Miyamoto Postado 10 Maio 2014 Denunciar Share Postado 10 Maio 2014 Antiga cafeteira MINIMOKA??? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 10 Maio 2014 Autor Denunciar Share Postado 10 Maio 2014 Essas com vapor devem ser péssimas. A caldeira, especialmente se cheia, é grande demais. Demoraria para ir dos 92 C até os 120 C para a vaporização. E depois para baixar para os 92 C, seria uma eternidade. Mas claro, não é preciso usar a vaporização. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 10 Maio 2014 Autor Denunciar Share Postado 10 Maio 2014 Antiga cafeteira MINIMOKA??? Sim, também foram vendidas/fabricadas como Minimoka e SiBAR. Aqui ele comenta. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 10 Maio 2014 Denunciar Share Postado 10 Maio 2014 A idéia, provavelmente, era fazer 2-3 cafés e depois vaporizar. Não deveria ter a caldeira cheia e depois iria para o trabalho. Certamente foi uma pressão do mercado nos anos 70, a La Peppina também tinha uma solução meia boca, mas aí não demorou para aparecer as máquinas domésticas com bomba e adeus belas e caras domésticas manuais. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lisca / Babbo Postado 11 Maio 2014 Denunciar Share Postado 11 Maio 2014 e essa aqui alguem sabe algo dela? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Santiago Luz Postado 11 Maio 2014 Denunciar Share Postado 11 Maio 2014 Eu estava pensando em comprar a Arin antes de me decidir pela Mini Gaggia. Mas fui orientado pelo mestre Carneiro a deixar essa ideia de lado. Ela realmente parece mais frágil, é bem pequena, e provavelmente não deve chegar nem perto dos 9 bar. A Mini Gaggia pelo menos a gente sabe que é possível adicionar a mola extra. A propósito, essa Arin tá bem cara. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 11 Maio 2014 Autor Denunciar Share Postado 11 Maio 2014 Aqui. Não sei se o filtro é 58 mm. O funcionamento é bem igual a mini. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 11 Maio 2014 Autor Denunciar Share Postado 11 Maio 2014 Santiago, a Mini tb não chega perto de 9 bar mesmo com a mola extra. Imagino que a minha começa a extração com 5 bar no máximo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Santiago Luz Postado 11 Maio 2014 Denunciar Share Postado 11 Maio 2014 Sérgio, o que você usou para vedar o buraco do termostato no reservatório da sua máquina? Hoje comprei um multimetro (tô chique demais! hahaha) e medi tudo na máquina e está ok! Só o termostato que joguei fora. Será que consigo comprar um igual? Onde acho? Por enquanto vou usando sem termostato. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Santiago Luz Postado 11 Maio 2014 Denunciar Share Postado 11 Maio 2014 Sei que não chega nos 9 bar, mas chega razoavelmente perto, não? Tô com preguiça de procura no tópico os seus cálculos e do Márcio, mas enfim, acho que comprar a Arin seria arriscado. Sei lá. Me senti mais seguro comprando a Mini Gaggia, já que pelo menos conheço você e o Márcio que tem essa máquina. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 11 Maio 2014 Autor Denunciar Share Postado 11 Maio 2014 Aproveitei a parte do termóstato que fica presa na caldeira. Fiz nele um furo onde colei com epoxi o sensor. Depois o colei na caldeira usando silicone pelo lado de fora. (talvez usei epoxi também). Termóstato talvez tenha em algum lugar da Santa Ifigênia. O Márcio deve saber onde encontrar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 11 Maio 2014 Autor Denunciar Share Postado 11 Maio 2014 Sim, a Mini parece ser bem melhor que a Arin. Acho que não vale o risco comprar a Arin. Só medindo mas dúvido que inicie a extração com mais de 5 bar. Repare que depois da PI a alavanca já está bem para cima. Chuto que a extração vá de 5 a 2 bar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Santiago Luz Postado 11 Maio 2014 Denunciar Share Postado 11 Maio 2014 Márcio, diz aí onde eu encontro, por favor. Acho que vou me virar com o termostato, e quem sabe, futuramente instalo controle com PID ou Arduino. Na minha última ida a rua Florêncio de Abreu (das ferramentas em São Paulo), comprei um manômetro, válvula agulha e conectores. Quero medir a pressão da extração nessa máquina. E depois instalar manômetro na tampa do reservatório da Mypressi, igual vi num vídeo do YouTube. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 11 Maio 2014 Denunciar Share Postado 11 Maio 2014 Desse termostato aí não sei... Mas lá tem algumas lojas de automação e termometria, teria que perguntar se tem. Mas onde vai rosquear o manômetro? O porta-filtro dela não tem rosca a ponta... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Santiago Luz Postado 11 Maio 2014 Denunciar Share Postado 11 Maio 2014 Por isso que ainda não instalei o manômetro! Como estou com dois porta filtros, vou tornar um naked. Porém antes, que ver se rola fazer a rosca nele para instalar o manômetro. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 11 Maio 2014 Denunciar Share Postado 11 Maio 2014 Talvez dê para fazer 1/4 por fora. Ou ainda, 1/8 por dentro. Eu não tentei. