Ir para conteúdo

Torra com a pipoqueira Mondial


Paulo Machado

Postagens recomendadas

Fala pessoal,

Estava lendo os posts de torra manual, e me fez lembrar da época em que torravamos café em casa...

 

Normalmente compravamos os melhores grãos selecionados... selecionava onde era mais barato (kkkk).... era meio dificil de encontrar grão verde...

Acendia o fogão a lenha... pegava o Torrador (bolinha) e naquele ambiente com a temperatura controladissima... “tem fogo ai” colocava 1 ou 2Kg e Rodandoooooo... exatos xxxx minutos... até o momento em que olhava a cor do grãos... “tá marron escuro.... pode tirar???”

Depois disto esperavamos até sair todo o CO2... provavelmente uns 15 minutos (no máximo...) até ele chegar no Mimoso (o nome aprendi aqui), e denovo... Rodandooooo....

Já saia correndo pro coador...

 

Tem algumas histórias bem bacanas... Lembro q certa vez, estavamos passeando por Monte Alegre do Sul e fui atrás de um alambique atras de uma aguardente artesanal que me indicaram, mto boa por sua vez... peguei 3 litros, um de cada tipo (não sou alcoolatra)... porém ao chegarmos ao sitio, nos deparamos com o café exposto ao sol, conversa vai e conversa vem.... compramos 10kg dele...

Café especial... foi cultivado a uma altitude de sei lá qtos mts... sei q olhando de cima... era bem alto o barranco...

 

Depois de tudo isto... como era bom sentar com uma xicara na mão... e saborar aquele delicioso café... até da para lembrar aquele aroma de Café... as notas de Café... e o aftertaste de Café... A ignorância é uma dádiva...

 

Maldita hora em q fui querer saber mais café expresso... antes pagava R$6,00 kg agora vou pagar R$ 60,00.

 

Bom voltando ao assunto... estou começando a me empolgar na torra caseira eihn!!! Talvez daqui alguns meses...

 

Alguém chegou a testar a pipoqueira da mallory? De 900W?

http://www.americanas.com.br/produto/384076/pipoqueira-pop-mallory

 

Abraços,

 

Kleber

Ps. Já torrei (leia, fiquei rodando) café na torrador de cilindro tb (aquele eletrico).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkkkkkk, bacana sua história Kleber!

 

Quando eu comecei também era assim. Tinha um paladar apuradíssimo e percebia nuances de café, um aroma com toque de café e sabores complexos de café. kkkkkkkkk.

 

Você vai viciar na torra caseira, isso te garanto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kleber, não deixe de responder a enquete sobre compra coletiva de café verde.

 

Quanto ao CO2, na verdade nas primeiras 48-72h é que a maior parte do voluma é liberado, depois ainda por mais uns dias os grãos continuam liberando CO2. Por isso se guardado em embalagem vedada, esperamos ao menos uns 7-10 dias para usar no expresso e não ter tanto descontrole na crema.

 

Mas já para o café coado, dá para usar logo no dia seguinte. Acho que o pico da qualidade está no 3º ou 4º dia.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

hahahahahahaha dei muita risada da sua história Kleber, ao ponto de até minha esposa perguntar o que estava acontecendo....kkkkkkkkk

 

Meus brinquedinhos estão chegando.... balança digital, termômetro e pipoqueira... ai com certeza varias dúvidas vão surgi...

 

 

Abraços :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Kleber, sua história é fantástica, não tinha visto antes.

 

E Foguinho, Mr. Lamb estava pilhando da Nutella x Nutrella pão (que pertence à Pullman). E eu ainda fico aqui explicando a piadinha dele... hehehehehehe

 

Beijos, colecionando causos

 

Ana Maria

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Oie Simone, sumidinha, tudo bem?

 

Este apelido mr. Lamb foi escolhido pelo próprio (pelo menos suponho), era o nick do moço lá no HT. :)

 

Beijos

 

Ana

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...