Ir para conteúdo

Torrando o café vendido pelo Morato


Guilherme Torres

Postagens recomendadas

Já fiz algumas torras desse café da região montanhosa de Minas Gerais, vendido pelo Morato. É um café muito gostoso.

Suas características assemelham-se a muitos cafés da região da mogiana mineira: caramelo, chocolate e amendoas, com um leve toque de acidez que lembra cidreira.

 

A torra evidencia que o café foi secado em terreiro (natural), uma vez que solta bastante película. Particularmente, eu costumo gostar mais de um bom café secado em terreiro do que o mesmo café descascado. Mas isso é um preferência minha, não podendo ser utilizada como parâmetro de escolha.

 

É um café muito fácil de torrar, ficando com aparência muito bonita depois da torra. Essa, ficou com 15,3% de perda de massa, com estalos bem fortes no primeiro crack, o que provavelmente resultará em um espresso saboroso e com alto realce do caramelo (amargor um pouquinho mais pronunciado, mas, também, com mais corpo e chocolate):

 

11827556666_5aeaf8f80d_c.jpg

 

Segue o log:

 

11827181213_2ea8454d0e_c.jpg

 

 

Depois posto minhas impressões sobre o sabor dessa torra.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando a deixa do Guilherme, torrei agora 100 g desse café.

 

15.7% de perda de massa.

 

Meu sensor foi pro vinagre. Foi comprado como 350 C máximo mas o fio não aguenta nem 250 C e derreteu! Me perdi durante a torra e deve ter passado do ponto para meu gosto.

 

Vou consertar isso e aproveitar para colocar outro dentro do tambor. Estou achando muita a diferença entre ET e BT teórico. Já tinha verificado a temperatura desse sensor no óleo de soja a 260 C (medido com um termômetro culinário dando pouca diferença entre um e outro).

 

OdGg9wV.jpg

 

t9TtSZi.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...
  • 1 month later...

Realmente o café do Morato fica com uma aparência muito boa depois de torrado... Não vejo a hora de experimentar essa.

Fds eu tomei a torra antiga, que tinha ficado mais clara, essa no cheguei 16,5% de perda.

tumblr_n2n28pNDQO1t1d7mzo1_500.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Ruben,

 

Percebi que o 1° Crack não acabava mais, então fui protelando a torra e acabou ficando um pouco mais escura do que eu normalmente torro .... De qualquer forma, a patroa vai adorar !

Vou aguardar uns 7 dias para ver como fica. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Degustei hoje pela primeira vez e posso dizer que gostei... Realmente possui característica de um café da Mogiana ( aroma herbáceo característico )  :o 

 

A primeira extração saiu na faixa de ristretto meio bagunçada, mas que por sinal ficou muito doce (fiquei surpreso pois a extração foi muito curta.... Pensei que ia para a pia)  e super encorpado   

13651663145_b7846f2ba1_o.jpg

 

2° Extração: Percebi um pequeno amargor, mas nada que incomode visto que a torra ficou um pouco escura. Senti uma acidez suave e gostosa...De maneira geral posso dizer que até que ficou equilibrado. Aquele cheirinho herbáceo (lembrei do café da fazenda pessegueiro, só que com menos acidez). Resumindo: O café possui potencial, e se bem torrado vai impactar bastante.

 

 

13651685903_162259d915_o.jpg

 

Com certeza o Guilherme já deve ter percebido que é um bom café

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...