Ir para conteúdo

Patente Gaggia 1954


sergio.m

Postagens recomendadas

Estava analisando a patente da Gaggia de 1954, bem legal, segue o desenho.

 

UkeMvcM.png

 

Basicamente é um grupo saturado que o termostato deixa na temperatura de extração.

 

Baixa-se a alavanca, pistão sobe, e a água é empurrada no cilindro pelo orifício 15. É empurrada porque água fria da rede, sob pressão, entra por 14. Ali já começa a ser esquentada novamente. Depois a mola faz a extração.

 

Nada como a simplicidade! Lindo.

 

Agora vem a dúvida, ok Márcio? =)

 

E o ar que estava no cilindro antes do orifício ser liberado? Se a pressão da rede for 1 bar, esse ar diminui em volume pela metade, ficando no topo (encostado no pistão) e a água fica embaixo dele.

 

Não é muito ar? A extração será mais fraca já que o início da força da mola será para comprimir esse volume de ar. É assim mesmo?

 

Pensei também na possibilidade de quando o pistão sobe, o ar no cilindro acaba ficando com um pouquinho de pressão negativa, diminuindo assim o problema, entrando mais água. Mas deve ser tão pouco... E esse "vácuo" não desmontaria o bolo?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente Sérgio, o cilindro fica com metade de ar e somente a outra de água, o que resulta em uma dose menor de café,

Este é um dos motivos que a Strega utiliza uma bomba, que com a pressão comprime o ar e enche o cilindro até 90%.

A extração e feita pela pressão da mola.

Querendo emular uma extração da Mcal ou de outra maquina de alavanca sem bomba e fácil: desliga-se a bomba antes encher totalmente o cilindro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Problema maior que tive usando a Gaggia Tell... O grupo é um pouco diferente, e a pressão que empurra a água e da caldeira, faixa de 1 bar. Minha solução é travar o porta filtro pouco antes de vazar, vez ou outra vaza. Mas dá para pegar mais curso da mola e ter um volume grande de café, se necessário. Não sei como o Moço tá usando

 

Na Velox o problema é menor, parte pela pressão de 2 bar da rede. Mas também poso fazer isso e me livrar um pouco do ar. Depende um pouco da distribuição, e na Velox ela sai mais pelas laterais, por isso vaza logo. Na Gaggia, depois que modifiquei a tela, que é presa no cilindro, ficou bem focada e funciona melhor essa técnica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ainda não entendo direito como funciona, mas vamos as dúvidas:

Em uma máquina normal para onde vai o ar acima do bolo, região do cheveiro, . , acredito que saia pelo bolo, correto ?

Na Gaggia acima, se levantassemos a alavanca somente até a abertura da válvula e esperassemos a camara ogo abaixo do pistão se encher, ai sim poderia levantar o restante sem que tivesse ar no sistema, estou correto ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então entendi direito Bernardo!

 

Legal Márcio que a Gaggia Tell é assim. Meu projeto de máquina pensei exatamente isso, uma dual boiler com a caldeira de extração abastecida pela caldeira de vapor. 2 PIDS, a de vapor fica a 120 C e 1 bar e a de extração fica a 92 C e também a 1 bar já que estão conectadas. Para não haver convecção entre elas a de vapor ficaria acima da de extração.

 

Isso de travar o porta filtro depois sempre faço, tanto na pavoni quanto na mini. Mas acho que não serve para tirar o ar e sim para que quando ele seja sugado pelo pistão não desmonte no bolo. Márcio, não vejo como isso aumentaria o volume de água já que esta sempre cai e o ar sobe.

 

Rodrigo, sim isso é a solução óbvia. Só que vc acaba perdendo curso da mola. Quando ela começa a apertar a extração em si, já está mais fraca. Daí vc me diz: Ponha mola mais forte. Sim, é mola mais forte, alavanca maior, máquina mais forte, e assim vai...

 

Gilberto, tanto nas de bomba como nas manuais o ar que é mais leve deve ficar acima da água. A diferença é, como o Bernardo disse, maior pressão no abastecimento, menos volume de ar. Depois do ar preso não tem como ele sair pelo bolo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pensando aqui, travar o PF depois, deixa sim com menos ar. Como ainda está sem pressão, se tem água no cilindro é porque saiu algum ar por baixo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na Gaggia acima, se levantassemos a alavanca somente até a abertura da válvula e esperassemos a camara ogo abaixo do pistão se encher, ai sim poderia levantar o restante sem que tivesse ar no sistema, estou correto ?

