Ir para conteúdo

Café respondeu por 5,3% da balança do agronegócio


Postagens recomendadas

Olá,

 

http://revistaglobor...firma-mapa.html

 

 

 

*É só impressão minha(claro o lucro é a meta) ou os produtores preferem exportar a vender no mercado interno?

Parece que na maioria só sobra o refugo pro brasileiro(salvo os bons cafés que tomamos).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que sei a maioria das coisas boas feitas no Brasil e na América Latrina são vendidas pra fora... Quem ganha dinheiro com mercado interno é quem produz algo mais barato, e de qualidade baixa. Porém, pra maioria tá bom o que se consume aqui, então....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu acho que preferem comercializar onde encontram lucro maior

se encontrarem demanda no mercado interno o café fica

na última década o consumo de cafés especiais cresceu na ordem de 15% a 20% ao ano

quem experimenta, gosta e se dispõe a pagar mais não continua consumindo café tradicional

é coisa de longo prazo, mas tenho a impressão que cada vez mais cafés especiais vão se destinar a consumo interno

é jogo de mercado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é só Brasil. Tem um vídeo do sweetmarias em que o Tom fala que quando perguntam qual o pior café que ele já tomou, diz que infelizmente nos países produtores de café o café é sempre péssimo: o bom é exportado e o ruim fica no mercado interno.

Não vamos esquecer que café, açúcar (cana) e várias outras commodities começaram a ser plantadas com países ainda oficialmente colônias e que o destino final era a metrópole. Não tem tanto tempo assim. Essas coisas têm uma inércia própria alta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também não é só café. Madeira/compensado é a mesma coisa, ou pelo menos era até um tempo atrás. Aí em grande parte o problema era a falta de seriedade de compradores locais e o baixo volume desejado (davam calote e compravam pouco).

Os EUA em especial têm um mercado incrível. Vocês já prestaram atenção nos números de consumo per capita de qualquer gênero alimentício? É impressionante: pode ser sorvete, batata... é tudo uma quantidade impressionante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

concordo José Cal

síndrome de colonizado

pra romper é em longo prazo, gerações

não é apenas o que sobra para a população consumir que é ruim

o povo está habituado ao que é inferior

att

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que eu não sou Brasileiro então... não gosto de coisas inferiores, nem de carnaval, nem de funk... hauhauhauaha(zueira)

 

Mais falando sério, pra mim é sim LUCRO. Como eu falei acima, mais também é falta de pressão do mercado interno.

Afinal se estão bebendo o ruim, porque vender o bom no interno e perder o lucro exportando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses dias conversei com um produtor de cafés especiais. Ele comentou que os cafés que dão pontuação alta, realmente especiais, que normalmente são lotes pequenos, são disputados a tapa pelo pessoal de fora. Provavelmente os preços sobem e os torrefadores aqui não topam pagar (por diversos motivos incluindo a falta de consumidores para esses cafés). Então é tudo questão de mercado mesmo.

 

Pode ter, estranhamente, produtores que prefiram vender para fora pelo "status" ou algo semelhante. Mas a maioria deve aceitar as melhores ofertas...

 

Márcio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não falo com tantos produtores como você fala, mais com o que eu falei tive um impressão diferente.

Ele me disse que preferiam exportar a deixar no mercado interno. Ele vende a saca pra exportação (não lembro o valor que ele disse) exemplo a 300$ e no mercado interno eles não entregavam por menos de 400/500$. Eu nem cheguei a perguntar mais imaginei que eles preferem assim por "status" e porque geralmente exportação leva o lote todo exemplo 100 sacas. E aqui no mercado interno eles teriam que correr atrás de compradores, etc, etc, etc...

 

cada caso é um, mais tem região que prefere por facilidade/status sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Status, humm. Acho difícil de acreditar que se no mercado interno o volume fosse alto (pelo visto o preço em vários exemplos até é melhor que para exportação) os produtores iam escolher ganhar menos pra tirar onda.

O volume parece ser fundamental. Afinal, no final do mês, o produtor quer comprar o arroz com feijão dele e é melhor mais dinheiro no bolso com rendimento menor que menos com alto rendimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estava falando de pequenas quantidades, café especial.

 

Verdade, que aí envolve a qualificação de peneira. E o café já com pontuação, etc...

 

Mais mesmo assim, ainda é mais fácil vender o lote e não ter todo esse trabalho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu entendo esse ponto de vista

na equação do referido produtor devem haver elementos os quais não estamos a par, mas

soa estranho um empresário preterir lucro

mesmo levando em conta a relação custo/benefício

o motor da coisa é o lucro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O comprador externo faz uma avaliação e coloca o preço, o vendedor aceita ou não, geralmente vai aceitar desde que dificilmente conseguiria colocar pelo preço (um discreto premium acima da cotação) no mercado local, que procura o produto mais barato sem se importar muito com a qualidade.

Quando encontra interessados locais, dispostos a pagar mais por um produto de alguma qualidade, aí se aproveita e cobra abusivamente.

Isto fica evidente quando compramos, pagando frete internacional, o mesmo cafe, mais barato do que no país.

Por este motivo, sendo evidente a intenção do produtor de explorar até o limite o consumidor nacional, procedendo da mesma forma em que os grandes compradores com ele, com direito a queimar café para não vender abaixo do preço que pretende, perde todo o direito a simpatia e apoio quando da época das vacas magras.

 

PS: isto mostra o imediatismo e pouca visão dos "nossos" produtores.

John D. Rockefeller, que sim era um empresário de visão (e um malcarater, dito seja) dava de presente lâmpadas de petróleo, até criar um mercado para seu produto. Os "nossos" produtores não reconhecem o que é um mercado nem quando o vem,e depois reclamam que compramos de outros.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernardo, colocou um elemento interessante

esse comportamento é o dos capitalistas brasileiros desde os primórdios do nosso país

o historiador Evaldo Cabral de Mello já havia observado que a elite brasileira é burra

nesse caso, o desprezo pelo mercado interno habitua a população a consumir contente um produto inferior

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...