Ir para conteúdo

Melhorando o Café de mercado


Postagens recomendadas

Na maioria das vezes que vou ao mercado, passo no setor de cafés olhando as embalagens de café. O interessante é que a grande maioria não diz que variedade de café está contida na embalagem e nem o grau de torra. Sei que o mercado não é o lugar para se encontrar um bom café ... Mas será que ninguém pensou em investir neste ramo de maneira séria, mantendo um pequeno estoque com torrefação recente, cafés premiados etc e tal ?

 

:rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema aí é a idade e o custo do café.

 

Existem os cafés gourmet, exitem até pacote com grãos inteiros que se dizem gourmet, mas não vende. Ninguém tem moedor em casa para os grãos, o pó fica ruim muito mais rápido e ninguém quer pagar a diferença de preço de um bom café. No início, quando eu falava que havia pago R$ 13,00 em 250g de café, as pessoas ficavam horrorizadas.

 

E é aquilo, com baixa venda a coisa se torna cada vez mais cara e o café mais velho, pior a qualidade etc etc. O segundo ponto é explicar para as massas as diferenças entre cafés, precisaria inventar um número ou algum tipo de classificação que na prática não diz nada, mas só para passar uma ideia do que valeria pagar mais ou menos, algo como os W PMPO ou os Megapixels das câmeras digitais. Sem isso eles vão comparar o preço de meio quilo do pilão diretamente com o preço de 500g do Jacu.

 

Lembrando que somos o país onde até hoje estamos na briga se coloca air-bag ou não nos carros (que pode ser a diferença entre a vida e a morte) por questão de uma redução do lucro das montadoras. Aqui a pessoa paga R$ 2.000,00 por ano por um seguro para não perder o valor do carro se for roubado, mas não compram um carro importado que tem uma estrutura muito mais segura em caso de colisão, air-bag e ABS pois ouviram falar que a manutenção, que nunca fazem, é mais cara. Então você conseguir colocar um café de mais qualidade no mercado e ele de fato ser vendido é algo que levaria MUITOS anos, com muita briga e insistência dos pequenos produtores tentando passar por cima não só da cultura nacional, mas também de empresas gigantes quanto a Melitta.

 

Não quero parecer negativo, mas eu sinceramente não acho que seja algo muito fácil de se conseguir, pelo menos não de uma hora para a outra. Só como exemplo, faço parte de um fórum de barbear clássico. Utilizamos Safety-Razors ou Navalhas para se barbear e achamos que são muito melhores que as multi-lâminas. Se eu simplesmente começar a vender uma safety-razor por uns R$ 70,00 ~ 80,00 (o que seria barato pra Brasil) no mercado, alguém daqui iria começar a comprar? Ou continuaria usando as multi-lâminas? Acho que é mais ou menos isso o que aconteceria com o café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Calma, Bruno. Morei na Alemanha e nos EUA e em nenhum dos dois lugares havia café bom on supermercado (pelo menos na maioria deles). Havia, sim, lojas especializadas em café. Aqui no Rio praticamente só tem o Armazém do Café com umas poucas lojas na cidade, que mesmo assim é mais uma cafeteria do que uma loja especializada em café. As lojas na Alemanha e EUA em geral nem faziam café, só vendiam grão e acessórios.

Fora isso, acho que o que você falou sobre o motivo de não termos café decente no supermercado é verdade. Só que a "solução" me parece passar mais por abrir lojas de café do que uma gôndola no supermercado. Talvez houvesse mais espaço para microlojas como o Curto Café (olha que ainda nunca fui lá). O negócio aqui é que nossa economia recompensa a classe que não trabalha (políticos via imposto e proprietários via aluguel) de forma muito mais generosa do que a que trabalha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ahahahaha

Me desculpem! Acho que realmente escrevi de uma forma que parecia estar nervoso! Eu até estava, mas não com o tópico aqui ou com o lance do café, era outro papo que estava rolando aqui no trabalho!

 

Não me entendam mal, por mais que pareça não estou reclamando na mensagem acima. Estava apenas tentando mostrar meu entendimento sobre o assunto! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu entrei agora pro mercado do café e não entendo bulhufas!

Mais ainda acho que se tem bons cafés no mercado sim!

 

Se exporta a maioria dos bons é porque o mercado lá fora aceitar pagar o quanto se pede. (não vou nem mencionar a falta de incentivo do governo, senão dá muita discussão )

 

Ao ler o título do tópico, achei era um modo de preparo pra deixar o café melhor! :huh: :huh: :wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui o Zaffari chegou a ameaçar com algo nesse sentido e também não foi muito adiante. Tem coisa ou outra, incipiente.

 

Curioso que o Melitta em grãos pra espresso sempre tem, bem como um orgânico em grãos de uma outra marca. Esse fica separado, junto dos produtos dietéticos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nos supermercados aqui em PG o espaço para cafés gourmet é bem menor que uma gôndola

mas se encontra

embalagens de 1 quilo três corações, melita, Itamaraty (esse 500 gr), Damasco

alguns gourmet moídos embalados à vácuo, orgânicos

superiores em pó

cápsulas, sachês...

até um especial já encontrei, não venderam e tiraram da gôndola

tenho a impressão que os comerciantes jogam algumas iscas, mas o peixes não mordem o anzol

att

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...