Ir para conteúdo

Mini Gaggia


sergio.m

Postagens recomendadas

Essas com vapor devem ser péssimas. A caldeira, especialmente se cheia, é grande demais. Demoraria para ir dos 92 C até os 120 C para a vaporização. E depois para baixar para os 92 C, seria uma eternidade.

 

Mas claro, não é preciso usar a vaporização.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A idéia, provavelmente, era fazer 2-3 cafés e depois vaporizar. Não deveria ter a caldeira cheia e depois iria para o trabalho.

 

Certamente foi uma pressão do mercado nos anos 70, a La Peppina também tinha uma solução meia boca, mas aí não demorou para aparecer as máquinas domésticas com bomba e adeus belas e caras domésticas manuais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estava pensando em comprar a Arin antes de me decidir pela Mini Gaggia. Mas fui orientado pelo mestre Carneiro a deixar essa ideia de lado. Ela realmente parece mais frágil, é bem pequena, e provavelmente não deve chegar nem perto dos 9 bar. A Mini Gaggia pelo menos a gente sabe que é possível adicionar a mola extra.

 

A propósito, essa Arin tá bem cara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Santiago, a Mini tb não chega perto de 9 bar mesmo com a mola extra. Imagino que a minha começa a extração com 5 bar no máximo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sérgio, o que você usou para vedar o buraco do termostato no reservatório da sua máquina?

 

Hoje comprei um multimetro (tô chique demais! hahaha) e medi tudo na máquina e está ok! Só o termostato que joguei fora. Será que consigo comprar um igual? Onde acho? Por enquanto vou usando sem termostato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei que não chega nos 9 bar, mas chega razoavelmente perto, não? Tô com preguiça de procura no tópico os seus cálculos e do Márcio, mas enfim, acho que comprar a Arin seria arriscado. Sei lá. Me senti mais seguro comprando a Mini Gaggia, já que pelo menos conheço você e o Márcio que tem essa máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitei a parte do termóstato que fica presa na caldeira. Fiz nele um furo onde colei com epoxi o sensor. Depois o colei na caldeira usando silicone pelo lado de fora. (talvez usei epoxi também).

 

Termóstato talvez tenha em algum lugar da Santa Ifigênia. O Márcio deve saber onde encontrar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, a Mini parece ser bem melhor que a Arin. Acho que não vale o risco comprar a Arin.

 

Só medindo mas dúvido que inicie a extração com mais de 5 bar. Repare que depois da PI a alavanca já está bem para cima. Chuto que a extração vá de 5 a 2 bar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Márcio, diz aí onde eu encontro, por favor. Acho que vou me virar com o termostato, e quem sabe, futuramente instalo controle com PID ou Arduino.

 

Na minha última ida a rua Florêncio de Abreu (das ferramentas em São Paulo), comprei um manômetro, válvula agulha e conectores. Quero medir a pressão da extração nessa máquina. E depois instalar manômetro na tampa do reservatório da Mypressi, igual vi num vídeo do YouTube.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desse termostato aí não sei... Mas lá tem algumas lojas de automação e termometria, teria que perguntar se tem.

 

Mas onde vai rosquear o manômetro? O porta-filtro dela não tem rosca a ponta...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já que vou cortar fora a base, vale a pena tentar.

 

Uma observação: como a extração naked ajuda nossa vida, né? Fiquei pensando sobre isso porque as extrações que fiz na Mini Gaggia foram "no escuro".

 

E me remeteu a (offtopic) essa característica da Nomad: não é possível fazer extração naked nela, certo? Alexandre, cadê o review da Nomad? Estamos aguardando... :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Santiago.

 

Em consideração ao árduo trabalho de nossos moderadores, para não estender o off-topic, postei a resposta no tópico do Café Expresso Brasil e poderá ser vista clicando no link abaixo.

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/462-cafe-expresso-brasil/?p=67174

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba!!! Por isso que eu gosto desse fórum! :D

Bom demais, Sérgio! Engraçado que ontem eu fiquei feliz por aplicar a fórmula U=Ri, acho que pela primeira vez na prática mesmo. :)

 

Hoje fiz a primeira extração decente na Mini Gaggia!!! GLU GLU YEAH YEAH! Fiquei feliz demais! :P

 

bZLRt07l.jpg

 

Ainda tenho alguns ajustes a fazer na minha máquina:

1) Colocar controle de temperatura (termostato ou PID ou Arduino)

2) Colocar o filtro Able permanentemente no lugar do chuveiro para evitar refluxo de café para o reservatório

3) Arranjar uma tomada 220V bem localizada, pois usando 110V demora bastante. Se bem que com o controle de temperatura fica mais fácil, pois pode deixar a máquina aquecendo sem muitos problemas.

 

Mas é bom demais colocar a máquina pra funcionar, ter uma máquina de espresso funcionando novamente.

 

Uma coisa interessante que observei, é que no início da extração, parece que a mola pena um pouco para fazer a extração. Depois que extrai um pouco, parece que pega o embalo e o fluxo aumenta. É normal isso?

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma coisa interessante que observei, é que no início da extração, parece que a mola pena um pouco para fazer a extração. Depois que extrai um pouco, parece que pega o embalo e o fluxo aumenta. É normal isso?

Sim, normal, inclusive falam que máquina de mola é melhor justamente por isso, pois a pressão vai diminuindo ao mesmo tempo que o bolo vai ficando menos restritivo (como Rodrigo falou).

 

Já eu acho isso irrelevante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
Pronto. Agora que descobri que sou vizinho de um torneiro mecânico, fica mais fácil fazer as peças que eu quero. :)

 

Fiz um teste para verificar a pressão da extração na Mini Gaggia com a mola extra. Com a torneira de saída fechada, a pressão fica em 5 bar. Abrindo para simular a extração, ela cai para 4 bar e vai decaindo bem lentamente até 3 bar.

 


 

SGJI4eWl.jpg

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito legal checar com o manômetro! Interessante que mesmo com pressão baixa conseguimos ótimos cafés e com boa crema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda quero fazer o teste lado a lado com a Mypressi. Aliás, a Mypressi foi pra assistência técnica dos EUA em 2 de Abril, e segundo eles, as peças de reposição saem da fábrica para eles no dia 26 de Maio. Será que até o Natal eu recebo minha Mypressi de volta?  -_-

 

Depois do desabafo, vamos voltar a Mini Gaggia. Fui extrair um café agora e acabei moendo fino demais. É muito legal poder dar uma mãozinha pra ela na extração!  B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...