Rodrigoks Postado 30 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 30 Setembro 2014 Santiago, penso que o ideal é ir reduzindo o fluxo de ar conforme a torra avança. Legal saber que está dando pra fazer maiores quantidades sem intervenção externa. Isso permite tentar implementar um perfil de torra. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Santiago Luz Postado 30 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 30 Setembro 2014 Testei a fonte e a variação de voltagem vai de 11,40V a 13,0V. Mortari, esgotei meu grãos verdes nesse fim de semana, então só pude testar a agitação com grãos torrados. Com 100g a agitação é bem tranquila. Deu para levar até 160g. Não sei se força muito o motor, mas deixando a pipoqueira levemente inclinada vai legal. Parece bem o esquema do Sivetz, onde o grão sobe de um lado e escorre pelo outro. Chique, né? Hehe Acredito que até uns 160g de grãos verdes deve ir bem. Mas sinceramente, estou feliz em torrar uns 120g mesmo. Comprei um termômetro porcaria como >esse<. É tipo o de espeto comum, mas com um cabo. Esse seu parece legal. Está para chegar? Já estou pensando em comprar um igual, porque queria mesmo um termômetro com termopar tipo K. Rodrigo, eu tive que reduzir o fluxo de ar porque não usei o prolongador/lata. Mas mesmo que tivesse, acredito que reduziria mesmo assim. Só que não dá pra reduzir muito. A não ser que se coloque outro dimmer, o que para mim, não acho que compensa. E sim, com certeza dá para implementar perfis de torra!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mortari Postado 30 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 30 Setembro 2014 Legal Santiago, eu quase comprei um termômetro igual a esse, mas fiquei preocupado de ser muito fuleiro e, pesquisando algo um pouco melhor, encontrei esse outro que faz 2 medições simultâneas com termopar e, apesar de ser o dobro do preço, o valor total é tão baixo que a diferença não é significativa. Foi enviado no dia 10/09, acho que daqui a uns 10 ou 20 dias deve chegar, espero que funcione direito. Sobre implementar perfis de torra, ontem fiz 3 torras: Bob-o-link, FAF e o do Sítio Daniella (Pardinho). Achei legal que, nos dois primeiros, consegui repetir o perfil anterior (que era meu alvo) de forma bem aceitável, principalmente no Bob-o-Link. Linha vermelha é a torra de ontem e a verde é a de 20/08 que eu estava tentando repetir. Como o 1C veio um pouco antes, acabei finalizando a torra um pouco mais cedo, a perda de massa foi bem parecida (14,7% na anterior e 14,9% na de ontem): Percebo que, além do controle manual, o mais importante pra conseguir aplicar um perfil predefinido na pipoqueira com essas alterações (e creio que em qualquer outro torrador com controle manual) é conhecer bem o comportamento do equipamento, saber prever qual a resposta que ele dará na temperatura para determinada alteração de ajuste etc. Logo que fiz as modificações na pipoqueira, eu achava muito difícil conseguir seguir um perfil determinado com os ajustes manuais. Sempre que eu queria baixar a temperatura, por exemplo, acabava tirando potência demais e a temperatura caia bem abaixo do que eu queria. Aí, pra corrigir, eu subia a potência mais do que o necessário e a temperatura acabava passando do alvo ou não subia o suficiente, com medo de passar, e demorava muito pra chegar no alvo pretendido, o que alterava significativamente o perfil da torra. Hoje, conhecendo melhor o equipamento e já tendo uma idéia do tempo de resposta aos ajustes manuais, eu consigo atingir os alvos de forma mais segura e, assim, já está dando pra começar a princar com perfis predeterminados. Acho que ainda tenho um bom tanto a avançar nesse sentido, mas os resultados já estão começando a ficar consistentes. Isso não significa necessariamente que as torras estejam melhores, mas quando fica uma porcaria, pelo menos foi uma porcaria controlada. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 30 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 30 Setembro 2014 ... Isso não significa necessariamente que as torras estejam melhores, mas quando fica uma porcaria, pelo menos foi uma porcaria controlada. Excelente! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mortari Postado 2 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 2 Dezembro 2014 Até que enfim consegui filmar uma torra na pipoqueira com todas as modificações que eu fiz, acho que dá para terem uma ideia de como ficou: Link: Primeira torra do Rubi - 01/12/2014 14 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 2 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 2 Dezembro 2014 considerando que é uma pipoqueira a batelada é bem grande. Quando consigo essa perda de massa nas minhas torras fico feliz 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcia Postado 2 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 2 Dezembro 2014 O café não sei, mas essa criança é uma delícia! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Daniel.H Postado 2 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 2 Dezembro 2014 Muito legal a torra. Já fiz as modificações na pipoqueira seguindo suas informações e do Santiago mas não fiz nenhuma torra ainda. Meu set vai ficar como o seu, estou esperando chegar o termômetro e o termopar iguais a esses comprados no ebay. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Durval Pontes Junior Postado 2 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 2 Dezembro 2014 Mortari ficou muito bom esse vídeo. Estou pegando aos poucos as MOD's necessárias na pipoqueira. Abs e boas xcs... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Leandro Marco Postado 4 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 4 Dezembro 2014 Aee Mortari! Parabéns pelo vídeo! Ficou muito legal! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cletus Postado 5 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 5 Dezembro 2014 Mortari ensinando o ofício... Lindo seu aprendiz e bela sua torra. E viva os torradores de café de varanda. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Eliseu M Postado 6 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 6 Dezembro 2014 Pessoal, to pensando em entrar pro clube da popfun tb... Mas será que dá pra torrar no apartamento? Será que o cheiro chega a incomodar os vizinhos? Abs!! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 6 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 6 Dezembro 2014 Eliseu: vai incomodar. Eles vão bater na sua porta e pedir um pouco. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Daniel.H Postado 6 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 6 Dezembro 2014 Ana, ta mais pra vão incomodar Eliseu, várias pessoas torram na pipoqueira em apartamento sem problemas. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cletus Postado 6 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 6 Dezembro 2014 Eliseu M, aconselho a fazer o que fiz: 1º Fala com o síndico de teu prédio e convoca uma reunião extraordinária para tratar do assunto. 2ª Na reunião você mostra o vídeo abaixo onde se nota perfeitamente que é fácil e seguro. 3ª Deliberada a proposta, peça cópia da ata de aprovação e só após converse com sua esposa. As impressão do pessoal aqui do clube você vai observar na página abaixo. E atenção para as sábias palavras de Myamoto #851 http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/167-dicas-para-torrar-na-pipoqueira/page-29 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Eliseu M Postado 6 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 6 Dezembro 2014 Haha muito divertido o vídeo. Minha esposa teria as mesmas reações! Vlw pelas dicas pessoal. Minha pipoqueira chega logo logo... []'s Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor Costa Postado 28 Janeiro 2015 Denunciar Share Postado 28 Janeiro 2015 Pessoal, Esse dimmer funcionaria nesta pipoqueira? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-615607424-dimmer-dimer-controlador-de-potncia-1000w-110v2000w-220v-_JM Pelo anunciado ele suporta 2000W a 220V. Para 110V não daria. Tá mais em conta! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Daniel.H Postado 28 Janeiro 2015 Denunciar Share Postado 28 Janeiro 2015 A minha é 220v e ta marcado 1100w na etiqueta, então em 220v daria. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 28 Janeiro 2015 Denunciar Share Postado 28 Janeiro 2015 Sim. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 28 Janeiro 2015 Denunciar Share Postado 28 Janeiro 2015 Mas, como a ventoinha é ligada, geralmente, em série nessas pipoqueiras, o dimmer não seria muito útil, ao menos, não sem isolar a ventoinha do circuito elétrico. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor Costa Postado 28 Janeiro 2015 Denunciar Share Postado 28 Janeiro 2015 Então Guilherme, comprei a pipoqueira hj e pretendo isolar a ventoinha. Projeto completo... hehehe Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Eliseu M Postado 3 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 3 Fevereiro 2015 Estou tentando essa modificação na minha pipoqueira, mas aconteceu o mesmo problema do Santiago. O motor está pulsando. Primeiro tentei com uma fonte 20V ~ 3,5A, e depois com uma de 20V ~ 6,5A. Achei que 6,5A seria suficiente pelos relatos, mas parece que não foi o caso. =/ Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Santiago Luz Postado 3 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 3 Fevereiro 2015 Eliseu, na minha opinião de leigo, acho que o motor exige maior corrente elétrico durante a partida. Depois a corrente utilizada diminui. Por isso precisa de uma fonte maior. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mortari Postado 4 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 4 Fevereiro 2015 Então o motor da PopFun 220v (minha) é realmente diferente do da 127v, porque sempre uso aquela fonte de 20v e 3,25A e vai tranquilo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 4 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 4 Fevereiro 2015 Ah sim, um motor 220 v tem resistência bem mais alta e vai puxar menos corrente na partida. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Eliseu M Postado 4 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 4 Fevereiro 2015 Eu liguei o motor numa fonte de PC (12V ~ 20A) e o bixinho voou. Vou ter que providenciar uma fonte nova pra ele. []'s 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
William Freitas Postado 3 Março 2015 Denunciar Share Postado 3 Março 2015 Amigos, consigo torrar sem fazer nenhuma mod?so com a pipoqueira? E a mais adequads seria a da mondial? Faz muita sujeira? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 3 Março 2015 Denunciar Share Postado 3 Março 2015 William, possível é.. Mas a torra dura 5 minutos e o grão não desenvolve bem.. Não fica legal! A pipoqueira que temos é a Mondial sim. E quanto a sujeira, FAZ! BASTANTE!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Santiago Luz Postado 4 Março 2015 Denunciar Share Postado 4 Março 2015 William, acho que não vale a pena usar a pipoqueira sem mod nenhum. Nesse caso, deve ser melhor usar um torrador bolinha. Quanto a sujeira, a pipoqueira funciona como um secador de cabelo, então durante a torra, as películas vão se soltando e voando tudo! Aí dependendo do vento, elas irão se espalhar mais ou menos. Eu consigo direcionar as películas para um canto e depois passo aspirador de pó. É bem tranquilo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
William Freitas Postado 4 Março 2015 Denunciar Share Postado 4 Março 2015 Nao entendendo nada de nada de eletronica, mas estou bem interessado, quais mods teria que fazer para fazer uma torra decente? Tem um tuto? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas