Ir para conteúdo

Obatã CD, Fazenda Jaboticabal, Tomazina, PR


Carneiro

Postagens recomendadas

Olás!

 

Hoje mesmo recebi cafés do Renato, que me enviou na quarta-feira e em dois dias chegou, por PAC mesmo. Recomendo pelo custo baixo.

 

Já experimentei torrar o café do Johann Nick, que é um Obatã, cereja descascado, da Fazenda Jaboticabal. Fica em Tomazina: Mapa de Tomazina, PR. O café é muito bem selecionado e mesmo sendo CD tem um cheiro interessante.

 

Não conheço a região. Achei interessante uma apresentação do Ensei, e achei curioso que a altitude é 550m:

 

Desgustação comentada de cafés do Norte Pioneiro do Paraná

 

Fiz 3 torras para experimentar perfis diferentes. A primeira bastante comum do que faço no meu torrador (azul é o mais importante, a temperatura na massa de grãos):

 

post-16-0-94674000-1327716069_thumb.png

 

A segunda bastante rápida. O fluxo de ar é maior que as outras após os primeiros 4:30.

 

post-16-0-90911100-1327716104_thumb.png

 

E a terceira mais lenta para chegar no primeiro estalo, com uma finalização curta...

 

post-16-0-24329300-1327716110_thumb.png

 

Interessante que consegui finalizar em temperaturas muito próximas e todas as torras deram 170g a partir de 200g, ou seja, uma perda 15%.

 

Amanhã vou fazer uma prova (cupping) para comparar... Que será que vai dar de diferença?

 

Abraços,

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz 3 torras para experimentar perfis diferentes. A primeira bastante comum do que faço no meu torrador (azul é o mais importante, a temperatura na massa de grãos):

 

Márcio,

 

conheço esse café. Bem legal.O que eu peguei tava muito complexo (hehehehe), tinha um aroma..., peguei o que ele torrou no dia 27/12.

 

Acho que a torra era uma "Full City", estava escura, mas não tinha óleo.

 

Café interessante esse. Até hoje não entendi ele direito (hehehehehehe)

 

Esse software você usa no Quest M3? O Quest tem porta USB?

 

Depois você podia nos contar mais sobre esse software e os torradores caseiros que permitem fazer esse tipo de medição.

 

Chegou em PAC com dois dias ótimo hein?

 

Eu encomendei 10 kilos do Renato (5 só do UMAMI).Vamos ver em quanto dias chega.

 

Valeu

 

Rafa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Quest não tem nada complexo, são termopares e um Arduino com uma placa pensada pelos torradores domésticos (Jim Galt e Bill Welch). Conto em um tópico dedicado...

 

Acabei de provar as três torras, é bem difícil comparar, mas com calma e atenção rola. As fragrâncias (cheiro do pó sem água) estão levemente diferentes, a torra "normal" tá mais adocicada, a rápida tá mais picante, talvez pra canela, e a lenta tá mais maltada, lembrando um ovomaltine... Os aromas corresponderam, a água intensificou as diferenças.

 

O sabor é o mais interessante, realmente o café é complexo. A torra "normal" ficou a mais equilibrada, bem encorpada e com a acidez balanceada, e ao esfriar um pouco mostrou bem essa característica que o Ensei chamou de vinhosa e que lembra Malbec. Não tenho conhecimentos de vinho, mas realmente lembra ao final um vinho encorpado e doce. Não é licoroso como outros cafés, é diferente. A mais rápida ficou mais brilhante, não que acidez esteja maior, mas parece que fica mais leve, mesmo tendo bom corpo. A mais lenta ficou com acidez maior e com doçura diferente, lembrando mais o malte que comentei.

 

Bom, eu estou completamente destreinado, mas é isso, o café é excelente e tem muito potencial para os gostos, basta brincar na torra. Depois falo mais dele coado ou no expresso, acho que essas torras que fiz dá para brincar de várias maneiras.

 

Abraços,

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A torra "normal" no espresso ficou muito boa. Arrumando dose e fazendo com razão de 75% (17g de pó, 23g de líquido) ficou muito legal. Tive que baixar a temperatura pois essa torra ficou levemente amarga, mas equilibrando fica lembrando chocolate amargo.

 

No coado, provei a rápida e lenta, e tenho restrições... Errei e a rápida está com amargor atrapalhando. A lenta ficou legal, mas levemente sub torrada, acho que era melhor esticar pra uns 3 minutos do primeiro estalo para o final e não chegar a 210°C.

 

A próxima a provar no coado é a "normal".

 

Abraços,

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcio,

fiquei curioso.

As sua torras normalmente terminam a 210ºC (Torra Média Clara - "American Roast")?

Vc para no fim do primeiro estalo?

Essa é sua preferência?

Muitas vezes quando faço nessa torra, só consigo bons resultados pra coado e french, pra espresso não.

O que eu percebo, nessa temperatura, é que a torra fica muito suave, lembrando muitas vezes um chá (na suavidade).

Fica mais fácil perceber frutas (cítricos) e acidez, e o amargor baixíssimo...

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cada torrador e posição de sensor é de um jeito...

 

Por exemplo, com esse café, foi praticamente 211°C final e ficou até um pouco amargo. Com outros, fica menos, e em geral torra clara é de 205°C a 207°C.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...