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Santiago Luz Postado 11 Maio 2014 Denunciar Share Postado 11 Maio 2014 Já que vou cortar fora a base, vale a pena tentar. Uma observação: como a extração naked ajuda nossa vida, né? Fiquei pensando sobre isso porque as extrações que fiz na Mini Gaggia foram "no escuro". E me remeteu a (offtopic) essa característica da Nomad: não é possível fazer extração naked nela, certo? Alexandre, cadê o review da Nomad? Estamos aguardando... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 11 Maio 2014 Denunciar Share Postado 11 Maio 2014 Salve Santiago. Em consideração ao árduo trabalho de nossos moderadores, para não estender o off-topic, postei a resposta no tópico do Café Expresso Brasil e poderá ser vista clicando no link abaixo. http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/462-cafe-expresso-brasil/?p=67174 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 11 Maio 2014 Autor Denunciar Share Postado 11 Maio 2014 Santiago, a imagem diz tudo =) 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Santiago Luz Postado 12 Maio 2014 Denunciar Share Postado 12 Maio 2014 Caramba!!! Por isso que eu gosto desse fórum! Bom demais, Sérgio! Engraçado que ontem eu fiquei feliz por aplicar a fórmula U=Ri, acho que pela primeira vez na prática mesmo. Hoje fiz a primeira extração decente na Mini Gaggia!!! GLU GLU YEAH YEAH! Fiquei feliz demais! Ainda tenho alguns ajustes a fazer na minha máquina: 1) Colocar controle de temperatura (termostato ou PID ou Arduino) 2) Colocar o filtro Able permanentemente no lugar do chuveiro para evitar refluxo de café para o reservatório 3) Arranjar uma tomada 220V bem localizada, pois usando 110V demora bastante. Se bem que com o controle de temperatura fica mais fácil, pois pode deixar a máquina aquecendo sem muitos problemas. Mas é bom demais colocar a máquina pra funcionar, ter uma máquina de espresso funcionando novamente. Uma coisa interessante que observei, é que no início da extração, parece que a mola pena um pouco para fazer a extração. Depois que extrai um pouco, parece que pega o embalo e o fluxo aumenta. É normal isso? 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 12 Maio 2014 Denunciar Share Postado 12 Maio 2014 Legal Sergio. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 12 Maio 2014 Denunciar Share Postado 12 Maio 2014 Acho que é só o bolo que vai ficando menos restritivo... deixo o veridito para os entendidos nas molas. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 12 Maio 2014 Autor Denunciar Share Postado 12 Maio 2014 Uma coisa interessante que observei, é que no início da extração, parece que a mola pena um pouco para fazer a extração. Depois que extrai um pouco, parece que pega o embalo e o fluxo aumenta. É normal isso? Sim, normal, inclusive falam que máquina de mola é melhor justamente por isso, pois a pressão vai diminuindo ao mesmo tempo que o bolo vai ficando menos restritivo (como Rodrigo falou). Já eu acho isso irrelevante. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Santiago Luz Postado 23 Maio 2014 Denunciar Share Postado 23 Maio 2014 Pronto. Agora que descobri que sou vizinho de um torneiro mecânico, fica mais fácil fazer as peças que eu quero. Fiz um teste para verificar a pressão da extração na Mini Gaggia com a mola extra. Com a torneira de saída fechada, a pressão fica em 5 bar. Abrindo para simular a extração, ela cai para 4 bar e vai decaindo bem lentamente até 3 bar. 5 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 23 Maio 2014 Denunciar Share Postado 23 Maio 2014 Mini Gaggia tem até espaço pra encaixar a balança (pra xícara, não pro Sérgio). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Santiago Luz Postado 23 Maio 2014 Denunciar Share Postado 23 Maio 2014 Em tempo: minha medição só serviu para comprovar o que o Sérgio já tinha provado nos cálculos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 23 Maio 2014 Autor Denunciar Share Postado 23 Maio 2014 Muito legal checar com o manômetro! Interessante que mesmo com pressão baixa conseguimos ótimos cafés e com boa crema. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 23 Maio 2014 Denunciar Share Postado 23 Maio 2014 Santiago, LV, pois os meus verdes terminaram na hora X. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Santiago Luz Postado 23 Maio 2014 Denunciar Share Postado 23 Maio 2014 Ainda quero fazer o teste lado a lado com a Mypressi. Aliás, a Mypressi foi pra assistência técnica dos EUA em 2 de Abril, e segundo eles, as peças de reposição saem da fábrica para eles no dia 26 de Maio. Será que até o Natal eu recebo minha Mypressi de volta? Depois do desabafo, vamos voltar a Mini Gaggia. Fui extrair um café agora e acabei moendo fino demais. É muito legal poder dar uma mãozinha pra ela na extração! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 23 Maio 2014 Denunciar Share Postado 23 Maio 2014 E basta uma forcinha de leve que a pressão deve chegar a 8... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas