Ir para conteúdo

Qual o grão no seu moinho HOJE (ou café na sua máquina, coador, aeropress etc.)?


Guest Anita

Postagens recomendadas

Tô aqui: café da Academia; pão de queijo recheado; queijos; geleias; doces; cerveja artesanal....

 

#douotroco

 

PS: meu café chegou. Peruinha amarela se dignou.

 

Depois conto uma coisa no tópico da Academia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acho que o bourbon do Valmor já foi todo torrado. A última torra ficou com uns 14,5% e muito boa.

Agora eu tomei mais uma prensada do Fazenda Santana. Realmente ótiimo café.

A vida como ela é. Acho que vou comer uns grilos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje tomei o Rubi/Faz. Esperança no espresso, mas cachoeirou. Até um esguicho de café na minha testa teve!  :angry:

 

Depois fiz o Icatu Amarelo/Origem no espresso. Foi minha 3a tentativa de extrair um espresso com ele. E deu certo!!! Ficou bom demais!!!  ^_^ Segui a receita sugerida pelo Victor, adaptada na regra três para meu filtro de 15g. Excelente esse esquema de colocar a indicação de extração. Assim a gente chega mais rápido no ponto certo, desperdiça menos café! :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

queniano Kaganda. É bom, mas não chega aos pés do outro de lá que comprei da última vez (comprei agora de novo também, junto com esse).

Tenho que torrar mais do ugandensa pra fazer em expresso. Era muito bom nesse método. Esses quenianos não são recomendados pra expresso, portanto nem vou tentar.

Na verdade, eu tenho tomado muito pouco expresso. Estou mais numa fase de prensa francesa ou coado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

 

Ana, essa é para você.

 

Ontem, 29/12 deu-se a inauguração da árvore de Natal da Lagoa e, como tornou-se hábito ao longo dos últimos 19 anos, os lares no seu entorno abrem-se para festas familiares que marcam o início da temporada natalina.

Assim acontece aqui em casa, por muitos anos e tive a alegria de receber minha família próxima para o jantar.

Ao final, vários espressos foram feitos na Classika PID com diferentes grãos disponíveis, pois planejei oferecer uma gama variada de cafés para comparações.

Mas, e é agora que escrevo pensando em ti Ana, alguns parentes, especialmente as mulheres, solicitaram café coado. Então, terminadas as rodadas dos espressos, organizei o pouco necessário para, á frente de todos, coar café utilizando a Yama Silverton.

 

Amiga educadora, é quase incompreensível o pouco uso que fazes dessa cafeteira. Ela é encantadora. Encanta as pessoas que assistem ao processo.

Talvez por ser tão similar à maneira que qualquer um acostumou-se a ver e fazer a bebida café com um suporte plástico de filtros de papel e pó comercial.

Contudo, as diferenças como a possibilidade de pre infusão, controle volumétrico do fluxo e por fim o sabor resultante da bebida produzida, evidenciam, mesmo aos leigos, a distinção dos métodos e as vantagens da cafeteira.

 

Não sejas preguiçosa. Use-a e aproveite-a. Garanto que será instrumento de prazer e satisfação.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alex, bom dia, bom domingo.

 

Agradeço a lembrança. Preguiça não é. Se fosse eu beberia café de pequenos conteineres. :)

 

É falta de espaço. E tempo. Tudo anda muito corrido aqui nesta época, finalizando algumas coisas do mundo acadêmico, outras do trabalho, coisas se abrindo...

 

Mas na sexta vem aqui um casal beber café comigo, que agora virou um casal de amigos. Eles vem provar expresso na ruiva (junto com um pão feito em casa), podemos aproveitar a ocasião e estrear oficialmente a prateada.

 

Quem quiser vir também, fique à vontade.

 

Neste momento vou coar no Harito mesmo um Rubi da Academia que já está aberto há dias e precisa acabar logo.

 

Boa semana que se inicia.

 

Beijo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora pela manhã saiu um fazenda campestre no cappu.

Até que saiu apresentável, considerando que não encontrei a pitcher ainda, e acabei vaporizando o leite em um copo e depois fazendo lambança pra colocar na xícara.

 

Acompanhado do bolo de fubá de ontem, aliás receita da Adriane recomendadíssima. ^_^ ^_^ ^_^

 
9STZ0b6l.jpg?1

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tomando agora o Rubi. De fato, é um café que tem uma acidez mais marcante. Gostoso, redondo e ligeiramente azedinho. Gostei. Fiz uma torra média para média-clara dele, mas tendendo mais para média do que para clara. 3 minutos de desenvolvimento (vi que o grão tem uma resistência - densidade - um pouco maior do que outros brazucas que torrei durante esse ano).

 

Guilherme, tomei o Rubi lá na academia do café e torrei ele aqui em casa. Em ambos os casos, não percebi essa acidez, pelo contrário, os que eu provei, tem um gosto muito marcante de chocolate e castanhas, sem o amargor. Acho que acertei na minha torra, porque o meu ficou puro chocolate e castanhas, sem amargor nenhum. Gosto de acidez e frutas num café, até mais do que chocolate,mas esse rubi sempre me entregou foi um acidez mais baixa e um doce, com chocolate e castanhas. Detalhe: torro sempre na torra média, 1 crack apenas,  com 12 a 13% de perda normalmente.O meu Rubi acho que está com 12,5% de perda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com 12 a 13% de perda o Rubi tem uma acidez bem marcante nas minhas torras. A partir de 14% desaparece. O sabor de castanhas também é dominante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Daniel, este bolo ficou lindo na foto! !!
Aki em casa foi Aero do  MN StaRita , torra Origem , com pão italiano torrado com manteiga Aviação....

 

vtkMjlWl.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anita , provou o queijim D'Alagoa na feira gastronômica ???

Como chegamos meio cedo na feira e a Academia ainda esta preparando a maquina de expresso, só de raiva tomamos 2 chopp 3 LOBOS , indicação do Igor, queijo D'Alagoa com geléia de tomate com pimenta e 1 sanduba de pernil com pão de queijo...

A "gula" como ela é. ...kkkk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já tinha conhecia o parmesão do Osvaldo, Valmor. É bom demais.

 

Eu comi um sanduíche do Benny Novak. Deveria é ter comido o pão de queijo recheado com a linguiça artesanal.

 

O Osnei contou que na verdade arrumaram a máquina rapidinho. Vocês devem ter saído e eles acertaram.

 

O expresso estava excelente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fiz agora o catuaí da compra coletiva (acho que é da Ninho de Águia, se entendi bem) no expresso.

Ficou muito bom. Curioso como lembra mesmo de leve um etíope. O aroma de mirtilo não é tão forte, claro, mas é como um blend 10% yirga cheffe, 90% brasileiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois do almoço Macaan no expresso, acompanhado do final do bolo de fubá.

 

Valmor, esse bolo ficou com a cara boa mesmo. Pena que eu acabei não desvirando ele, em cima ficou como o da foto que está na receita, com aquela rachadura. A receita foi tão aprovada por aqui que não chegou nas 24 horas depois de aberto ^_^

Obrigado por vocês terem compartilhado essa receita maravilhosa.

 

Essa sua foto é exatamente o que espero fazer essa semana, estrear a AP e a caneca do clube. Espero que a peruinha amarela seja rápida pra entregar minha AP. :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fiz agora o catuaí da compra coletiva (acho que é da Ninho de Águia, se entendi bem) no expresso.

Ficou muito bom. Curioso como lembra mesmo de leve um etíope. O aroma de mirtilo não é tão forte, claro, mas é como um blend 10% yirga cheffe, 90% brasileiro.

 

Esse café é particularmente bom no expresso (vou abandonar o s, dane-se a denominação de origem) e é bastante tolerante com o ponto de torra. Fica bom inclusive quando conduzido às fronteiras do segundo estalo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda não torrei o Ninho da Águia. Mas já catei e tirei uns 40g de grão com defeito verde do quilo de café.

 

Hoje FAF 322, Rubi e Icatú no espresso. Depois vai rolar mais um LH Sitio Sta. Rita.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...