Burny Postado 8 Março 2014 Autor Denunciar Share Postado 8 Março 2014 Mas 9 bar é para bombas rotativas, 11 bar para bombas de vibração ... Achei um plug com diodo para a Fluid-o-Tech, talvez uma opção simples: http://www.bullonerosso.de/stecker-c1a-fur-vibrationspumpen-fluid-o-tech.html Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 9 Março 2014 Denunciar Share Postado 9 Março 2014 Minha bomba é a Ulka Ex5 220v, vou medir a vazão para ver se também está com problema. É isso aí Gil , procurarndo defeito para consertar o que não esta quebrado , parece que o japones anda fazendo escola. kkkkkkkk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 9 Março 2014 Denunciar Share Postado 9 Março 2014 Kkkkkkkk, imagine só, o pessoal da Bezzera tem o manômetro onde se pode acusar o defeito, o restante todo está por ai feliz da vida sem saber nada, vou seguir seu conselho e cuidar de meus pães, rsrsrs. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 9 Março 2014 Denunciar Share Postado 9 Março 2014 Detalhe importante. Pelo que vi nos diagramas das Bezzeras, eles usam a válvula de expurgo de ar da Ulka (primeira válvula depois da bomba, de plástico). Essa válvula libera água até a pressão atingir um valor, provavelmente uns 6 bar. Portanto o fluxo livre da bomba deveria ser menos mesmo. Veja se não sai água no tubo de retorno ao tanque. No caso das máquinas com E61, considerando o gicle de 0,7 mm, também acho que o fluxo é menor. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 9 Março 2014 Denunciar Share Postado 9 Março 2014 Esse papo de 11 bar para as vibratórias, que o Luca Bezzera fala num vídeo com o Marcus da Stoll, pra mim é bobeira. Mas certamente é difícil acertar as vibratórias, por terem comportamento muito diferente dependendo da voltagem e configuração do sistema. Ao mesmo tempo, de 7 a 12 bar os resultados são bons. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 9 Março 2014 Denunciar Share Postado 9 Março 2014 Tenho uma bomba 230V 50Hz aqui que acontece a mesma coisa nos testes que fiz. Fluxo zero era até chega a 12 bar, lentamente. Com fluxo, mesmo que mínimo, ela fica nos 6-7 bar, e se o fluxo aumenta pouca coisa ela entra em uma ressonância. Hoje a rede está em 228V... Na Elektra acontecia parecido, mas chegava fácil nos 12 bar, só tinha essa ressonância. Com água gelada no tanque melhorava, e particularmente na Elektra a bomba fica muito quente. Parece que as bombas Ulkas baratearam mas pioraram, muita gente tem problema. Acho que a da Fluid-o-Tech é uma boa opção, mas tem que instalar o diodo por fora dela ou fazer um controle eletrônico. Dizem que dura muito mais. Márcio. De fato, às vezes, com extrações lentas (o que é quase regra pra mim), a bomba dá umas osciladas ligeiras quando chega na faixa de 12 bar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 9 Março 2014 Autor Denunciar Share Postado 9 Março 2014 Detalhe importante. Pelo que vi nos diagramas das Bezzeras, eles usam a válvula de expurgo de ar da Ulka (primeira válvula depois da bomba, de plástico). Essa válvula libera água até a pressão atingir um valor, provavelmente uns 6 bar. Portanto o fluxo livre da bomba deveria ser menos mesmo. Veja se não sai água no tubo de retorno ao tanque. No caso das máquinas com E61, considerando o gicle de 0,7 mm, também acho que o fluxo é menor. Não sai agua no tubo de retorno, mesmo na retro lavagem. Parece a bomba é realmente fraca. Esse papo de 11 bar para as vibratórias, que o Luca Bezzera fala num vídeo com o Marcus da Stoll, pra mim é bobeira. Mas certamente é difícil acertar as vibratórias, por terem comportamento muito diferente dependendo da voltagem e configuração do sistema. Ao mesmo tempo, de 7 a 12 bar os resultados são bons. Infelizmente não é só a pressão um pouco inferior. De vez enquanto tem oscilações na pressão entre 8 e 9 bar. Acontece muito raramente, mas chega a meter nervos ... No home-barista eles discutem o problema http://www.home-barista.com/espresso-machines/ulka-ex5-pump-replacement-t19762.html e recomendam bombas EAX para 60 Hz. Interessantemente, as vazões das bombas no teste são parecidas com a minha. Abçs Burny Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 9 Março 2014 Autor Denunciar Share Postado 9 Março 2014 OK, o Márcio fez parte da discussão no home-barista ;-) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 9 Março 2014 Denunciar Share Postado 9 Março 2014 Eta ! Então 360ml/min estaria bem, nem precisaria trocar ... O que achas Marcio: com a troca do Collar e da junta de PF a Graef ia ficar bem, ou seria melhor aproveitar e já colocar a bomba nova ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 9 Março 2014 Denunciar Share Postado 9 Março 2014 Não sei... :-) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 9 Março 2014 Denunciar Share Postado 9 Março 2014 Então vou trocar, já tenho mesmo, e como dizem: o que abunda não prejudica Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 9 Março 2014 Denunciar Share Postado 9 Março 2014 De curioso fui conferir a vazão da Strega: 589,2gr/min É uma EX5, mas não tenho certeza da voltagem. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 10 Março 2014 Autor Denunciar Share Postado 10 Março 2014 Eu teria usado a bomba em 8 bar um tempo, até ela parar ou dar mais problema. Olá Márcio, a maquina sé recupera. Ontem as extrações ficaram em +/- 9.5 a 10 bar. Hoje já é 10.5. Também oscila menos. Parece vc esperou algo parecido. O que é isso? Ar na bomba? A vazão também é mais alta já, mais nem perto do valor da Strega. Abçs Burny Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 10 Março 2014 Denunciar Share Postado 10 Março 2014 Não sei, essas bombas são imprevisíveis... uma coisa é certa, elas não gostam de calor... A Strega não tem restritor e talvez nem aquela válvula de expurgar ar mas isso não tenho certeza. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 10 Março 2014 Denunciar Share Postado 10 Março 2014 Pelo que o John Borella falou sim teria uma OPV ... Para mim uma surpresa, não entendo qual seria a utilidade No manual achei uma: SURPRESSION VALVE - HEAT EXCHANGER HOSE ... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 10 Março 2014 Denunciar Share Postado 10 Março 2014 Burny, eu procuraria uma perda de pressão no PF - group gasket ,, trocar a junta ou apertar mais um pouco o PF. O comportamento é igual ao que acontece na minha Graef que não veda bem e por aí foge parte da pressão. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 10 Março 2014 Autor Denunciar Share Postado 10 Março 2014 Bernardo, também seria possível. Com o LM1 quase não tem problemas de pressão no momento, mas sim com o VST2. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 10 Março 2014 Denunciar Share Postado 10 Março 2014 (editado) A borda do VST pode ter entortado no transporte ou levado uma queda ... Confere se o "Collar" (parte do grupo onde encaixam do "dentes" do PF) não estão deformada (chamam de lipping) Acho bastante difícil, desde que as ligas utilizadas pela Bezzera para o grupo são muito boas, e o PF também é de latão, deve ser de liga mais mole que o grupo. Editado 10 Março 2014 por Bernardo B Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 10 Março 2014 Denunciar Share Postado 10 Março 2014 Sugiro verificar com o filtro Bezzera original ... Eu utilizo o HQ da espressoparts, acho que é de 18 ou 16, tenho outros mas este e meu favorito para 15 a 18gr. Também vendem gaskets, e a Cafelat lançou agora uma linha de de silicone, que estariam fazendo bastante sucesso. Da uma olhada no marketplace da HB. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 10 Março 2014 Autor Denunciar Share Postado 10 Março 2014 Olá Bernardo, testei vários PFs e filtros e acredito que o grupo, os PFs e os filtros não são o problema. Parece que acontece alguma interação entre a bomba e os filtros para 2 doses (maior fluxo -> bomba mostra uma ressonância estranha). Mas parece que melhora com cada shot ... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 10 Março 2014 Autor Denunciar Share Postado 10 Março 2014 Bem interessante, esses group gaskets de silicone, mas só tem para 8 e 8.5 mm. A minha Bezzera tem 7,5mm. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 18 Maio 2014 Autor Denunciar Share Postado 18 Maio 2014 Pessoal, queria acrescentar algumas informações/experiências com a Unica, que podem ser interessantes para futuros usuários/compradores. 1) A bomba da minha maquina se estabilizou. Não mostra mais problemas de pressão. Não sei o que aconteceu, mas acredito que ficou ar na bomba quando trocei ela. 2) É sim possível regular o OPV (testei entre 10 e 12 bar) sem vazamento etc.. Mas não é ciência exata e é um saco abrir a maquina para chegar no OPV. 3) Em alguns fóruns o pessoal falou que a vaporização é difícil com a Unica porque o vapor é muito molhado. Acho o problema é o vídeo do Lucca Bezzera, porque ele não tirou agua suficiente da caldeira nesse vídeo. Na minha experiência é necessário tira uns 80 a 100 mL para ter um vapor seco que não dilui o leite muito, só tirar uns 20 a 50 mL não da certo e o leite vaporizado tem um sabor bem aguado. 4) Não recomendo vaporizar leite primeiro e tirar o espresso diretamente depois (como é feito no vídeo sobre a maquina). Tenho a impressão que o grupo fica muito quente e a extração acontece com uma temperatura mais alta do que o PID mostra. Não medi a temperatura das extrações mas o sabor do café é o de um café extraído mais quente. Ainda gostamos muito da Unica. É exatamente o que precisamos em casa. Faz ótimos espressi e a consistência dos shots é excelente. Também é tranquilo fazer um cappuccino de vez em quando ... fazer mais do que dois cappuccini é um saco. Mas claro, isso vale para qualquer maquina SBDU. Abçs, Burny Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 18 Maio 2014 Denunciar Share Postado 18 Maio 2014 Acho que qualquer SBDU tem que purgar bem a haste de vapor pra vaporizar, pois quando a água ferve na caldeira sempre acaba saindo um pouco pelo sistema. Mesmo na Gaggia Dose já era assim, pro vapor ficar bem seco demorava de 10 a 15s de expurgo. Daí era a maior barbada. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 18 Maio 2014 Autor Denunciar Share Postado 18 Maio 2014 Sim, mas acredito que esse problema é um pouco maior com a Unica do que com outras maquinas SBDU (p.ex. as Gaggias, ECM, Silvia, entre as maquinas que eu conheço). Talvez a geometria da caldeira ... mas realmente não é um problema grave. Purgar 15 s a mais e pronto. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 31 Maio 2014 Autor Denunciar Share Postado 31 Maio 2014 Medi o aquecimento do grupo agora um pouco mais profissionalmente com um minisensor dentro do grupo. Precisa realmente quase 30 min para estabilizar, quase o mesmo tempo do E61 da R58 do Victor. Forma da curva é um pouco diferente. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 7 Junho 2014 Denunciar Share Postado 7 Junho 2014 De repente a vedação de 8mm funciona, talvez o silicone seja ligeiramente mais macio e ceda mais. Bons espressos e cappuccinos... :-) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 7 Junho 2014 Autor Denunciar Share Postado 7 Junho 2014 Pensei a mesma coisa e já encomendei um pacote de 5 vedações de grupo da Cafelat uns 2 semanas atras. Se não funciona vou oferecer aqui no forum :-) Esses bons cappuccinos viram um problema aqui. Comprei a Unica porque quase só tomamos espresso. Agora com a qualidade dos cappuccinos muito melhor, a minha esposa quer cappuccino tempo inteiro ... já estou pensando em comprar uma dualboiler. Abçs Burny Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 7 Junho 2014 Denunciar Share Postado 7 Junho 2014 Hehe, eu uso um Bellman de fogão, já que a Velox não tem vapor. Peguei o jeito nele e com o Leitissimo fica show. Talvez a vedação que comprou me sirva tanto na Velox quanto em um outro projeto meu. Avise se quiser vender. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 7 Junho 2014 Autor Denunciar Share Postado 7 Junho 2014 Encomendei um pacote de 5 vedações de silicone, 8mm, da cafelat, para aproveitar o frete internacional ... não vou precisar de todas. Se vc quer uma para testar, só avisar. Abçs Burny Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 7 Junho 2014 Denunciar Share Postado 7 Junho 2014 Marcio, Com quantos mls de água funciona a Bellman, pergunto isto pois as dualboiler acabam tendo uma caldeira grande para vapor, e eu na minha cabeça acho que para o uso residencial uma caldeirinha de uns 200 mls, com uma resistência capaz de responder rápido, dedicada ao vapor seria sufuciente para um bom vapor, tipo a sua Bellman. Estou errado ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas