Ir para conteúdo

PWM - Aplicações para o modulador de largura de pulso


Rodrigoks

Postagens recomendadas

Chegou há poucos dias a encomenda deste PWM chinês:

 

$T2eC16V,!)EE9s2ugjjVBQPLHsNpmw~~60_12.JPG

http://www.ebay.com/itm/4000W-AC110V-220V-High-Power-SCR-Electronic-Volt-Regulator-AC110V-220V-/170902447956?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item27ca946754

 

Testei preliminarmente com uma lâmpada, ventilador, torradeira e batedeira (muito legal pra bater massas). Depois com a pipoqueira, funcionando perfeitamente e sem aquecer. Finalmente, resolvi testar na Elektra. Liguei no sistema inteiro, não isolei ainda a bomba Ulka. Deu pra perceber que é promissora para controle de pressão da bomba. Com o filtro cego, consegui 3 bar de pressão no manômetro sem paralisar a bomba.

 

Obviamente que o melhor é isolar a bomba pra não interferir na caldeira e não enlouquecer a solenóide. Vou comprar um segundo controlador pra instalar na Ulka. Acho que pode funcionar bem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, como mediu os 3 BAR , pelo volume ?

 

Manômetro.

 

Miyamoto, ligando na tomada da pipoqueira você controla o sistema em conjunto, ou seja, ventoinha + resistência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha santa ignorância, acho que é exatamente como um dimmer (um reostato, ou sei lá que outro nome). O negócio é que o aparelho tem que conseguir aguentar os mil e poucos watts da pipoqueira. Só que me parece que o termobanho faz a mesma coisa. Eu confesso que estou sem paciência para as esperas eternas da alfândega. Meu filtro VST vai entrar no terceiro mês só em Curitiba e nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok. Vou dar uma lida. Estou pensando em comprar alguma coisa dessas pra pipoqueira. Só não sei o que. O ideal seria conseguir separar ventoinha da resistência, mas até agora nenhuma alma caridosa engenheira postou um tutorial...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, o funcionamento dele é como um dimmer normal, ou termobanho, cortando a voltagem AC no timming certo. A referencia q vc postou é para controlar voltagem DC com PWM.

 

O solenoide da bomba ulka obrigatoriamente precisa de AC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verdade, Sérgio. É que pensei que o termobanho funcionasse a base de reostato.

 

De qualquer forma, o limite do dispositivo citado é 4000w. Ele nem sequer ficou morno com nenhum dos testes que fiz, o que me pareceu bom. Se for apenas para controlar a Ulka, dá pra comprar um de 100W (considerando que a potência das Ulkas é na faixa de 50W).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O uso de um PWM para o controle de pressão na Gaggia parece uma solução excelente , simples de implementar , evita mexer em conexões , opv e etc.

Muito pratico , instalado antes da Ulka vai permitir o controle e variação de pressão .

Para quem pensava em trocar opv , essa solução é mais prática , barata e limpa.

Excelente solução Rodrigo.

 

Abs

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na eletrônica não se chama esse tipo de controlador de PWM (pulse width modulation) e sim controlador por ângulo da fase.

 

Nesse controlador a largura do pulso, que é o caso do PWM, não varia, e sim o momento em que o(s) scr(s) (ou triac) é ligado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hehe, isso é que dá falar sobre coisas que não são da sua alçada. Valeu pelas correções, Sérgio.

 

O que posso dizer é que baseado em alguns relatos e no meu teste inicial parece funcionar a contento. Basta fazer algumas marcações no curso do botão e correlacionar com pressão almejada pela bomba, o que exige alguns testes. Interessante também marcar um ponto mínimo a partir do qual a bomba choca e não chegar a baixar tanto a potência.

 

Na pipoqueira funciona legal também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A intenção é variar a frequência ou o módulo da tensão na saída?

 

PWM normalmente é utilizado para variar a frequência. Mas pelo que vocês estão descrevendo parece que querem variar o módulo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal que funciona!

 

Se for só para PI, talvez deixar a regulagem fixa para a PI ideal, e montar um interruptor que ligue 100% da voltagem para a extração. Assim se tem mais repetibilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, dá pra fazer coisas ainda mais legais, pelo menos em tese, como perfil de pressão. Por exemplo, diminuindo a pressão mais para o final da extração quando o fluxo tende a acelerar demais.

 

Comentários técnicos vou deixar para aqueles que dominam o assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vc esta certo Trosk tiristores (SCR ,Triac e etc.) geram distorção harmonica , mas , circuitos resistivos são pouco afetados , já a bomba Ulka terá provavelmente um aquecimento maior (10 /20%) e talvez um pequena redução da vida util.

 

No caso da bomba talvez o uso do circuito PWM indicado pela propria ulka reduza ao minimo esse problema :

 

http://www.home-barista.com/espresso-machines/voltage-controlled-pump-pressure-ulka-t14153-40.html

Flowell kc04(made by flowell-south korea company)

 

Esse é um problema que existe ,mas , na minha opinião com esse circuito ele deve ser minimo.

 

Abs

C. Eduardo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpem minha enorme ignorância no assunto mas poderiam explicar melhor a parte prática do instrumento que o Rodrigo falou?

 

Eu conecto isto onde? Eu ligo a tomada da papo queira nele? E daí? Tem uma chavinha do lado. Pra que serve?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Facinho. Tem os conectores de entrada (onde poderá conectar um plugue macho para ligar na rede elétrica) e os de saída (onde colocará um plugue fêmea pra conectar a pipoqueira).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:) :) :) :) :)

 

Eu vou ser bem didatico :

 

Isso aí é um reostato , dimmer , controlador de potencia , que nesse caso usa um Tiristor chamado de SCR, mas pode ser tambem por um Triac.

 

Dito isso , esqueça o que eu falei , pois isso é jargão tecnico , o que vc que saber é :

 

Pegue os dois fios de 110V e insira onde esta recrito _ IMPUT

Pegue os dois fios dá sua pipoqueira , ventilador e etc. e insira onde esta escrito _OUTPUT

 

Feito isso pegue o seu dedo e rode o botão , com ele no maximo a pipoqueira vai funcionar como sempre funcionou , rodando o botão vc vai retirar potencia da resistencia eletrica e reduzir a rotação da ventoinha , ate a resistencia para de aquecer e a ventoinhga parar.

 

Não vai precisar praticamente de nada só fios e uma faca para descascar eles e claro uma chave de fenda. ;)

 

Abs

C. Eduardo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nóóóó... Assim ficou ótimo Carlos... kkkkkkkk

 

Sem a parte técnica e bastante didático!

 

Valeu.. Só falta achar por aqui para não demorar tanto para chegar rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No ml tem esse que talvez funcione bem na pipoqueira.

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-534959888-dimmer-dimer-controlador-de-potncia-1500w-e-3000w-bivolt-_JM

 

Da para fazer um dimmer ineficiente com um reostato, mas esse do topico não usa reostato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

São muito , Dimmer é um circuito que varia a potencia media , normalmente usando um Tiristor , reostato é um dispositivo para variar a resistencia de um circuito .

 

O problema é que no comercio existe uma confusão de nomes , chamam reostato de dimmer e vice versa , tambem chamam dimmer de reostato eletronico e dimmer de dimmer eletronico , ou seja é uma grande confusão de nomes.

 

 

Eu simplesmente listei todos os nome que eu me lembro , para o usuario final o nome não importa. ;)

 

Abs

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...