Ir para conteúdo

Uma pitada de sal no café


Caio Negri

Postagens recomendadas

Ouvi falar nessa técnica há alguns anos assistindo o programa de culinária "Good Eats". Supostamente, uma pitada de sal no café corta um pouco do amargor, similar a adição de açúcar, e então seria uma alternativa para quem não quer ou não pode ingerir grandes quantidades de açúcar com o seu cafezinho.

 

Acredito que a maioria dos frequentadores desse fórum está acostumado a tomar café 100% arabica, e sabem os princípios básicos para extrair café de modo a não o deixar muito ácido ou muito amargo. No entanto, há sempre aquele famoso cafezinho do trabalho tirado com pó pré histórico e água fervente.

 

Decidi testar essa técnica nos dois extremos (café de qualidade recém moído e café meia boca do trabalho), e não é que funciona mesmo! Nos dois casos, o café ficou menos amargo, mesmo adicionando uma pitada minúscula de sal. No caso do café do trabalho, a diferença tornou o café muito mais agradável.

 

Alguém aqui costuma colocar sal no café? Quais são as suas opiniões sobre essa técnica?

 

http://blog.khymos.org/2010/03/21/a-pinch-of-salt-for-your-coffee-sir/

 

PS: Fiz uma pesquisa rápida para ver se esse assunto já havia sido discutido, mas não achei nada. Me perdoem se for um tópico recorrente.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conhecia sal no chocolate, mas no café não. O Alton Brown do Good Eats é legal. Às vezes tem uns exageros, mas em geral gosto dos programas. Ele tem uns dois sobre café/expresso bem legais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Ensei neto explicou o fenômeno químico com propriedade.

O sal interfere na nossa percepção.

Mas o amargor, seja por qual for o motivo, continua existindo.

http://coffeetraveler.net/quem-colocou-sal-no-meu-cafe/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser problema da água ... É que no Brasil é (geralmente) branda, com carência de Ca e outros minerais.

Os baristas mais exigentes, após exame, fazem adição de sais minerais para obter uma composição ideal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não lembro onde li, acho que isso foi mencionado aqui no clube em um tópico sobre harmonização, sugerindo que não é só bolachinha doce, chocolate ou pedacinho de brownie que fica bem no pires, ao lado da xícara de espresso. Assim que li a respeito do sal no café, comecei a brincar com isso.

 

Já viram a primeira vez que se oferece refrigerante carbonatado pra criança pequena? Elas fazem careta, lacrimejam, balançam a cabeça, mas agarram o copo querendo mais? O sal no café pode fazer algo parecido com você.

 

Na minha experiência, fica bizarro e ao mesmo tempo agradável. Diria que é um gosto exótico de prazer adquirido/aprendido, funcionando pra diferenciar o sabor principalmente nos cafés de torra mais escura. Na minha percepção, com sal, a acidez das torras claras diminui e o doce meio que some. Nas escuras, parece que ressalta os amendoados e achocolatados, some com toda acidez e reduz os frutados e o amargo muda de "tom". Estranho, continua amargo, mas parece que incomoda muito menos, fica até mesmo agradável.

 

Quando chega um café com torra escura, testo com a pitada de sal que coloco no copo/xícara antes de extrair, pra não precisar mexer, e aproveitar a turbulência do derramar na xícara para misturar, sem acrescentar turbulência.

 

Pra mim, é uma experiência agradável de vez em quando, mas não tenho vontade de fazer sempre.

 

Carpe Coffeam!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Taí Cabral disse tudo!

É um troço que se faz, acha-se interessante, mas não da vontade de repetir.

Essa foi a minha sensação.

Agora se só tiver à mão um café sofrível sempre... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Eu nao dei muita atenção na época, mas agora bateu curiosidade , esconder acidez e amargor tem seu valor , principalmente quando o cafe tem acidez em excesso.

 

Agora quem propõe é a WLL.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dos 4 cafés da Inteligentsia que eu comprei , 3 são muito bons , mas tem um Black Cat SO Tikur Anbessa Etiópia que é muuuuito ácido, só dá para beber no Latte , dá pena usar para Latte um café que custou 22 dólares sem falar no frete.

 

Cada vez mais eu gosto de blends , pelo equilíbrio, tudo em excesso é ruim .

 

Dos 4 cafés , os 2 blends são os melhores e os mais baratos .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para mim, café muito ácido fica bem pior com leite (adoçado pela lactose). Idem ácido sem leite e com açúcar. No caso o jeito é tomar puro.

 

Já amargo fica bom com leite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leite resolve qualquer problema , o latte sempre fica bom , na verdade um latte bem vaporizado fica bom com qualquer café.

 

Já extraí esse café a 94 e 95°C e nada continua um yorgute de limão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Testei hoje uma micro pitadinha de sal com o café Urbe 01, em que o Wolf está conseguindo um gostinho de umami em altas concentrações (mais perceptível no espresso, que não faço em casa), e parece que ressaltou o umami. É gostoso, mais exatamente exótico, e meio estranho ao mesmo tempo! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...