Ir para conteúdo

Resultado do concurso de torra do CDC!!!


Victor D.

Postagens recomendadas

Gostaria de agradecer a todos os participantes do concurso e deixar mais uma vez claro que é um concurso com intuito de troca de informações e aprendizado mútuo. Seria muito legal que cada um postasse as informações sobre as respectivas torras, principalmente o José Alexandre, estamos muito curiosos em saber como ele conseguiu o feito.

 

Grande abraço a todos.

 

Victor

 

 

10º  - José Alexandre Silva - 61,93 pts

O café estava bem crú, com gosto de grama, bem adstringente e muito desequilibrado, até agora estamos tentando descobrir como ele conseguiu fazer isso com o pobre Caconde.

 

9º - Sérgio Massara - 65,26 pts

Também crú mas com gosto de amendoim, finalização muito fraca.

 

8º - Luiz Rogério Amaral Colturato - 67,76 pts

Finalização com amargor acentuado e gosto de cinzas, pouco corpo.

 

7º - Lucas Chanchetti - 68,88 pts

Bom corpo mas com finalização amarga com gosto defumado.

 

6º - Paulo Simões - 69,43 pts

Muito ácido com finalização curta e pouco corpo

 

5º - Ruben Albuquerque - 69,86 pts

Café equilibrado mas sem nenhum destaque, sem graça.

 

4º - Fernando Lopes - 72,76 pts

Bom corpo e boa acidez, perdeu na finalização com gosto de queimado.

 

3º - Jose Cal Neto - 77,35 pts

Muito equilibrado e com gosto de malte, menos corpo que os primeiros colocados.

 

2º - Gilberto - 78,05 pts

Boa doçura com finalização limpa e ótima acidez.

 

1º - Guilherme Torres - 80,26 pts

Muito equilibrado com finalização limpa e um sabor frutado, sabor não presente nas outras torras.

  • Curtir 14
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns Xará.. Sinal que não basta saber como fazer um bom forno. Tem que saber como usá-lo também.

 

Parabéns ao Gil também.

 

E ao Cal por ter provado a utilidade da pipoqueira que deixou alguns Behmor e outros torradores para trás!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bueno, sem menosprezar os demais participantes, deu a lógica. Transpiração e obstinação costumam produzir resultado. De qualquer maneira, os demais ficaram bem próximos. Surpreso com o José Cal, que recém está começando e foi bem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns a todos os participantes, o Guilherme já é "profissa" na torra e o Gil mandando muito bem não somente com os pães e pizzas :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Viva.

Agradeço pela oportunidade de participar e fico feliz que estejamos todos empolgados com a torra doméstica, ainda mais nesse pais que é tão difícil ter um hobby como o Brasil, ante o alto custo. Somos, portanto, todos vencedores.

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns a todos! Achei muito legal participar, inclusive aprendi bastante tentando torrar o caconde, que achei bem difícil.

 

E parabéns especial pros três primeiros colocados

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cheguei, primeiro eu queria dizer que meu maior desejo é a paz mundial, ....... Coisa de discurso de miss, agora na real:

 

 

Heeeeeeeeeeeeeeeeedd, não acredito, não acredito, rsrsrsrsrsrs, estou pulando de alegria, parabens á todos, mas eu ainda não acredito.

Muito obrigado ao Victor, Marcio por me proporcionar esta alegria.

 

Poxa e eu que já estava meio desistindo de torrar, ufa, agora falando sério tenho que fazer um agradecimento especial a quem me deu as dicas, muito obrigado companheiro de geração.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns a todos os participantes, e em especial ao Guilherme pelo 1º lugar.

 

Apesar da minha torra ter fugido um pouco do controle, confesso que esperava um resultado melhor. Amanhã vou provar novamente.

 

De qualquer forma, já sei de duas coisas que preciso melhorar. Uma é um controle melhor da torra. Esta já está a caminho  :D .

 

A segunda, talvez a mais importante, é abandonar de vez o açúcar no café. Hoje tomo sem açúcar apenas o primeiro gole. Acho que isto está atrapalhando minha percepção do que é um bom café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns Guilherme, Gilberto e todos os demais!

Queria aproveitar e mandar um beijo pro meu pai, pra minha mãe e pra vocês!

Kkkkk

E um especial para a Xuxa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Gilberto é um gourmand, não me surpreende sua posição.

 

Um agradecimento especial ao Victor, Márcio e Ruggero. Pode não parecer muito, mas prestaram um importante serviço para o incentivo da torra doméstica por estas bandas. As coisas não são fáceis para o torrador doméstico no Brasil. Tudo acaba custando muito mais caro do que deveria. Mas o José Cal provou que com uma pipoqueira é possível fazer bonito.

 

O concurso movimentou muito o CdC, e espero que tenhamos edições futuras, com participação ainda maior da comunidade do barismo doméstico. Da próxima, pretendo conseguir um tempo pra estudar e vou competir também.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na próxima podemos fazer de coador? Depois de 13 provas estávamos correndo em círculos em torno da mesa de tanta cafeína, fora que o paladar satura muito rápido com espresso.

 

Foi legal que as notas, apesar de diferentes, estavam próximas entre os 3 provadores e a ordem da pontuação não mudava muito entre nós, no final fizemos uma média da nota dos 3 para chegar ao resultado oficial.

 

Os melhores cafés foram reavaliados entre si para termos certeza da colocação de cada um.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba, acho que me diatrai e joguei minhas anotações fora, mas vamos ao que lembro:

 

Fiz 4 torras a exatos 14 dias atrás, todas seguidas, uma após a outra, a 1ª iniciei com forno a 27º, as outras a 61º, 63º e 76º C respectivamente.

 

1ª torra - 200 grs - 15,5 % de perda, esta nem provei.

2ª torra - 200 grs - 14,4% de perda , era a que apostava , mas provei no dia de enviar e desisti.

3ª torra - 250 grs - 14,04% de perda, nem provei também.

4ª torra - voltei para 200 grs - 14,9% de perda, foi a 1ª e única que provei, só no dia do envio que resolvi provar a 2ª, mas como tinha achado esta boa, não exitei em envia-la.

 

Como podem ver a torra estava com 14 dias.

A 1ª deve estar boa, mas com certeza acompanhada de algum gosto extra não desejável.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, muito obrigado ao Victor e Márcio por fazer o concurso acontecer! Ótimo saber que tenho muiiiito a aprender sobre torra e café.

 

Parabéns a todos os participantes, principalmente ao Cal que mostrou que tem o feeling pra coisa.

 

Show!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para concorrer, fiz um blend de três torras.

 

Além de não ter o log da terceira (deu pau no computador - o programa fechou quando desconectei o cabo antes de clicar em stop no imput - burrice minha), essa não ficou a melhor delas e entrou com pequena proporção (deve ter prejudicado ao invés de ajudado). Nele, ela entrou com meros 10%. Mas é muito parecida com a segunda, apenas com um avanço de mais 30 segundos. Minha idéia era, com uma perda maior, acentuar o chocolate, mas sem descaracterizar os demais aromas do café. Nessa torra, usei 250g de café verde, com perda de 14,9%.

 

A segunda entrou com 30% (proporção) no blend. Foram torrados 250 gramas de café verde. A perda de massa foi de 14,6%:

 

13524803505_f42f49a34a_o.png

 

A primeira entrou com 60% (proporção) no blend. A perda foi de 14%. Foi uma torra bem rápida, que me surpreendeu. Foram torrados 200g de café verde:

 

13524803235_de18f0cb70_o.png

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou falar da minha torra.

 

Uso um bolinha com um termômetro acoplado, confesso que ainda  tenho dificuldades em controlar as chamas e consequentemente a

temperatura.

 

Tinha feitos algumas torras antes, mas todas elas ficaram com muito amargor e gosto de queimado, não havia gostado de nenhuma.

Tinha até desistido de mandar, ai resolvi, no sado passado fazer outra torra.

Desta vez tentando fazer uma fase de desidratação mais curta.

As outras finalizei  som 12, 13 minutos. Esta com 10-11 minutos.

 

Mas como foi dito na avaliação, errei na finalização. com medo de passar do ponto, acabei tirando antes da hora.

Mas eu provei no dia seguinte. Fiz um ristreto, e apesar der achar bem ácido achei muito melhor que as outras e tinha

boa doçura no ristreto. Resolvi mandar esta.

 

Porém, depois de mandar, resolvi provar com 5 dias, e fiquei decepcionado. Estava bem diferente da prova que fiz

no dia seguinte, talvez o CO2 tenha mascarado algumas características.

Nesta prova, achei até que ficou muito ácido e com um pouco com gosto de mato, denunciando a finalização rápida demais.

 

Fiquei até surpreso em ficar com o 6º Lugar.

 

Mas valeu a experiência.

 

Este café é chato mesmo de torrar, se deixar um pouquinho mais passa do ponto, se tirar rápido demais fica sem graça.

 

Parabéns a quem conseguiu deixar o café equilibrado e também a quem teve coragem de participar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...