Ir para conteúdo

Torra com a pipoqueira Mondial


Paulo Machado

Postagens recomendadas

Desisti de furar a minha velha West Bend, estava meio detonada, quando comecei o furo abriu um pequeno rombo. Então foi direto para o lixo, acabei comprando uma Mondial.

 

Torrei 100g do Expresso Brasil, uns 5 minutos, até o começo do 2º crack.

Depois de 24h ficou assim, um pouco heterogêneo.

 

dsc01880wm.jpg

 

Moinho manual, feito na Gaggia.

 

dsc01881gf.jpg

 

Vídeo da extração. Muito crema, muito CO2, não sei porque o Youtube está duplicando o vídeo.

 

 

Mas a pipoqueira morreu depois da 1ª torra. Voltei na loja e falei: Só fiz 1 pipoca e ela parou de funcionar :D

Me deram uma nova para detonar.

Então fui tentar 85g do Expresso Brasil.

 

dsc01882k.jpg

 

Vídeo da torra.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo, cuidado que esse chapéuzinho derrete com facilidade.

Outra coisa, não sei como estava a temperatura ambiente e a altitude por aí então talvez terá que deixar por mais tempo, talvez seja por isso que está ficando meio heterogenea.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

outra coisa, se vc notar que no primeiro minuto a ventoinha está tendo dificuldade em agitar os grãos, ajude com uma colher de pau até começar a girar

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, eu tambem tenho uma mondial... no comeco apanhei um pouco, agora ja estou bem familiarizado.

aquele chapeuzinho que o fogo disse, realmente ele chega a dar uma leve derretida na parte de baixo, mas nada muito grave. eu tenho deixado ele na pipoqueira, msm pq diminui a sujeira.

Para ter torras mais homogeneas tenho usado em media 2 medidas de graos colocado no chapeu o que da em media 75 a 90g de cafe cru. dou uma misturada de leve no 1 minuto, depois deixo naturalmente, pois os graos movimentam sozinhos. em media estou parando no 4:40 a 5min, porem se mexer muito as vezes ja no comeco do 4 min ja parou o 1 crack e esta indo para o 2. na temperatura em media esta 227C a 230C.

Estou muito satisfeito com a pipoqueira, achei ela resistente ate e nao quebrou... hehe :D

Uma observacao do seu video: eu evito encostar o termometro no metal da pipoqueira, eu coloco ele no furo igual vc fez e seguro ele quando chega em uns 3 min e deixo ele bem no centro, enconstando apenas nos graos.

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que colocando um pouco de água no chápeu segura as pontas para não derreter.

Deu para reparar que a temperetura nas bordas é uns 5 a 10º maior do que no meio. E ela sobe muito rápido, ainda vou tentar com a extensão para ver se demora um pouco mais para espaçar os cracks.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

oi Paulo

so derrete um pouco a parte do fundo do chapeu voltado para a pipoqueira, mas não é nada demais, apenas a tinta que fica toda porosa. eu nao tiro o chapeu e talvez esta derretida se deu pq fiz 2 torras seguidas. Se quiser pode usar sem o chapeu, mas ira voar casca pra tudo que lado. hehe

ah, com o tempo e pratica sua torra ira ficar mais homogenea.

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, dando um retorno, a pipoqueira Mondial é ótima. Por este preço acho que todo mundo que gosta de café deveria experimentar.

Estou usando agora o café Especial do Mês do Alexandre. Torrando em 5:30m, descansando 24h fica uma maravilha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Meninos,

 

Fiz minha primeira torra na Mondial hoje! 85g de café frutado da Unique, que viraram belos 75g de café torrado ao final do processo, em 225ºC.

Foi tudo muito fácil, graças a todas as dicas que vocês deram aqui.

 

- O "chapeuzinho" (colher medida) da pipoqueira eu enchi com água gelada para que não derretesse. Deu certo.

- Na direção da saída da tampa transparente, coloquei uma bacia com água para recolher as cascas. Funcionou que foi uma beleza: as cascas grudavam ali e não se espalhavam. Fez pouca sujeira, uma ou outra que escapulia.

- Resfriei o café num escorredor de macarrão de alumínio e guardei num pote pequeno, de tampa de rosca. Agora é conter a ansiedade e esperar os 5 dias para provar no espresso.

- A torra ficou razoavelmente homogênea, mas na próxima rodada, vou tentar uma quantidade maior, 100g, conforme o pessoal aqui vem fazendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Simone,

 

parabéns, garota, pelo sucesso! Ainda não provou o gosto, mas tirou de letra logo de primeira. Mulherada é fogo neste clube...

 

beijo

 

Ana

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Simone.

Parabéns pela iniciativa.

Aproveite a oportunidade e faça ao menos 1 ou 2 cafés por dia desde agora com esses grãos para vc observar como o café se transforma e entender melhor o processo de torrefação. Não se importe com o resultado na boca, mas anote-os para referência. Será um ótimo aprendizado.

 

Valeu,

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Simone,

 

A sugestão do Alexandre é muito boa. Você presenciará importantes mudanças no café se o provar no 1º dia após a torra, no 2º, no 3º e assim sucessivamente. Principalmente no aroma.

 

Abraços,

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

 

Falando em pipoqueira Mondial, compartilho aqui minha invenção mais recente. É feia de doer, mas o resultado, modéstia parte, ficou muito bom. Sujeira zero! rsrsrsrsrsrsrrss.

post-54-0-55985500-1340215031_thumb.jpg

post-54-0-31488600-1340215049_thumb.jpg

post-54-0-50329600-1340215060_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkkkkk, é um frasco de patê de Ovomaltine com o fundo cortado. Ele está virado de cabeça para baixo, pois a boca encaixa certinho na câmara da Mondial. Daí peguei uma caixa de papelão e fiz esse arranjo doido, mais uma peneira véia que cortei o cabo e encaixei na peça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Bom, o negócio é TÃO BOM que não é nenhuma dificuldade comer um monte daquilo.. aiaiai

 

Inclusive pode ser usado em alguns drinques com café.

 

beijo

 

Ana

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A torra em si não ganhou nada, mas agora a sujeira é ZERO!

 

Eu tava incomodado em usar a tigela embaixo da saída de pipoca porque torro na varanda e não tinha jeito de não fazer uma sujeirinha. Sempre ficavam umas películas voando. Agora tá 100%.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Léo, onde arrumo esse vidro?

 

Cara, se você substituir esse papelão por algum laminado ou alumínio a chaminé fica definitiva hein? hahahahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kkkkkk, peguei varias receitas no Google. Todas deram errado. Entao resolvi usar a inteligência...

 

Fervi um pouco de óleo de cozinha, despejei no frasco e mergulhei ele em uma panela com água gelada. Mais simples impossível, kkkkk.

 

Quanto ao papelão realmente quero fazer uma peça mais elaborada, mas preciso encontrar um material que seja resistente ao calor e ao mesmo tempo maleável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA........peraí.............. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

 

É louco mesmo!!

 

Que tanto de óleo criatura? Só para forrar o fundo? Onde arrumo o vidro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Os McGyvers e professores Pardais continuam em ação no clube... daqui a pouco vão inventar algo usando um Trident, um clipe de papel e um pregador.

 

Deveríamos abrir um tópico específico disto.. :)

 

beijo

 

Ana

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kkkkkkk, vc é figura hein Fogo? Eu coloquei só uns 50ml de óleo, ficou pouco menos de um Dedo de altura e mais ou menos na altura que eu queria cortar.

 

O vidro eu guardei depois que comi todo o Ovomaltine, kkkkk.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...