Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

E hoje, boa sorte. Voltei para uma abordagem anterior, com mais calor durante a fase de desidratação. Mudei apenas o final. Agora com o restritor ativo posso por mais calor na fase de desenvolvimento sem o risco de scorching. A perda foi pequena, no entanto. Vamos ver como vai se comportar

82873f1a657b54607338098788f131ca.jpg

5d4ac8616c039f30cb9b2673e1264cdc.jpg

 

Voltei para mencionar que esse boa sorte ficou excepcionalmente redondo no espresso: corpo marcante, bastante caramelo e uma acidez presente. A perda foi baixa (coisa de 13,75%) o que me surpreendeu. Achei que iria ficar bom apenas para coado, mas tomei um espresso dele agora há pouco na GAGGIA e ficou muito, mas muito bom.

Editado por Guilherme Torres
  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma coisa que notei, nessas duas últimas torras, é que os grãos estão expandindo mais. Acho que é efeito desse calor um pouco maior no fim da desidratação e durante o desenvolvimento. O ouro verde "gostou" dessa abordagem, mostrando mais doçura. O boa sorte ainda não cheguei a provar. No ouro verde, acho que a perda de massa ficou no sweet spot, o que me impressionou, considerando que a torra foi relativamente longa: 14,55%. No boa sorte, a perda foi menor e ficou dentro do que seria esperado: 13,75%.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E hoje,

Para iniciar os trabalhos de carnaval, um belo café que ganhei de presente de amigos

 

01c7e35f51028d14ac1fbbe0ae186b21.jpg

 

afe7a7a5451da72389bf5074ee737b1b.jpg

 

Abordagem diferente (e os testes continuam em busca do santo graal). Limitei severamente o fluxo no início da torra só aumentando a partir de 160°. Daí o salto no perfil.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sou o Gilberto ( :P ), mas vamos lá.

 

Linha vermelha mais espessa (grossa): temperatura medida pelo sensor que fica nos grãos

Linha Azul mais espessa (grossa): temperatura medida pelo sensor que fica acima dos grãos, dentro do tambor

Linha roxa: ROR (relação de subida da temperatura dos grãos por minuto; assim, se a ror está em 10, significa que, em um minuto, se mantida a ror nesse patamar, a temperatura vai subir 10ºC)

Linha vermelha menos espessa (fina): nível de potência das resistências (aquecimento). A parte mais elevada (entre 70 e 80ºC) significa que está em 100%; a parte mais baixa (30ºC), 0%.

Linha azul menos espessa (fina): nível de potência da ventoinha (fluxo de ar ativo). Idem.

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Torrando o Boa Sorte : Ficou com 12,5% (Máquina de pão x Soprador térmico)

 

00:00 - 180°C

00:01 - 82°C

00:02 - 118°C

00:03 - 140°C

00:04 - 156°C

00:05 - 160°C

00:06 - 175°C

00:07 - 187°C

00:08 - 200°C

00:09 - 213°C *** 1° crack

00:10 - 213°C

00:11 - 213°C

24445641874_dc723eac5b_z.jpg

 

Lembrando que a medição de temperatura, é feita com o infrared (superfície do leito dos grãos)

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse café por ser Natural,torra mais rápido que o normal. Além disso, ele tem uma complexidade, que requer uma certa delicadeza na torra.Ja torrei ele pra espresso (mais escuro sem queimar), ja desenvolvi ele por 2min e 30s virou uma "bomba" de fruta,dava quase pra mastigar, e tem essa torra mais clara, que não explode a doçura e a fruta,mas que traz uma complexidade que condiz com a pontuação desse café. Nesse caso, eu preferi acidez,aroma ,fruta e doçura...pra beber nos métodos que eu preparo é muito bom.A "bomba de fruta" eu gosto muito tambem.Juntando o Behmor, com o gosto pessoal do torrador, e a delicadeza que a torra exige,chegamos nessa torra mais clara. Por outro lado o Mantissa não é um café facil de torrar,requer muita atençao e controle. A boa notícia é que esse café é tao bom que mesmo errando você acaba acertando ele...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafa, quando você torrou ele para espresso, criava muita crema na extração?

