemplo um de fonte de pc, mas pode ser qualquer tipo, ou mesmo um no cabo próximo a máquina.

 

zjzujPV.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para abastecer sim. Mas para lavar a caldeira sem abrir é legal encher debaixo da torneira e tirar a água umas 5x.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É Gilberto... Acho que esse é o maior problema.

 

Agora, será que tem perigo (zinabe) ou vai deixar muito gosto na água a caldeira do jeito que ficou?

 

Marcio, eu penso em niquelar somente a parte inferior. O que mais me motiva a niquelar é a preocupação com ferrugem, gosto e alguma toxicidade.

 

 

Ferramenta excrusiva de extrair o pistão:

cd1A4vel.jpg

KFKdFKJl.jpg

 

Alavanca e tampa do reservatório:

3eQuOXFl.jpg

tOdftphl.jpg

 

Reservatório de água:

ezOG6rll.jpg

JJoYAZfl.jpg

BMFq9s9l.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...