Ir para conteúdo

[Iniciante] Ganhei uma maquina de expresso, e agora??

fabiojansen

Postagens recomendadas

Bom dia pessoal.

Me chamo Fábio e estou iniciando neste maravilhoso mundo agora. Sempre apreciei um bom café (na rua) e em casa sempre consumia aquele bom e velho "cafézinho".

Semana passada minha esposa viu em uma loja uma promoção da maquina de café expresso Oster OEMP50 e decidiu me presentear.

Como em casa só possuia o famoso café "Pilão", utilizei ele para testar a cafeteira e de cara achei o café MUITO melhor ao café feito no coador de papel.

Pergunto, e agora? Que passo devo seguir para finalmente degustar um bom café em casa? Andei vendo em sites e foruns, que o melhor seria comprar o café em grãos e moe-lo em casa, no momento em que for preparar o café. É isso mesmo?

Qual moedor com o melhor custo x benefício posso comprar para moer em casa?

Posso comprar em algum lugar um bom café já moído? Ou isso não daria um bom café?

Sou aqui do RJ, um amigo do trabalho me falou que se eu for a alguma starbucks, eles vendem o café moído na hora, isso é verdade?

Enfim gente, desculpem pelo tópico extenso, se alguém puder me tirar essas dúvidas.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seja bem-vindo, Fabio!

Minha história é um pouco parecida com a sua e se posso falar, tem muita informação útil aqui no fórum. Recomendo bem você ir olhando os tópicos com calma, tem muito detalhe importante espalhado por aí que nunca lembramos assim na hora. Leia bem a parte de técnicas e dicas, moínhos etc.

Só para passar um rápido preview (nos tópicos você vai achar a informação muito mais detalhada):

1. Quanto ao café, prefira cafés de qualidade e recém-torrados, com menos de 1 mês. Isso você não vai achar em lojas ou na starbucks, mas sim comprando direto dos fornecedores como o Ateliê do Café, ou de lugares que fazem blends, como o Alexandre aqui do fórum;

2. Moedor sim, é importante. Depois de 20 minutos de ser moído o café já começa a perder o sabor. Na verdade, a peça mais importante para um bom café é o moedor. Invista em um bom moedor e informações e você terá um bom café, ainda que coado por falta de equipamento, tenha a melhor máquina de espresso e um café ruim ou um moedor ruim e você terá um café ruim. Moedor de lâminas não são bons. Olhe no tópico dos moedores. Dos mais baratos tem o Hario mini manual e o Krups de elétrico. Existem as vantagens e desvantagens de cada um. Custo x benefício é algo relativo aqui. O Hario mini é ótimo para um moínho de 40 dólares, mas de repente um Baratza Encore tem um melhor custo x benefício, apesar de custar aprox. R$ 1000,00;

3. As máquinas de espresso, desde as mais baratinhas como a minha, já conseguem proporcionar um resultado legal, porém dão um pouco mais de trabalho e dependem de um pouco mais de conhecimento. É bom se interar sobre a áqua (bem filtrada para reduzir cloro e qualquer sabor), cafeteira limpa e na temperatura correta (procure por temperature surfing).

Com um pouco de paciência para a leitura você aprende rápido! :)

Link para o comentário

Oi, Fábio,

o café do Starbucks é horrível. É velho e quase queimado. Várias das suas perguntas são tratadas aqui no fórum em diversos tópicos. Talvez tivesse sido melhor postar por lá. De qualquer forma, eu não sou moderador e se acharem melhor, podem transferir os posts.

Sugiro você colocar que é do Rio no seu perfil, assim não precisa ficar repetindo (várias vezes ajuda a dar dicas).

O Armazém do Café já é uma melhora em relação ao Starbucks, mas a torra deles costuma ser um pouco clara pra expresso (de novo, dê uma lida nos tópicos sobre café).

Eu pessoalmente provei alguns grãos e gostei bastante do Orfeu, que você encontra na Sorelle (tem no Humaitá e no Botafoto Praia Shopping).

Quanto a moedor, eu sou fã dos manuais. Em geral eles dão um resultado muito bom. Quem não gosta em geral se queixa de ter que ficar girando. Acho que o Armazém do Café vende o Hario manual. Vai ser bem mais caro que no ebay vindo de fora, mas você não vai ter que esperar mais de um mês. Temos também o Alexandre, daqui do Rio, que vende moedores e também café. Como você é do Rio, se comprar dele vai ter sempre café com torra fresca (quando comprei com ele a torra foi da véspera do dia que peguei o café).

Enfim, tem muita coisa pra ler, pra você que começou agora. Mãos à obra!

Link para o comentário

Bruno e José, obrigado pelas respostas.

Estava buscando aqui na internet e achei esse Armazém do Café que fica aqui na Barra da Tijuca. Como essa época que estamos, fica meio complicado comprar algo pela internet, acho que vou dar um pulo lá hoje a tarde para ver se compro um café pra poder pelo menos tomar durante essa semana agora.

Vou ver direitinho aqui pelo forum e me informar melhor sobre os moedores para poder comprar um mediano até poder comprar um realmente bom.

Alguém tem os contatos o Alexandre para que eu possa me comunicar com ele?

Obrigado

Link para o comentário

O site do Alexandre é http://cafeexpressobrasil.loja2.com.br/

Na Barra ainda tem a vantagem de as torras serem supostamente as mais frescas. Nunca fui lá, mas devem ter também acessórios (sei que em Ipanema têm). Você pode pedir pra eles moerem para o método que quiser. Quem sabe você não se anima e compra uma french press ou uma moka também?

Link para o comentário

Aí na barra também tem o Cafuné, mo Cittá América, considero os cafés de lá melhores que os do armazém e o Tiago tem torrado os próprios cafés agora, então espere por cafés sempre frescos.

Link para o comentário

Vou dar um pulo no Armazém daqui a pouco. Agora a dúvida maior é chegar lá e escolher um tipo de café razoavelmente bom. Ví pelo site deles e eles possuem um monte de misturas e tipos... Agora bateu a dúvida cruel..rs Será se ao chegar lá, rola uma degustação?rs

Link para o comentário

Fabio , bem vindo ao clube , vc já recebeu otimas orientações , mas , eu gostaria acrescentar algumas sugestões .

Eu entendi que vc só tem a maquina , não tem o moedor , ( que vc já percebeu que é o mais importante ) nem os outros acessorios , nesse caso , comprar pó de café , no meu modo de ver , vai produzir mais frustração que alegria, pó de café velho não serve para nada.

Sua maquina veio com 3 filtros , um deles tem uma especie de estrela de 6 pontas no fundo , é o de sache , com o sache vc não precisa de acessorios nem moedor , muito menos experiência , com sache é quase impossível cometer um erro, vc vai produzir um excelente espresso ? Não , sache não é muito bom , mas , será infinitamente melhor que usar pó velho , seja lá qual for a qualidade do café.

Vá ao supermercado , e aqui na barra o pão de acucar e o zona sul tem uma variedade razoável e escolha o que for menos velho , a marca não importa muito, enquanto vc não tiver moedor ou qualquer outro acessório , na minha opinião vá de sache.

Quando vc tiver seu moedor e moer o seu café pela primeira vez , acredite vc nunca mais vai querer saber de pó velho ou mesmo desses saches, mas por enquanto o sache vai te safar.

Abs

C. Eduardo

Link para o comentário