Ir para conteúdo

Modificações na PopFun


JorgeO

Postagens recomendadas

Santiago, penso que o ideal é ir reduzindo o fluxo de ar conforme a torra avança. Legal saber que está dando pra fazer maiores quantidades sem intervenção externa. Isso permite tentar implementar um perfil de torra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Testei a fonte e a variação de voltagem vai de 11,40V a 13,0V.

 

Mortari, esgotei meu grãos verdes nesse fim de semana, então só pude testar a agitação com grãos torrados. Com 100g a agitação é bem tranquila. Deu para levar até 160g. Não sei se força muito o motor, mas deixando a pipoqueira levemente inclinada vai legal. Parece bem o esquema do Sivetz, onde o grão sobe de um lado e escorre pelo outro. Chique, né? Hehe :P

 

Acredito que até uns 160g de grãos verdes deve ir bem. Mas sinceramente, estou feliz em torrar uns 120g mesmo.

 

Comprei um termômetro porcaria como >esse<. É tipo o de espeto comum, mas com um cabo. Esse seu parece legal. Está para chegar? Já estou pensando em comprar um igual, porque queria mesmo um termômetro com termopar tipo K.

 

Rodrigo, eu tive que reduzir o fluxo de ar porque não usei o prolongador/lata. Mas mesmo que tivesse, acredito que reduziria mesmo assim. Só que não dá pra reduzir muito. A não ser que se coloque outro dimmer, o que para mim, não acho que compensa. E sim, com certeza dá para implementar perfis de torra!!! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal Santiago, eu quase comprei um termômetro igual a esse, mas fiquei preocupado de ser muito fuleiro e, pesquisando algo um pouco melhor, encontrei esse outro que faz 2 medições simultâneas com termopar e, apesar de ser o dobro do preço, o valor total é tão baixo que a diferença não é significativa. Foi enviado no dia 10/09, acho que daqui a uns 10 ou 20 dias deve chegar, espero que funcione direito.

 

Sobre implementar perfis de torra, ontem fiz 3 torras: Bob-o-link, FAF e o do Sítio Daniella (Pardinho). Achei legal que, nos dois primeiros, consegui repetir o perfil anterior (que era meu alvo) de forma bem aceitável, principalmente no Bob-o-Link.

 

Linha vermelha é a torra de ontem e a verde é a de 20/08 que eu estava tentando repetir. Como o 1C veio um pouco antes, acabei finalizando a torra um pouco mais cedo, a perda de massa foi bem parecida (14,7% na anterior e 14,9% na de ontem):

 

15215164800_1728588c78_b.jpg

 

 

Percebo que, além do controle manual, o mais importante pra conseguir aplicar um perfil predefinido na pipoqueira com essas alterações (e creio que em qualquer outro torrador com controle manual) é conhecer bem o comportamento do equipamento, saber prever qual a resposta que ele dará na temperatura para determinada alteração de ajuste etc.

 

Logo que fiz as modificações na pipoqueira, eu achava muito difícil conseguir seguir um perfil determinado com os ajustes manuais. Sempre que eu queria baixar a temperatura, por exemplo, acabava tirando potência demais e a temperatura caia bem abaixo do que eu queria. Aí, pra corrigir, eu subia a potência mais do que o necessário e a temperatura acabava passando do alvo ou não subia o suficiente, com medo de passar, e demorava muito pra chegar no alvo pretendido, o que alterava significativamente o perfil da torra.

 

Hoje, conhecendo melhor o equipamento e já tendo uma idéia do tempo de resposta aos ajustes manuais, eu consigo atingir os alvos de forma mais segura e, assim, já está dando pra começar a princar com perfis predeterminados. Acho que ainda tenho um bom tanto a avançar nesse sentido, mas os resultados já estão começando a ficar consistentes.

 

Isso não significa necessariamente que as torras estejam melhores, mas quando fica uma porcaria, pelo menos foi uma porcaria controlada. :P

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Muito legal a torra. Já fiz as modificações na pipoqueira seguindo suas informações e do Santiago mas não fiz nenhuma torra ainda.

 

Meu set vai ficar como o seu, estou esperando chegar o termômetro e o termopar iguais a esses comprados no ebay.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eliseu M, aconselho a fazer o que fiz:

 

1º Fala com o síndico de teu prédio e convoca uma reunião extraordinária para tratar do assunto.

 

2ª Na reunião você mostra o vídeo abaixo onde se nota perfeitamente que é fácil e seguro.

 

3ª Deliberada a proposta, peça cópia da ata de aprovação e só após converse com sua esposa.

 

 

 

 

As impressão do pessoal aqui do clube você vai observar na página abaixo. 

 

E atenção para as sábias palavras de Myamoto #851

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/167-dicas-para-torrar-na-pipoqueira/page-29

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Pessoal,

 

Esse dimmer funcionaria nesta pipoqueira?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-615607424-dimmer-dimer-controlador-de-potncia-1000w-110v2000w-220v-_JM

Pelo anunciado ele suporta 2000W a 220V. Para 110V não daria.

Tá mais em conta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas, como a ventoinha é ligada, geralmente, em série nessas pipoqueiras, o dimmer não seria muito útil, ao menos, não sem isolar a ventoinha do circuito elétrico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou tentando essa modificação na minha pipoqueira, mas aconteceu o mesmo problema do Santiago. O motor está pulsando.

 

Primeiro tentei com uma fonte 20V ~ 3,5A, e depois com uma de 20V ~ 6,5A.

 

Achei que 6,5A seria suficiente pelos relatos, mas parece que não foi o caso. =/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

William, possível é.. Mas a torra dura 5 minutos e o grão não desenvolve bem.. Não fica legal!

 

A pipoqueira que temos é a Mondial sim.

 

E quanto a sujeira, FAZ! BASTANTE!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

William, acho que não vale a pena usar a pipoqueira sem mod nenhum. Nesse caso, deve ser melhor usar um torrador bolinha.

 

Quanto a sujeira, a pipoqueira funciona como um secador de cabelo, então durante a torra, as películas vão se soltando e voando tudo! Aí dependendo do vento, elas irão se espalhar mais ou menos. Eu consigo direcionar as películas para um canto e depois passo aspirador de pó. É bem tranquilo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...