Ir para conteúdo

Resultado do concurso de torra do CDC!!!


Victor D.

Postagens recomendadas

É isso ai, Victor valeu pelo concurso. Para mim as observações serão bem aproveitadas, haja vista já tenho parâmetro o que devo evitar. Como mandei uma torra com perfil que já tinha repetido em outros cafés suspeito o que devo corrigir.

 

 

Abcs a todos e parabens Guilherme e a todos que participaram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá !

Torra com soprador térmico e máquina de pão

Colocação atingida no concurso: 4° Lugar

 
" 4º - Fernando Lopes - 72,76 pts
Bom corpo e boa acidez, perdeu na finalização com gosto de queimado. "

 

Minha torra foi composta por um blend do mesmo café... 50% de cada torra (primeiro crack em negrito)

 

Tempo 1ªTorra   2°Torra

00:00 - 170°C - 180°C

00:01 - 113°C - 123 °C

00:02 - 140°C - 150°C

00:03 - 164°C - 153°C

00:04 - 160°C - 152°C

00:05 - 170°C - 160°C

00:06 - 175°C - 165°C

00:07 - 178°C - 183°C

00:08 - 190°C - 186°C

00:09 - 206°C - 189°C

00:10 - 218°C - 200°C

00:11 - 220°C - 218°C

00:12 - 228°C - 220°C

00:13 ------------ 220°C

00:14------------  225°C

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de mais nada, eu fui muito breve no outro comentário.

Achei a ideia do concurso boa e quase desanimei no início, quando sabia que só haveria uma categoria. O argumento dos organizadores que no concurso mundial feito na HomeBarista pipoqueiras tinham ficado com 2º e 3º lugar não só me convenceu, mas me animou.

Fiquei bem feliz com meu 3º lugar. Para quem começou outro dia com essa história de café e meio por acaso (o estopim foi a gaxeta da minha Starbucks Buon Caffè ter quebrado ), é um ótimo resultado.

Quem no final vai terminar ganhando em dobro é o Guilherme, que provavelmente vai terminar me vendendo um torrador melhor que minha pop fun dimmerizada (mas vamos com calma por ora...).

 

Enfim, eu tinha sugerido postarmos as torras.

No meu caso, eu tinha feito duas torras dia 20, que achava que iam ser as que enviaria. Uma era pra ser mais ácida. No final, a menos ácida eu achei ainda muito ácida. Com isso fiz outras duas torras dia 25, uma mais avançada para quebrar a acidez e dar mais corpo.

Experimentei com as proporções de 20% e 10% dessa mais avançada e achei que 10% estava melhor. As outras duas foram um combinado das do dia 20 e a outra do dia 25 (o Miyamoto agora vai ter motivo pra se queixar que falo enrolado).

 

Abaixo estão as duas torras do dia 25, que acho que são o melhor parâmetro. Eu diria que o enviado foi muito próximo a 90% da com 14% de perda e 10% da com 20%:

 

T        ºC   ºC
00:00 26     88
01:00 60   123
02:00 86   136
03:00 104 142
04:00 123 154
05:00 140 189
06:00 153 199
07:00 171 199
08:00 185 210
09:00 198 214
10:00 210 218
11:00 210 222
12:00 217 223
13:00 217 226
14:00 220 231
15:00 222 232
16:00
17:00
 
1C     10:25    07:55
%       14,0      20,0
FIM    15:00   15:30
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segue os perfis. Portanto não façam dessa forma =) Mandei um blend meio a meio.

 

Se não tivesse misturado o de 13.3% talvez ficasse melhor. Mas misturei achando que o paladar dos juizes tenderia ao lado da acidez. Hehe, pelo jeito foi demais, ficou pro lado do crú...

 

Perda de 13.3%

ZGAKpBh.png

 

Perda de 14.5%

tXwOAMz.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns a todos os organizadores e participantes !!! Em especial para o Cal , Gilberto e Guilheme Torres !!! Mandaram muito bem =)

 

Só fiquei triste de não poder ter participado ... Até poderia ter enviado mas como fiquei super em cima da hora a torra chegaria com 2 dias Hahaha , fica para próxima .

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabens para todos , especialmente para o Cal , por fazer a torra em uma pipoqueira , mandou muuuito bem  , para o Gil , que perdeu as anotações , mas , depois dos 50 é isso mesmo , a gente passa uma parte do dia procurando o que perdeu e quando acha não  lembra mais porque queria aquilo , daqui a uma semana quando vc estiver procurando outra coisa , vc acha as anotações  :)  e para o Guilherme que não ganhou por acidente , estudo e dedicação sempre dão bons resultados , quando o forno compacto sair eu acho que vai chover interessado . :D

 

Abs

C. Eduardo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

José Alexandre, não fique magoado, era brincadeira, seu café não estava muito pior que os outros, apenas ficou cru, o que é um erro comum que todo mundo aqui já cometeu. Só brinquei pois eu não ia disponibilizar todas as notas, apenas dos vencedores e, como o pessoal insistiu, eu falei que quem ficasse em último teria que aguentar as consequências.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, para fins didáticos  :D , vou compartilhar como fiz minhas torras. Como tinha dito antes, por dificuldades técnicas, acabei registrando só em linhas gerais mesmo.

 

As duas torras foram feitas logo em seguida, na pipoqueira. A massa utilizada foi 110g de verde. A intenção a princípio era fazer duas torras idênticas.

 

Ambas atingiram 155ºC por volta de 1 minuto. Logo em seguida, fiz 3:30 de "desidratação" entre 155 e 160 ºC, agitando com a própria haste do termômetro espeto.

 

Entre o fim da desidratação e o início do 1º crack, usei a agitação "harlem shake". Depois disso apenas a movimentação própria dos grãos na pipoqueira.

 

A primeira torra chegou no 1º crack com 8:00. A temperatura nesse instante estava entre 205 e 210. Ficou algum tempo em 210, depois subiu p/ 215, e estacionou em 215 até o fim da torra. Encerrei aos 10:40, quando a cor parecia correta. A perda de massa foi de 14,6 %

 

A segunda torra chegou no 1º crack com 8:35, mas depois disto a temperatura subiu mais que a primeira, passando dos 220ºC. Encerrei com 9:50, quando o aspecto parecia similar ao da torra anterior. A perda foi de 14,5%

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah tá.. Estranhei os tempos de torra.. Não estava normal para a torra padrão por pipoqueira.. Para conseguir um tempo destes só com algumas artimanhas.. 

 

Compre o dimmer! É excelente e ajuda muito na hora de torrar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bacana o concurso, parabéns a organizadores e participantes por fazer o concurso acontecer.

 

Infelizmente dessa vez não deu pra participar, fiquei ausente do CDC por um tempo e, quando voltei, estava muito em cima pra enviar. Fazia meses que não torrava café nenhum, ainda não tinha sequer aberto o pacote do Caconde que recebi do Victor, enviar a primeira torra (sem ao menos conhecer o café) seria otimismo demais para um simples pipoqueiro.

 

Espero que tenha outro logo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Considerações:

 

Eu hoje provei a minha primeira torra, a que tinha tido uma perda de 15,75 % ( achei as anotaçôes), e devo dizer que estava completamente diferente da que enviei, bom corpo, doce, pouquíssima acidez, e um leve queimadinho ao fundo, muito pouco mas tinha, se tivesse enviado esta teria garantido os últimos lugares.

Para mim foi uma lição pois honestamente eu via o Guilherme se esbatendo em mais ou menos 0,3 % de perda e achava uma alucinação, vejo que não é, por isto achei muito bom o concurso, pois embora eu tivesse achado o café enviado muito bom, sem experiência você sempre fica na dúvida se esta sentindo o que de fato é.

Alguns tiveram que fazer os Blends por conta do volume da pipoqueira, mas também é outra coisa a ser avaliada, pois olhando os perfis, dá para imaginar que tinham cafés que sós deveriam estar perfeitos mas quando misturados assumiram o defeito do segundo, concluindo que blends só podem ser feitos com cafés perfeitos só que com características diferentes.

Agora a diferença para o forno do Guilherme é que ele vai conseguir repetir o café que ele torrou, e eu , rsrsrsrsrsr.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguns tiveram que fazer os Blends por conta do volume da pipoqueira, mas também é outra coisa a ser avaliada, pois olhando os perfis, dá para imaginar que tinham cafés que sós deveriam estar perfeitos mas quando misturados assumiram o defeito do segundo, concluindo que blends só podem ser feitos com cafés perfeitos só que com características diferentes.

Meu blend não foi por volume do torrador e sim burrice do operador =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gil, acho que no final das contas serviu de uma lição positiva...

 

Primeiro, a surpresa da pipoqueira.

 

E segundo, o quanto somos iniciantes ao sentir as nuances do café.

 

Cada competidor provou sua torra e expôs o resultado encontrado. Claro que não podemos desconsiderar a subjetividade. Mas os resultados apresentados pelo Victor e Márcio, divergem e MUITO do que os competidores relataram.

 

Era um tal de "excelente, muito doce, bom corpo" e etc.. etc.. etc... E no final das contas não tinha nada disto.. Ou tinha, em alguns poucos casos  :P

 

Eu nem arrisco um palpite sobre meu café pois tenho a certeza absoluta que errarei. Infelizmente ainda não tenho o paladar tão apurado para sentir as características do café.

 

Mas tudo isto faz parte da busca inesgotável pelo conhecimento.

 

^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por essa razão que é sempre bom comprar cafés de bons torrefadores (não são tantos...). Ficar só torrando em casa sem ter um ponto de referência não ajuda muito a desenvolver senso crítico.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que por sinal é o meu grande problema. Como não consigo definir aromas, fica muito difícil de ter parâmetros da torra..

 

Consigo apenas definir, está bom ou não.. Mais que isto não dá..  :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa vida vocês ainda estão discutindo sobre o resultado e premiação? Não participei deste concurso pois quis dar chance aos outros usuários do CDC hahaha!!! Brincadeira hein pessoal, não sou convencido desse jeito não, só um pouco :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tinha mandado uma mensagem pro Victor perguntando sobre a escolha do café do terceiro lugar (eram duas opções no post original), mas não sei se ele chegou a ler (li em outro tópico que ele apagou várias mensagens).

Enfim. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, pra simplificar, deixa eu colocar logo aqui: gostaria do café crú método natural (acho que era 2º lugar em algum concurso). Se quiser meu endereço de novo, é só mandar mensagem que eu reenvio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...