Ir para conteúdo

Liguei moedor 110 na rede 220...


Gui Marques

Postagens recomendadas

Em um daqueles momentos de distração em que voce assusta com um *pop* alto e se da conta da merda que fez...

 

Enfim, a pergunta é simples.

 

Liguei meu Baratza vario (110) na rede 220, deu esse estralo e agora nao funciona. Queria checar minhas opções:

 

- Esse moedor tem algum fusível interno ? Algo que eu possa trocar eu mesmo ?

 

- Caso negativo, qual o componente mais provável de ter sofrido dano nesse caso ? (o moedor tem um motor AC de 160W)

 

 

 

Gui Marques 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço as respostas,

 

Mandei um email para a Baratza. É provável que seja só a placa. Ainda assim, a placa + motor ficam em 65 dolares.

 

Eu preferiria não ter que despachar esse negócio pelo correio, para não correr o risco de estragar e tb devido ao tempo (correio rápido + peso = $$$)

 

Vamos ver...

 

Guilherme

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O motor não é AC é DC e provavelmente só a powerboard deu pau , como Sergio falou ela é barata (todos os sobressalentes baratza são baratos) 

O problema é que a troca dela se vc não tem muita intimidade com reparos é um pouco dificil , pois vc vai ter retirar o motor e depois  retensionar a polia  quando montar novamente , para quem mexe um pouco com mecanica/eletricidade , não é nenhum misterio.

 

https://www.baratza.com/wp-content/uploads/Vario-Powerboard.pdf

 

Antes de importar fale com o Alexandre , as peças com ele são um pouco mais baratas que importar direto , além dele dar garantia no reparo.

 

Abs

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom saber que nem a placa nem o motor são tão caros. Eu morro de medo um dia ligar na tomada errada. Coloquei placas de identificação 220V pra todo lado.

 

Meu medo principal é queimar o motor. Pelo peso dele deve dar um frete carinho. Se queimou só a placa deve estar com sorte. Dá até pra evitar o imposto de importação.

 

Nunca abri até o motor. A placa é fácil de acessar. Tem vídeos mostrando isso. Mas julgo que seja bem complicado trocar o motor. O Alexandre aqui no Rio deve dar conta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Gui

 

Tem uma maneira de trocar a placa sem tirar o motor,, foi o que eu fiz,, quando queimou o meu moinho,, também tive que trocar a placa.. então o Alexandre Velloso, gentilmente me vendeu a placa  e me explicou a troca,, ele é uma das pessoas mais bacana deste fórum, tenha certeza que ele jamais te negaria ajuda.

 

E digo mais, é uma pessoa de grande confiança de todos aqui no fórum,, além de que tem alguns que comentam que o único defeito dele é torcer pelo Flamengo :ph34r: ,, rsrs 

 

Abraço

 

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabio , o motor é difícil , pois ele é dc , entao , se vc errar a tomada a powerboard queima , a função dela é transformar ac em dc para o motor e 5V para o painel eletronico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos,

 

desta forma o painel deve funcionar como uma fonte também, com retificação e tudo. Me tranquiliza saber que há um sacrifício do painel no lugar do motor. Mesmo assim ficaria ressabiado, talvez por ignorância minha mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu Vario é 220. Um dia levei ele num lugar onde só tinha 110 e esqueci do transformador. Não é que o bichinho funcionou? Bem mas lento, claro, mas deu conta do recado.

Essa é a vantagem dos aparelhos 220V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pior que só a cor não adianta, tem que ter plugs que não entram...

 

Na oficininha do meu pai as tomadas tem cores diferentes. Mas ele só parou de queimar dremel quando comprou-a 220v. (acho que foram 3) :-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...