Rodrigoks Postado 1 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 1 Fevereiro 2014 Chegou há poucos dias a encomenda deste PWM chinês: http://www.ebay.com/itm/4000W-AC110V-220V-High-Power-SCR-Electronic-Volt-Regulator-AC110V-220V-/170902447956?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item27ca946754 Testei preliminarmente com uma lâmpada, ventilador, torradeira e batedeira (muito legal pra bater massas). Depois com a pipoqueira, funcionando perfeitamente e sem aquecer. Finalmente, resolvi testar na Elektra. Liguei no sistema inteiro, não isolei ainda a bomba Ulka. Deu pra perceber que é promissora para controle de pressão da bomba. Com o filtro cego, consegui 3 bar de pressão no manômetro sem paralisar a bomba. Obviamente que o melhor é isolar a bomba pra não interferir na caldeira e não enlouquecer a solenóide. Vou comprar um segundo controlador pra instalar na Ulka. Acho que pode funcionar bem. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 1 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 1 Fevereiro 2014 Na pop fun você ligou no cabo de força? Esse aparelho é melhor que o tal termobanho? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 1 Fevereiro 2014 Autor Denunciar Share Postado 1 Fevereiro 2014 Sim, no cabo de força. Não sei se é melhor que o termobanho, mas parece ter mais flexibilidade. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 1 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 1 Fevereiro 2014 Rodrigo, como mediu os 3 BAR , pelo volume ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 1 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 1 Fevereiro 2014 Faz um vídeo de torra usando ele depois. Sem paradas. Ligada direto e veja se melhora o tempo de torra e controle da temperatura.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 1 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 1 Fevereiro 2014 À propósito... Eu sou meio burrinho nestes negócios aí. Qual a função dele? Como funciona e tal? Funciona em 110v? E se ligar na pipoqueira? O que acontece? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 1 Fevereiro 2014 Autor Denunciar Share Postado 1 Fevereiro 2014 Rodrigo, como mediu os 3 BAR , pelo volume ? Manômetro. Miyamoto, ligando na tomada da pipoqueira você controla o sistema em conjunto, ou seja, ventoinha + resistência. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 1 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 1 Fevereiro 2014 Na minha santa ignorância, acho que é exatamente como um dimmer (um reostato, ou sei lá que outro nome). O negócio é que o aparelho tem que conseguir aguentar os mil e poucos watts da pipoqueira. Só que me parece que o termobanho faz a mesma coisa. Eu confesso que estou sem paciência para as esperas eternas da alfândega. Meu filtro VST vai entrar no terceiro mês só em Curitiba e nada. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 1 Fevereiro 2014 Autor Denunciar Share Postado 1 Fevereiro 2014 Na verdade, é totalmente diferente. Uma explicação breve aqui: http://www.mecatronicaatual.com.br/educacao/1226-o-que-pwm Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 1 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 1 Fevereiro 2014 Ok. Vou dar uma lida. Estou pensando em comprar alguma coisa dessas pra pipoqueira. Só não sei o que. O ideal seria conseguir separar ventoinha da resistência, mas até agora nenhuma alma caridosa engenheira postou um tutorial... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 1 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 1 Fevereiro 2014 Rodrigo, o funcionamento dele é como um dimmer normal, ou termobanho, cortando a voltagem AC no timming certo. A referencia q vc postou é para controlar voltagem DC com PWM. O solenoide da bomba ulka obrigatoriamente precisa de AC. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 1 Fevereiro 2014 Autor Denunciar Share Postado 1 Fevereiro 2014 Verdade, Sérgio. É que pensei que o termobanho funcionasse a base de reostato. De qualquer forma, o limite do dispositivo citado é 4000w. Ele nem sequer ficou morno com nenhum dos testes que fiz, o que me pareceu bom. Se for apenas para controlar a Ulka, dá pra comprar um de 100W (considerando que a potência das Ulkas é na faixa de 50W). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 1 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 1 Fevereiro 2014 O uso de um PWM para o controle de pressão na Gaggia parece uma solução excelente , simples de implementar , evita mexer em conexões , opv e etc. Muito pratico , instalado antes da Ulka vai permitir o controle e variação de pressão . Para quem pensava em trocar opv , essa solução é mais prática , barata e limpa. Excelente solução Rodrigo. Abs C. Eduardo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 1 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 1 Fevereiro 2014 Na eletrônica não se chama esse tipo de controlador de PWM (pulse width modulation) e sim controlador por ângulo da fase. Nesse controlador a largura do pulso, que é o caso do PWM, não varia, e sim o momento em que o(s) scr(s) (ou triac) é ligado. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 1 Fevereiro 2014 Autor Denunciar Share Postado 1 Fevereiro 2014 Hehe, isso é que dá falar sobre coisas que não são da sua alçada. Valeu pelas correções, Sérgio. O que posso dizer é que baseado em alguns relatos e no meu teste inicial parece funcionar a contento. Basta fazer algumas marcações no curso do botão e correlacionar com pressão almejada pela bomba, o que exige alguns testes. Interessante também marcar um ponto mínimo a partir do qual a bomba choca e não chegar a baixar tanto a potência. Na pipoqueira funciona legal também. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Caio Negri Postado 1 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 1 Fevereiro 2014 A intenção é variar a frequência ou o módulo da tensão na saída? PWM normalmente é utilizado para variar a frequência. Mas pelo que vocês estão descrevendo parece que querem variar o módulo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 1 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 1 Fevereiro 2014 Legal que funciona! Se for só para PI, talvez deixar a regulagem fixa para a PI ideal, e montar um interruptor que ligue 100% da voltagem para a extração. Assim se tem mais repetibilidade. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 1 Fevereiro 2014 Autor Denunciar Share Postado 1 Fevereiro 2014 Pois é, dá pra fazer coisas ainda mais legais, pelo menos em tese, como perfil de pressão. Por exemplo, diminuindo a pressão mais para o final da extração quando o fluxo tende a acelerar demais. Comentários técnicos vou deixar para aqueles que dominam o assunto. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
trosk Postado 1 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 1 Fevereiro 2014 isso não vai injetar distorção harmonica nos teus equipamentos? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 1 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 1 Fevereiro 2014 Vc esta certo Trosk tiristores (SCR ,Triac e etc.) geram distorção harmonica , mas , circuitos resistivos são pouco afetados , já a bomba Ulka terá provavelmente um aquecimento maior (10 /20%) e talvez um pequena redução da vida util. No caso da bomba talvez o uso do circuito PWM indicado pela propria ulka reduza ao minimo esse problema : http://www.home-barista.com/espresso-machines/voltage-controlled-pump-pressure-ulka-t14153-40.html Flowell kc04(made by flowell-south korea company) Esse é um problema que existe ,mas , na minha opinião com esse circuito ele deve ser minimo. Abs C. Eduardo 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 2 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 2 Fevereiro 2014 Desculpem minha enorme ignorância no assunto mas poderiam explicar melhor a parte prática do instrumento que o Rodrigo falou? Eu conecto isto onde? Eu ligo a tomada da papo queira nele? E daí? Tem uma chavinha do lado. Pra que serve? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 2 Fevereiro 2014 Autor Denunciar Share Postado 2 Fevereiro 2014 Facinho. Tem os conectores de entrada (onde poderá conectar um plugue macho para ligar na rede elétrica) e os de saída (onde colocará um plugue fêmea pra conectar a pipoqueira). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 2 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 2 Fevereiro 2014 Ah tá.. Então fora o aparelho aí tem que comprar cabo e plugues né? E a chave do lado? Pra que serve? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 2 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 2 Fevereiro 2014 :) :) Eu vou ser bem didatico : Isso aí é um reostato , dimmer , controlador de potencia , que nesse caso usa um Tiristor chamado de SCR, mas pode ser tambem por um Triac. Dito isso , esqueça o que eu falei , pois isso é jargão tecnico , o que vc que saber é : Pegue os dois fios de 110V e insira onde esta recrito _ IMPUT Pegue os dois fios dá sua pipoqueira , ventilador e etc. e insira onde esta escrito _OUTPUT Feito isso pegue o seu dedo e rode o botão , com ele no maximo a pipoqueira vai funcionar como sempre funcionou , rodando o botão vc vai retirar potencia da resistencia eletrica e reduzir a rotação da ventoinha , ate a resistencia para de aquecer e a ventoinhga parar. Não vai precisar praticamente de nada só fios e uma faca para descascar eles e claro uma chave de fenda. Abs C. Eduardo 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 2 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 2 Fevereiro 2014 Ah.. E o que devo procurar na Internet para encontrar este aparelho por aqui? Tipo ML ou em algum site de eletrônica por exemplo.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 2 Fevereiro 2014 Autor Denunciar Share Postado 2 Fevereiro 2014 É justamente a que controla a voltagem média entregue. (não sei se é bem isso, mas regula a potência do aparelho que quer regular). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 2 Fevereiro 2014 Autor Denunciar Share Postado 2 Fevereiro 2014 Um reostato não é diferente de um dimmer? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 2 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 2 Fevereiro 2014 Nóóóó... Assim ficou ótimo Carlos... kkkkkkkk Sem a parte técnica e bastante didático! Valeu.. Só falta achar por aqui para não demorar tanto para chegar rsrs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 2 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 2 Fevereiro 2014 No ml tem esse que talvez funcione bem na pipoqueira. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-534959888-dimmer-dimer-controlador-de-potncia-1500w-e-3000w-bivolt-_JM Da para fazer um dimmer ineficiente com um reostato, mas esse do topico não usa reostato. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 2 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 2 Fevereiro 2014 São muito , Dimmer é um circuito que varia a potencia media , normalmente usando um Tiristor , reostato é um dispositivo para variar a resistencia de um circuito . O problema é que no comercio existe uma confusão de nomes , chamam reostato de dimmer e vice versa , tambem chamam dimmer de reostato eletronico e dimmer de dimmer eletronico , ou seja é uma grande confusão de nomes. Eu simplesmente listei todos os nome que eu me lembro , para o usuario final o nome não importa. Abs C. Eduardo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas