Ir para conteúdo

Sem assunto!


Miyamoto

Postagens recomendadas

e ainda dizem que o psdb ia acabar com o bolsa família,

Bem, a eleição acabou, e agora só precisamos falar de novo nessas coisas em quatro anos, ou caso todo esse povo seja preso pela delação premiada do doleiro, que contrariando os boatos, não morreu envenenado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Zé Cal.

 

Talvez seja esse um erro primário.

Ousarei fazer analogia na tua área de expertise.

Em geral, melhores resultados são obtidos por alunos que prestam atenção às aulas durante o período letivo e não por aqueles que só estudam à véspera da prova.

 

Assim somos nós, que pouco nos preocupamos durante o período entre as eleições, até chegar ao ponto que chegou em junho de 2013, onde muitos foram gritar sem saber exatamente sobre o quê. Descoordenadamente, as manifestações levaram a nenhuma melhoria. Nem poderiam, feitas como foram.

Tenhamos atitude diferente como padrão e. com constante preocupação cívica, certamente formaremos uma sociedade melhor para cada indivíduo, independentemente de localização geográfica, grau de escolaridade, capacidade financeira, raça, opção religiosa, etc.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pois é, quem reclamou nas manifestações ou não foi votar ou votou em parte na situação. Espero que aprendam com isso que não se muda nada assim.

O voto como ele é.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante a foto, com o FHC sem o mindinho :-)

 

Sobre os resultados não sei não ....

Urna eletrônica, os outros países (tecnologicamente avançados) não utilizam, dizem que se presta a tramoia ...

Essa margem exageradamente grande, nos estados mais isolados e onde o coronelismo é endêmico...

É como chama mesmo o presidente do TRE ? Aquele do notório (falta de) saber ? não foi o indicado por Lula ?

 

Que não cheira bem não me cheira, tanto quanto a que Bush ganhou do Al Gore, e que hoje se sabe que teria ganho ...

 

Não que esperasse muito mais da oposição no poder, mas pelo menos daria uma alternância ....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é verdade que países ricos não tenham urna eletrônica, principalmente por uma suposta falta de segurança.

Nos EUA, máquinas de votar existem há décadas. A diferença é que lá, diferente daqui, dinheiro público é sempre um problema. Os custos de tais máquinas cabem às localidades, que sempre se recusam a gastar.

Com isso, de um estado ao outro a coisa varia drasticamente. Na época do Gore vs. Bush, os votos na Flórida eram feitos em cartões que você furava com um palito. Os votos eram então contados por uma máquinha, parecida com as dos computadores antigos. Há hoje em dia estados com máquinas eletrônicas, com tela sensiível ao toque. Uma coisa que se discutiu muito la e por aqui nunca sequer vi mencionarem é a obrigatoriedade de as urnas eletrônicas imprimirem todos os votos à medida que a eleição transcorre. O motivo é segurança, para o caso de algum problema com o sistema eletrõnico. Em vários estados lá a regra é bem anacrônica, já que exige recontagem manual dos votos se a diferença for menor que um dado limite em pontos percentuais.

Já se cogitou também lá voto pela internet. Esse sim foi considerado inseguro e ainda não foi adiante. Acho que cogitaram que os militares usasssem a internet para votar, mas não lembro se chegou a ser implementado nessa pequena escala.

Outra coisa que existe em vários estados é o voto antes da eleição, às vezes mais de uma semana antes. Isso lá é bem mais importante que aqui, já que dia de eleição não costuma ser feriado e os votantes ficam na dependência do chefe deixar ele se ausentar para ir votar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que o voto no papel evitaria muitas destas suspeitas de fraudes, como urnas que chegaram às sessões eleitorais com votos já computados para um determinado partido vermelhinho, ou como urnas que alteram os votos computados, ou como urnas que votam sozinhas!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em uma eleição em que eu votei no fim do horario (em torno de 16:50) eu tive o saco de pedir , após as 17 horas o boletim eleitoral , É SEU DIREITO .

 

Eu contei isso para um amigo que vota em Jacarepagua e ele foi votar na hora de fechar e pediu o boletim eleitoral da urna e fotografou e me enviou.

 

É claro que isso não é garantia de nada, mas eu fico impressionado que ninguem saiba disso.

 

15025122003_22d48db1d6_o.jpg

 

 

Quanto a apuração , eu não confio , em um pais onde a "Cruz Vermelha" esta para ser suspensa da rede internacional devido ao nivel absurdo de corrupção e desvio de dinheiro , é claaaaro que pode estar ocorrendo falcatrua na votação.

 

Abs

C. Eduardo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não me lembro de nenhum episódio de fraude significativo no Brasil.

Saber que é um direito ter cópia do boletim eu também não sabia, mas me lembro que quando trabalhei, ao final a impressão ficava pregada na porta.

O que achei curioso é que no 2º turno eu perguntei pela lista com o número dos candidatos e a moça me disse que não tinha!?

Aí o presidente da seção me deu uma impressão em que vi os números, mas meio por acaso. A princípio a resposta era que não tinha. Não acho que isso beneficie um ou outro candidato, só comentei pela falta de organização.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ah, os tribunais eleitorais não são todos indicados pelo mesmo governo. Como o PT está no poder há 12 anos, até indicou muita gente, mas a composição varia. Nos EUA e em vários países da Europa (Itália, por exemplo), o processo eleitoral é controlado pelos governos, muito pior que no nosso caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

Alguns pitacos.

Os BUs (boletim de urna) são por obrigação legal expostos em local visível na seção, em geral junto à porta, ao final de cada período de votação.

 

Quanto aos ministro do TSE, são indicados por 3 fontes alternadamente - o chamado 5º constitucional - cada fonte, em sua vêz, indica lista com 3 nomes e encaminha à Presidência da República. O/a presidente escolhe 1 dos 3 e submete à aprovação do plenário do Senado, que poderá ou não aprovar a escolha. Já a Presidência do TSE é sempre ocupada por um Ministro do STF, conforme a ordem por tempo empossado como Ministro do STF. Tal qual a própria Presidência do STF.

 

Mais curioso é que o TSE e os TREs é/são o/s responsável/is supremos e únicos por reger as eleições sob seu nível de responsabilidade. Assim, se quiseres impetrar uma denúncia ou coisa assemelhada, o próprio analisará se é pertinente e posteriormente, tendo aceito, julgará.

Então, digamos que haja uma ação que suspeite da confiabilidade das urnas eletrônicas, O TSE, como responsável pela gestão do pleito será o suposto réu, mas será o próprio que analisará se quer ou não aceitar a tal suspeita e posteriormente, se aceitar, julgará se é ou não procedente.

Em outras palavras, o réu se auto julgará, se o quiser.

Sinistro...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre os BUs, esse ano andou rolando uma iniciativa para uma fiscalização popular das eleições.

Pra quem não estava sabendo, dá uma olhada nesse vídeo:

 

 

Espero que muitos BUs tenham sido enviados pois, apesar de isso não representar uma auditoria de fato, imagina se identificam fraude em 1 só urna por meio desse projeto, a repercussão e o debate que não geraria.

 

Se alguém tiver tirado foto do BU só "de curioso", acho que seria legal enviar para eles, pra ajudar: http://www.vocefiscal.org/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu considero o sistema eleitoral brasileiro muito melhor, por exemplo, que o americano. Não vejo a coisa aqui com maus olhos. Trabalhei várias vezes na eleição e a atmosfera nunca foi partidária, pelo contrário. Todos que trabalhavam se comportavam com isenção. Até o voto ser obrigatório, quando comparamos com os EUA, onde não é, o que se vê lá é que quem não vota é desproporcionalmente mais pobre. Não sei se seria assim aqui (ou se é assim na Europa), mas fica a informação no ar. O que me incomoda aqui é mais a forma como somos tratados pelos poderes públicos, sempre com desconfiança e mal. Na Austrália, o voto também é obrigatório. Se alguém não pôde votar, escreve uma carta para as autoridades explicando e pronto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existe confusão quando se compara a abstenção na Europa e EUA , na Europa a abstenção é calculada baseado no número de eleitores registrados.

Nos EUA é no número de pessoas aptas a votar , quando vc calcula a abstenção americana considerando os inscritos apenas, aí esse número fica muito parecido com o europeu.

O nosso sistema eleitoral tem defeitos, mas não é nada que exiga uma "Reforma" , muito menos uma constituinte Bolivariana.

 

Nosso grande problema é nossa incapacidade de punir autoridades , a prisão da cúpula dirigente do PT , foi um avanço , a delação premiada outro.

Se agora com a delação esse escandalo render a condenação de uns 30 deputados , ministros , senadores e governadores , mais alguns diretores e lobistas de grandes empresas , a coisa melhora.

 

A melhor prevenção contra o crime é o medo da punição.

O sistema político como um todo melhora quando a "autoridade" sabe que pode ser preso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é. Não sei porque no Brasil se criou essa ideia completamente distorcida que não se pode punir ninguém. E não é só político que pensa assim. Me lembro de um colunista do Globo morando na Suíça falando de quando foi multado por andar de bicicleta na calçada e teve uma audiência com um juiz. Perguntou porque não faziam uma campanha de conscientização em vez de cobrar uma multa de uns 200 reais (era algo assim). O juiz respondeu que só se muda se dói no bolso. A coisa mais óbvia do mundo e que o mundo todo já sabe. Só aqui é que fingimos não saber.

Aqui, punir alguém é fazer alguém de bode expiatório. A ideia é justamente essa: dada a impossibilidade de punir todos, a punição exemplar dos que são apanhados serve pra inibir.

 

O próprio episódio da delação premiada de agora mostra como isso funciona (e rápido!). Depois do Marcos Valério pegar 40 anos (mesmo no nosso sistema louco isso dá mais de 5 anos, se o preso não trabalhar, em cana), o petroduteiro deu com a língua nos dentes, mesmo contra a vontade do advogado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...