Na máxima altura que o pistão sobe é onde a entrada de água (15) abre. No fim do abastecimento ficam as camadas, de baixo para cima, bolo, água e ar. A espessura desse ar depende da pressão do sistema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Imaginei assim, (só a idéia, rascunho, sem escala). Um pid em cada boiler e material isolante entre eles.

 

Isso tudo para que a água entre no cilindro com pressão e não suje a caldeira. Mas estou quase certo que com um chuveiro bem fino (20-40 um) esse problema não existiria, podendo assim ser alimentada só pela gravidade, e sem o boiler superior, ou seja, uma mini melhor.

 

c0uv9Jk.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Direto, pois a pressão deve ser a mesma em ambas caldeiras, mas temperaturas diferentes. A ligação sendo fina e a água mais fria estar sempre embaixo, evita a troca por convecção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, sim isso é a solução óbvia. Só que vc acaba perdendo curso da mola. Quando ela começa a apertar a extração em si, já está mais fraca. Daí vc me diz: Ponha mola mais forte. Sim, é mola mais forte, alavanca maior, máquina mais forte, e assim vai...

 

 

Não se pode compensar a necessidade de mais força com uma ou duas engrenagens?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah não, depois da alavanca montada, o métoto mais eficiente (100%) de se por mais força, é aumentando a alavanca.

 

Mas é o jeito, dar uma estimada no tamanho máximo dos cafés e fazer o cilindro de acordo. Talvez 70 ml no cilindro, dando uns 40-45 ml de café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

sergio nao sei se voce estava contando com o enchimento da inferior pela superior mas creio que seria mais estavel a temperatura utilizando um tubo que fosse ste o espaço superior onde so pegaria vapor e pressao e fazer o abastecimento de outra maneira assim seria mais facil o controle de temperatura nas duas caldeiras

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim contei com isso. Seria necessário aguardar um certo tempo para a estabilidade pois a temperatura subiria. Mas é pouco, é a água de um café só. E tudo depende da perda da caldeira inferior pro ambiente. Talvez seja só o pid inferior diminuir um pouco a produção de calor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma melhoria!? na patente da Gaggia.

 

Sobre o problema do cilindro não encher por completo por ter o ar preso, bastaria um canal com a saída despejando na bandeja, representado pela linha vermelha no desenho.

 

Quando começa a vazar é só largar um pouquinho a alavanca, o que fecharia ambas, a entrada de água e a saída do excesso para a bandeja.

 

AsyOdfG.png

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não funciona lá embaixo =) Quando o pistão começar a descer não faria pressão para a extração, a água sairia pelo respiro!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende, poderia ter uma mini alavanca separada para abrir tal válvula com um batilho para fecha-la quando a alavanca grande chegasse ao limite superior, desde que esta falta de vácuo não atrapalhe a entrada de água, isto evitaria aquele deslocamento do bolo visto naquele vídeo postado hoje.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Complicando as coisas tudo se resolve ;) Acho que não seria a solução.

 

Para evitar o vácuo é só travar o PF quando a água começa a cair.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim mas como não resolve completamente, o respiro seria interessante. Comentei isso na msg #7.

 

(respiro, boa palavra, não lembrei dela na 1a msg sobre o assunto) =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Márcio, no caso desse grupo ou similares, quando o compartimento de água está vazio, antes da 1a extração, como o ar é retirado? Tem uma válvula manual (torneira) em algum ponto na parte superior?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma melhoria!? na patente da Gaggia.

 

Sobre o problema do cilindro não encher por completo por ter o ar preso, bastaria um canal com a saída despejando na bandeja, representado pela linha vermelha no desenho.

 

Quando começa a vazar é só largar um pouquinho a alavanca, o que fecharia ambas, a entrada de água e a saída do excesso para a bandeja

 

Essa ideia no meu modo de ver seria a solução ideal , é o mesmo principio da solenoide que esfoga o excesso de agua e pressão ao final de uma  extração e no seu caso evitaria a formação de pressão de ar antes da extração.

Vc pode implementar ela com uma solenoide comum que seria acionada por uma came na alavanca , da mesma forma que nas E61 a alavanca aciona a bomba .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usar uma válvula elétrica acho complicação a mais. Só o pistão regulado pela alavanca de extração acho um compromisso bom.

 

Na máquina que estou fazendo a tela vai subir com o pistão. E no caso, o colchão de ar acaba servindo para que o líquido com pó não suje a tela. Vamos ver como fica, qualquer coisa implemento o canal do desenho acima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Color não tinha solenóide, e nunca foi problema. Bastava esperar alguns segundos pra pressão aliviar e frouxar devagar o portafiltro. Não vejo grande diferença pra Elektra.

 

Keep it simple.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...