Lembra do perfil (fases)?

Acho que, como você disse, errei na torra mas ainda sim saiu um excelente café para coado, AP e FP. Mas na Gaggia... quase sem crema...

 

Abraços, Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saia aquela crema densa,"vermelha-marrom" tigrada...nesse dia que eu extrai ele,tentei vários na minha Ex-Baby Twin,ele foi um dos poucos que deu certo. Quando torro pra desenvolver o café levo o behmor em potência máxima até o crack,e depois reduzo pra desenvolver mais lentamente, levo até a porta do 2 crack e paro. Como a potência está reduzida,com um ou dois estalos de 2 crack,dá tempo de tirar sem queimar,desde que o resfriamento seja eficiente,no meu caso o Arno.Com o tempo marcado, caso eu queira,quando for repetir a torra paro uns segundos antes, pra ficar bem desenvolvido e uns segundos antes do 2 crack. Existe também aquele esquema do sweetmarias de estender a drying phase,eu até concordo,desde que a temperatura do grão continue subindo...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Torrei o mantissa hoje tb.

Só bobeei na programação do torrador. Tinha feito uma linha para compensar o sensor BT que estava mais para trás no tubo cerâmico e não estava pegando tão bem a temperatura dos grãos (marcando um pouco abaixo, marcando 178 a 182 no início dos estalos, quando, pelo perfil padrão deveriam acontecer aos 188 a 194.

 

Estava marcando 10% a mais. Só que eu reposicionei o sensor mais para frente, no limiar do tubo, em contato com o calor dos grãos. E aí, tudo foi setado um pouco antes do que deveria. Mas tudo bem. Saquei o que estava rolando e mantive as coisas sobre controle. Já reprogramei o sensor para marcar a temperatura sem compensações.

 

Meus grãos, no entanto, não ficam bonitos igual no behmor. Mas devem estar gostosos, pelo delicioso cheiro pós torra.

 

5e4a690390cb83d9752bc247128099b6.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal Marcio

 

Aproveito para mencionar que o mantissa já está acabando, de tão bom que ficou a torra, só tomamos ele nos últimos dois dias aqui no Trampo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, tô sendo forçado a fazer as modificações no forninho Philco pra poder realmente ter controle sobre a torra....

Ainda não fiz pois a parte de PID é mais difícil pra mim. Tenho bastante habilidade manual mas a falta de experiência em eletrônica me deixa inseguro e com medo de fazer besteira e queimar meu pseudo torrador...

Preciso que alguém desenhe pra mim [emoji13] [emoji13] [emoji13]

Abraços, Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se algum dia for torrar um café para colocar na vitrine, pelo lindo aspecto pós torra, seria o Unique decaf. Pena que o café em si não é gostoso.

 

8c93d9c6ff3e37ddea02d92a7bf048fd.jpg

 

585e276f3518958dfc4d3ca38d0a7aba.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fazenda Ninho da Águia -Torra 29/02/2016 - 12,5 %

 

24748298124_b55791df5b_b.jpg

 

Promete pronunciar o aroma magnifico de azeite e, uma acidez marcante ! Bom, sou suspeito pra falar ... Sou fã desse café em torras mais claras.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Finalmente consegui um tempinho para torra.

Endosso as percepções sobre o Mantissa da compra coletiva, é muito delicado, parece que tosta com muita facilidade, setei a temperatura em 220C por 12 min no Gene já pré aquecido, 12,5% de perda. Na próxima tentativa vou baixar para 210C. Seguem algumas fotos, não ficaram mto boas:

 

 

8pve958l.jpgriw8NILl.jpgeaNPyPql.jpg4qp3Akfl.jpgjA4nJ0ul.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...