Ir para conteúdo

Blends caseiros de cafés comprados torrados


Fernando Martins

Postagens recomendadas

Xará,

 

Eu ví sim, mas parece que só se fala sobre café do condado, chapadão de ferro e unique frutado e torras caseiras... As conversas caem num viés técnico ... Dá a impressão que não se faz blend caseiro com

 

pontos diferentes de torra ou então com outros cafés .... pensei em dar uma sacudida.

 

Abçs e obrigado pela atenção !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi !

 

Acredito que o primeiro passo seria definir o que se quer destacar ou equilibrar no produto final (blend). Exemplo: Misturar Unique cítrico que possui característica cítrica com Fazenda Pessegueiro que também possui esta característica parecida, pode ser que fique exageradamente ácido, não ficando bom para espresso, mas pode ser que em outro método de extração fique adequado, apesar de desequilibrado. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No outro tópico, cita-se inclusive a questão da torra. Blend de grão verde é complicado na hora de torrar. A menos que os grãos tenham características parecidas.

 

O mais viável seria fazer os blends com grãos já torrados. Após o cupping, comprova-se as nuances e assim facilitaria a composição do blend com o resultado esperado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Miyamoto,

 

Pelo que entendi, a ideia deste tópico seria discutir apenas misturas caseiras de cafés já torrados comercialmente. Exemplo: Misturar 50% do Café Orfeu + 30% do Frutado ao quadrado + 20% Unique cítrico. Não vou opinar pois não ando comprando cafés já torrados.

 

 

Abraço 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Miyamoto,

 

Pelo que entendi, a ideia deste tópico seria discutir apenas misturas caseiras de cafés já torrados comercialmente. Exemplo: Misturar 50% do Café Orfeu + 30% do Frutado ao quadrado + 20% Unique cítrico. Não vou opinar pois não ando comprando cafés já torrados.

 

 

Abraço 

 

 

Precisamente Xará !

 

Eu não torro em casa ... Só a paciência de vocês !!! ;) Então, a idéia seria compartilhar experiências de sucesso para quem anda misturando em casa. É claro que todos podem comprar e testar sozinho,

 

mas, como eu penso que o objetivo do CdC é melhorar a experiencia na feitura e consumo do café caseiro, achei que talvez pudessemos trazer estas discussões a um nível mais compreensível para o

 

neófito. Seí que para os mais experientes, esse papo é meio chatinho mesmo, porisso a idéia de fazer um novo tópico, para não perturbar quem já está discutindo o assunto num nível mais alto !!! :)

 

Grande Abraço !!! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já que temos de dar partida ...

 

- UNIQUE frutado 37 grs + Seleções do Mário Cítrico 3 grs + Seleções do Mário Frutado 2 grs ... 550 ml água, temperatura 89 graus C, sistema de extração Hario V60.

 

Gostei bastante ...

 

Abçs ! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é... o orgânico ainda não. Comprei frutado, blend e cítrico, já torrados. Achei mais ou menos, acho que pela torra antiga. Agora quero pedi-los crus e experimentar com a torra recente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos ser rápidos, antes que notem o off-topic...

Que tal o blend? Do frutado não gostei muito torrado. O blend é 26/ kg crú, contra 45 do orgânico. Se for bom, vou virar freguês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Inclusive, torrei dele ontem. Perfil bem agressivo, bastante calor, torra rápida, 13% de perda. Ficou bem gostoso. Estou experimentando bastante nos últimos dias. Pronto, chega de off topic pra mim hehe

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...