Ir para conteúdo

Agora entendi esse negócio de torrar...


leonardopm

Postagens recomendadas

Finalmente entendi essa obsessão que vocês tem por torrar em casa.

 

Eu vinha usando o blend Espresso Brasil há quase um mês na Aeropress, mas notei que o café estava meio "apagado", possivelmente por causa da idade.

 

Como eu havia torrado um pouco do Serra Negra da Nuance ontem, resolvi experimentar. Foi a terceira torra que fiz na vida, sendo que foi a primeira feita na panela e a primeira que tive coragem de experimentar (as outras foram pro lixo). Essa ficou razoável.

 

Preparei o café e logo de cara vi que estava mais encorpado. Provei e me surpreendi. Aromas intensos e complexos, acidez fantástica, zero amargor. Um café muito vivo mesmo.

 

Considerando que a torra não ficou perfeita, mas sim razoável, só posso creditar tudo isso ao fato do café ser ultra fresco.

 

É. Acho que vou comprar uma pipoqueira no mês que vem e entrar definitivamente para o clube. Até lá vou torrando na panela, que também é um método legal. Fiz um segundo lote hoje para testar e ficou ainda melhor que o de ontem.

 

Abraços,

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Preparei o café e logo de cara vi que estava mais encorpado. Provei e me surpreendi. Aromas intensos e complexos, acidez fantástica, zero amargor. Um café muito vivo mesmo.

 

Considerando que a torra não ficou perfeita, mas sim razoável, só posso creditar tudo isso ao fato do café ser ultra fresco.

 

É. Acho que vou comprar uma pipoqueira no mês que vem e entrar definitivamente para o clube. Até lá vou torrando na panela, que também é um método legal. Fiz um segundo lote hoje para testar e ficou ainda melhor que o de ontem.

 

Leo,

 

torrar em casa tem várias razões.

 

Vou citar as que eu julgo mais importante para mim:

 

1-Custo menor que o café já torrado (cerca de R$20-R$30 o kilo cru dos melhores cafés)

 

2-Controle do grau da torra e do ponto de sua preferência (Clara, Média-Clara, Media, Média-escura, Escura e Muito Escura) e das características que vc mais deseja no seu café (acidez, doçura, aroma. amargor, corpo).

 

Comentei num outro tópico que eu nem sei mais o que é um café com gosto de queimado ou carvão, nem aqueles que dão tranco na língua...

 

Parece que a maioria das torras vendidas no mercado são mais escuras e amargas...

 

3-Café sempre fresco e "VIVO".

 

4-Validade bem maior que os grãos já torrados. Recentemente eu estava tomando cafés Serra Negra e Chapadão de 2009 :o !

 

Essas são algumas características que eu me lembro agora.

 

Única ressalva é a de esperar os grãos estarem prontos para o consumo. Normalmente 24 horas para coado, aeropress, frenchpress e cerca de pelo menos 5 dias para espresso.

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é Rafa, to gostando muito da idéia.

 

Galera, só para não ficar mal entendido, quando falei que o blend Espresso Brasil estava apagado quis dizer que foi por causa da idade e não da qualidade, afinal esse foi um dos blends mais interessantes que provei nos últimos meses. Não me entendam mal, o café é muito bom, mas não estava fresco como estava quando o comprei.

 

Léo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre,

Falando nisso...você vende seus blends crus também ou somente torrados?

Abraços,

Leo

 

Salve Léo.

Não o faço, mas por conta do aumento do interesse sobre torras domésticas passarei a fazê-lo.

Tomarei como base de preço 50 % do valor do mesmo tipo quando torrado. Estes preços serão válidos para compras efetivadas até 29/02/2012.

 

Portanto assim ficará:

 

Expresso Brasil - 1 kg - R$ 21,50

Sul de Minas CD - 1 kg - R$ 22,50

Rio de Janeiro - 1 kg - R$ 22,50

Orgânico Severino - 1 kg - R$ 27,50

Seleção do Mês Monerat/Duas Barras/RJ - 1o colocado categ. CD Concurso CCCRJ - 1 kg - R$ 30,00

 

Despesas de remessa por conta do comprador.

Em função do valor do frete, remessas inferiores a 01 quilo ficam inviabilizadas, pois seu custo será superior ao valor dos grãos.

 

Valeu,

Alexandre

Pedidos pelo endereço eletrônico cafeonline@cafeexpressobrasil.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Paulo.

 

Dá sim. É só combinar com antecedência para eu levar os grãos para a loja, pois o estoque de verde não fica lá.

 

Valeu,

Alexandre

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ronaldo,

 

Torrar na pipoqueira deve ser prático e deve dar uma torra bem homogênea, mas confesso a você que depois que comecei a torrar na panela eu tenho pensado seriamente se migrarei para a pipoqueira um dia.

 

Na panela a torra não é homogênea como na pipoqueira, mas em compensação tem-se maior controle sobre o ponto de torra, torra-se maior quantidade e o processo é muito, mas muito divertido mesmo!

 

Abraços,

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ronaldo,

 

Atualmente eu torro na pipoqueira elétrica modificada, pois acho mais pratica.

 

Mas com essa panela aqui e um pouco de pratica vc vai brincar muiiiiiito cara.

 

http://www.pipocaweb.com.br/products/pipoqueira-tradicional-tampa-em-vidro

 

http://navitrinebrasil.com.br/produtos.asp?produto=133

 

http://casaeimoveis.uol.com.br/album/panelas_decorativas_album.jhtm#fotoNav=2

 

http://todaoferta.uol.com.br/comprar/pipoqueira-mta-c-exclusiva-tampa-de-vidro-temperado-30WBRX9PBN#rmcl

 

No todaoferta está mais em conta.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

salve fogo

acho q pelo preco, prefiro comprar uma pipoqueira mondial. no dealextreme comprei 3 termometros, mas nao chegaram por estar em falta, ai tive que gastar um pouco mais e comprar aqui no mercadolivre msm.

alias to me divertindo em torrar!!!

vou tb comprar os cafes cru do alexandre velloso.

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala ae Ruston

 

Com certeza!!! mas tem muita gente que gosta tanto, mais tanto de café, que prefere o método nepalês....bem artesanal mesmo..... aí uma panelinha e um braço em forma apavoram...rsrsrs

 

Abração

 

Ricardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ronaldo,

 

Eu estou usando uma panela comum, de teflon, com cerca de 20 cm de diâmetro. Tem que ser com cabo longo, para poder sacudir os grãos de vez em quando.

 

Abraços,

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ronaldo,

 

1ª dica: Fogo médio ou baixo-médio. Se passar disso chamuscará os grãos. Abaixo disso o café "cozinha" ao invés de torrar. Tente a 1/3 da potência da boca do fogão. Se você passar dos 10-12 minutos e o café não estiver perto do 1º estalo então aumente um pouco o fogo.

 

2ª dica: Não pare de mexer os grãos nem por um mísero segundo.

 

Abraços,

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, torro café todas as semanas.Quase 1 kilo por semana

 

Só um aviso aos que torram em fogões e panelas.

 

A fumaça causa constipação e dor de cabeça.

 

Todas as vezes que eu torrei na panela tive dor de cabeça muito forte.

 

Além do mais a fumaça da torra do café (principalmente a do 2º estalo em diante) causa alguns problemas pulmonares e uma doença chamada DPOC.

 

Não estou querendo desestimular o uso no fogão e panela, mas tomem muito cuidado com a inalação de fumaça.

 

É isso aí, torrando em casa!!!

 

Valeu

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...