Cabral Postado 27 Janeiro 2015 Denunciar Share Postado 27 Janeiro 2015 Pessoal, só pra reavivar o assunto, já que pintou uma pergunta em outro tópico e esse aqui foi referido como destino da discussão sobre tipos de base. Tenho bases Flat (57 e 58mm), C-Flat (57, 58 e 58,35mm - meus preferidos) e Convexo A-Curve (58mm). Já tive um Ripple (58mm), mas ele era campeão de canalização, troquei pelo A-Curve com um amigo que simplesmente adorou os cafés mais ácidos que o Ripple fazia, dizendo serem mais doces. Até expliquei que deveria estar canalizando e subextraindo, daí a acidez que ele dizia ser "doçura", mas nem vendo a coleção de jatos no Naked ele mudou de idéia. O A-Curve tende a deixar as bordas do bolo oleosas. Presumo que extraia menos o conteúdo das bordas por criar uma área de menor resistência no centro. Fica muito fácil e confortável fazer nutation, nunca canaliza, mesmo quando forcei umas entortadas, mas acho que o café fica, realmente, um pouquinho mais aguado do que com o C-Flat e Flat. Agora, tamper côncavo? Existe? Se existir, deve ter o efeito de facilitar canalização pelas bordas e impedir um fluxo decente pelo meio, justamente ao contrário do convexo, e também em oposição ao C-Flat, que torna quase impossível descolamento do bolo nas bordas e ajuda no nutation. Um tamper côncavo é algo pra testar, nem que seja como piada. Alguém tem? Carpe Coffea(m)! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 27 Janeiro 2015 Denunciar Share Postado 27 Janeiro 2015 Eu tenho um C-ripple 58mm, mas uso VST. Se não me falha a memória, o VST é 58,35.. Acho que estes 0,35 fazem falta.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 27 Janeiro 2015 Denunciar Share Postado 27 Janeiro 2015 O que faz falta é aprender a usar o tamper direito , 90% do pessoal do CDC e autodidata (eu inclusive) a gente fica achando que precisa de um tamper hiperbólico (é questão de tempo para aparecer) quando na verdade ninguem se deu ao trabalho de fazer um curso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 27 Janeiro 2015 Denunciar Share Postado 27 Janeiro 2015 Curso de uso do tamper? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 27 Janeiro 2015 Denunciar Share Postado 27 Janeiro 2015 Nessa apresentação do Kaminsky, frame 42 dos slides, ele diz: "Flat 58.4mm tampers actually extract espresso higher than other tampers (i.e. curved, c-flat, etc)." Nesse vídeo o cara explica que o mais importante é a distribuição do pó, não a compactação. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 27 Janeiro 2015 Denunciar Share Postado 27 Janeiro 2015 Curso de uso do tamper? Curso de qualquer coisa , eu venho carteando a mais de 20 anos . Como curso é meio sacal de fazer , vou esperar sair o tamper no formato de "Cissoide de Diocles" , esse vai fazer o espresso perfeito. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 27 Janeiro 2015 Denunciar Share Postado 27 Janeiro 2015 Uso de tampar? Precisa de curso pra isso? Francamente, não é ciência de foguete. Como o Sérgio disse, distribuição é mais importante. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 27 Janeiro 2015 Denunciar Share Postado 27 Janeiro 2015 Claro que não é engenharia aeroespacial , se fosse não teria tanto autodidata carteando Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cabral Postado 27 Janeiro 2015 Denunciar Share Postado 27 Janeiro 2015 Taí, por isso que postei o que eu acho e me baseei nos resultados dos meus próprios experimentos... Não tem muito o que aprender num curso, é só ir "tampando" (na onda do "chocar" ) e olhando os resultados no naked e provando as variações de sabor. Ainda acho que o tamper perfeito vai ser o da curva de moebius... assim a extração nunca faz blonding! (badabum-Tssss ) Carpe Coffea(m)! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 27 Janeiro 2015 Denunciar Share Postado 27 Janeiro 2015 Esse deve facilitar o nutation . Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Darcy Jr.'. Postado 27 Janeiro 2015 Denunciar Share Postado 27 Janeiro 2015 Confirmando o que o Sérgio disse, meus espressos ficaram melhores a partir do momento que me importei mais com a distribuição do que com a compactação. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cabral Postado 27 Janeiro 2015 Denunciar Share Postado 27 Janeiro 2015 CaÊ, com certeza! O problema seria contar as voltas pra saber quando parar de fazer o nutation,.. Darcy, a distribuição é fácil de corrigir com o medir da compressão, principalmente se usar o Princípio da Incerteza de Heinsenberg (o real, não o ficcional do BB), pois se não dá pra saber a localização e a energia (deslocamento) de uma partícula, como trabalhamos com "particulados", é só não olhar para o pó antes de colocar o tamper em cima, depois basta medir a força com precisão que, automaticamente, todos particulados estarão dotados da mesma incerteza e, por consequência, uniformemente equilibrados entre si em sua área de "colapso"... ...depois é só chamar de "técnica de distribuição quântica" que tá tudo certo! Carpe Coffea(m)! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 27 Janeiro 2015 Denunciar Share Postado 27 Janeiro 2015 Cabral, não sei se o Heisenberg aplica aqui. Acho é mais um caso do portafiltro de Schroedinger. A distribuição do pó é no mesmo tempo bom e ruim até vc faz a extração. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cabral Postado 27 Janeiro 2015 Denunciar Share Postado 27 Janeiro 2015 Ah, sim claro... Brilhante sua proposição! Mas ainda acho que ambas teorias são inclusivas, pois não são necessariamente excludentes: se o particulado está em estado de indeterminação e sabemos apenas a energia medida e não sua localização particular (ouch!), o estado do conjunto pode muito bem ser uma superposição que, segundo a equação de Schroëdinger aplicada ao status qualitativo do café "a posteriori", pode mesmo resultar em qualquer dos colapsos de função, café-bom/café-ruim. Curioso é o café ser as duas coisas ao mesmo tempo até o momento da extração. Por que não escreve um paper sobre isso? Talvez isso se aplique também aos grãos: talvez todo café seja do tipo "Schroëdinger" e só se defina como Robusta ou Arábica quando alguém coloca o preço... Daqui a pouco só vai ter uma certeza nesse tópico: algum moderador vai dar bronca por conta do off-topic, vai determinar o fim da comédia e vai colapsar a função da nossa tirada de onda (ouch! again!) Carpe Coffea(m)! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RogerioD Postado 27 Janeiro 2015 Denunciar Share Postado 27 Janeiro 2015 hahahaha sei não viu, mas acho que vocês estão comendo muita mamona e fruto do café... relaxem, a maioria das nossas extrações são bem imperfeitas e nesse hobby assim como outros não tem como ter repetibilidade na perfeição, tem gente que faz a extração só distribuindo o pó sem compactar, outros compactam com mais de 20kg de pressão e por aí vai... as variáveis são muitas, em relação aos tampers prefiro o flat Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Darcy Jr.'. Postado 27 Janeiro 2015 Denunciar Share Postado 27 Janeiro 2015 Caramba... Sério que é só café que está rolando? Kkk... Boas ponderações Cabral e Burny. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cabral Postado 27 Janeiro 2015 Denunciar Share Postado 27 Janeiro 2015 Ah, Darcy, não vamos esquecer que o café tem os "peptídeos opióides" descobertos pelos pesquisadores da Embrapa... a tal da "super-morfina" deve tá fazendo toda diferença! Carpe Coffea(m)! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 28 Janeiro 2015 Denunciar Share Postado 28 Janeiro 2015 Ah, meu Deus... a gente fica umas horas fora e o povo só apronta... imagine quando os moderadores virem isso... kkkkk Chega de café onda/partícula/arábica/conillon. Que tal voltar aos tampers? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gerald Postado 20 Setembro 2016 Denunciar Share Postado 20 Setembro 2016 58mm na Chef Crema? Alguém me ajuda a saber se serve 58mm Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 20 Setembro 2016 Denunciar Share Postado 20 Setembro 2016 Gerald, aqui. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Kizner Postado 19 Novembro 2016 Denunciar Share Postado 19 Novembro 2016 Já viram desse tipo?É um alinhador, e depois, um tamper, com um sistema um pouco diferente do que já vi, com um tipo de rosca... Assistam a partir dos 05 min e 45s, utilizado pela Erna Tosberg, no mundial desse ano 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 19 Novembro 2016 Denunciar Share Postado 19 Novembro 2016 Jose Kizner, Este deve ser da Mahlgut, http://mahlgut-manufaktur.de/ Eles tem os 2, primeiro o alinhador, que usa uma base como o OCD , como se fosse uma pá de trator, que faz a distribuição e alinhamento do pó, e em seguida o tamper. Tanto o distribuidor como o tamper o nível que a base pode descer é ajustado por uma porca e contra porca, bem prático ( eu tenho um), e eu diria que para uma cafeteria resolve, já que se usa sempre o mesmo café, a mesma dose, faz-se um ajuste no inicio do dia e já era. Em casa que variamos o café, a moagem ai já seria menos eficiente, sua construção é barata, não precisa de uma usinagem com ajustes, ...... até pensei em fazer, mas como gosto de complicar mais então estou fazendo o meu, rsrsrsrsrs Que descerá sozinho ao nível adequado para a distribuição do pó, vai atrasar um pouco pois vou patentear primeiro, rsrsrsr 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 19 Novembro 2016 Denunciar Share Postado 19 Novembro 2016 Isso é que é exagero , ela usa 3 acessórios, um para distribuicão e os dois da Mahlgut , como o Gil falou um nivelador e o tamper . Antes usou para wdt o blind shaker da Lyn Weber . http://lynweber.com/product/blind-shaker Durante o WBC onde teoricamente o paladar dos juízes é extremamente apurado , talvez esse carnaval de acessórios possa fazer diferença (na minha humilde opinião acho isso tudo puro marketing) , mas no dia a dia , basta o tamper bravo do Gil. O campeão do WBC 2016 , usou um funil , para balançar o café, nivelou com o dedo e usou um tamper comum , nem fez WDT , sua técnica de distribuição foi balançar o café no PF. 4 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Kizner Postado 20 Novembro 2016 Denunciar Share Postado 20 Novembro 2016 Carlos e Gilberto,O nivelador da mahlgut, ou OCD, já não tem papel de distribuir (WDT), além de nivelar? Não entendo o uso do blind shaker anteriormente.. Haha to meio confusoJá tenho um dinamométrico bravo, mas quero também ter uma distribuição melhor antes do nivelamento e compactação, já que trabalharei com isso, e estava pensando em comprar um desse..https://www.amazon.com/SMKF-Tampers-Leveler-Macaroon-Espresso/dp/B01LAGRRTO/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1479674547&sr=8-1&keywords=smkf+coffee+tamper Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 20 Novembro 2016 Denunciar Share Postado 20 Novembro 2016 O que tenho é este, um pouco diferente a parte superior, mas onde comprei tinha com este desenho também. Tem vezes que mesmo você colocando a base alinhadora para dentro o máximo possível ele ainda faz uma compactação, pois deveria entrar menos no filtro, mas no geral eu tenho gostado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 20 Novembro 2016 Denunciar Share Postado 20 Novembro 2016 Jose, o WDT agita todo o café, esteja na superfície ou na parte inferior do filtro, por isto os distribuidores são questionáveis, pois eles vão regularizar a parte superior do bolo, se você, com o tamper Bravo, antes de compactar , der uma girada nele sobre o bolo você vai ver que ele fica bem regular, mas talvez não fique com a mesma densidade em toda a área, o distribuidor teria o objetivo de deslocar mesmo mais pó para fora ou para dentro. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Kizner Postado 20 Novembro 2016 Denunciar Share Postado 20 Novembro 2016 Sim Gilberto, é o que já pratico hoje, fica excelente, muito bem nivelado na parte superior.Mas, o link do nivelador que eu passei, ele não exerce força sobre o bolo todo, é isso?Somente na parte superior também? O que eu gostaria de melhorar, é a distribuição do pó pelo filtro antes do nivelamento..; Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 20 Novembro 2016 Denunciar Share Postado 20 Novembro 2016 Vai depender da regulagem da altura , se acertada será feita uma boa distribuição. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Kizner Postado 20 Novembro 2016 Denunciar Share Postado 20 Novembro 2016 Ah sim, muito obrigado Gilberto, valeu mesmo!!Agora to em dúvida se compro ou se aguardo o seu hhaha Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 20 Novembro 2016 Denunciar Share Postado 20 Novembro 2016 Se vc pretende trabalhar de forma profissional , vou repetir o que já disse antes , acho isso tudo marketing para vender coisas absurdamente caras , se vc pensar que 99,9 % das pessoas são incapazes de perceber a diferença de uma extração normal e outra com todas essa tranqueiras . Aí vc se pergunta , mas porque esses caras ficam analisando tantas tranqueiras? Simples porque a maioria de nós tem um hobby , ou seja , isso é nossa diversão, consumir tranqueiras inuteais com propostas milagrosas e que não servem para nada. Não dá para tratar um hobby como negócio e só levar em conta o "custo benefício" , pois o hobby vai perder a graça e virar "trabalho". Da mesma forma não dá para tratar negócio como hobby e sair comprando tudo o que vc achar "legal" . Respondendo sua pergunta o blind shaker e uma evolução do blind Tumbler, que era um acessório para o moedor manual HG1, a função dele é fazer a distribuição do pó, como o WDT é uma técnica para fazer a distribuição, o blind shaker faz a mesma coisa de outra forma. Nessa página vc tem o vídeo mostrando como ele funciona e se vc quiser tem o diagrama , com um pouco de saco da para tornear algo parecido. http://lynweber.com/accessories/blind-tumbler/ Não minha humilde opinião, o problema de distribuição tem mais haver com a estática produzida pelo moedor do que com essas técnicas. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas