Ir para conteúdo

Intelligentsia: Monadnock


LUW

Postagens recomendadas

Uma das lojas da Intelligentsia agora serve basicamente só pour over (com V60):
 

 
Por mais que eu ache o conceito legal, sinceramente, isso me parece um Starbuckão :mellow:. Mesmo dando um (bom!) desconto por causa da música de irritar capeta, vc teria vontade de tomar um café num lugar desses?
 
Agora compare com esse lugar aqui:

 

Para mim pelo menos, ir a uma cafeteria, não é só ir em um estabelecimento comercial onde se serve (bom) café. Tem todo uma atmosfera, um clima que em grande parte é criado por quem trabalha atrás do balcão. No primeiro vídeo, eu iria lá apenas para tomar café, que muito bem poderia ser servido naqueles copos take out ogogosos para sair correndo e engolir com pressa. Na segunda cafeteria eu iria com bastante calma para sentar e apreciar tomar um bom café em um lugar agradável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ow... Que doidera esta Intelligentsia!

 

Uma bagunça muito organizada!

 

Tomaria café lá. Com certeza. Só pra ver a habilidade do povo.. :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luw, este vídeo já havia rodado por aqui, vou dizer que eu comprei o Hario por conta deste vídeo, achei muito legal. O lugar ? Também achei o máximo, estaria na minha lista de lugares a visitar, se fosse no dia a dia também frequentaria, bem como o 2º lugar.

Certa vez lí uma materia de o porque das padarias serem atraentes para o público e a explicação era que um pouco do caos a fazia animada e atraente, gente gritando tipo faz isto passa aquilo, mais o fato de encontrar pessoas os quais se ve com frequencia, logo mesmo com caracteristicas diferentes todas 2 tem seus charmes e atrativos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cafeteria. Essa é a diferença, não o café. Se estivesse viajando eu iria atrás da segunda, com gosto, tiraria fotos e postaria aqui. Na primeira só pararia se passasse na frente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, independente do ambiente de McDonaldos, que tal a guria despejando dois V60 ao mesmo tempo? :o

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, MacDonalds não também né. No Mac tem um monte de aprendizes que em nada se parecem com os atendentes do vídeo, o mesmo serve para o público, acho que só o caos seria semelhante no nome , CAOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

McD's sim: fila no caixa para pagar, troca de fila para pegar o seu produto e não se enrole e saia da frente porque tem mais gente na fila.

Só faltou a janelinha para pegar de carro.

 

Não estou discutindo a qualidade do café per se, aposto que é bom e provavelmente melhor do que o café que é servido aqui em CWB no Café Trieste. Mas o ambiente é fast (& trash) food.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que tem espaço pra tudo, contanto que o café seja legal. Ideal seria poder escolher onde tomar café bom, o que não é exatamente comum.

 

 

Porém, como gosta o Sérgio, se tivesse que optar entre:

 

1) Cafeteria muvucada + café bom; ou

2) Cafeteria elegante + café ruim,

 

não preciso responder o que escolheria, né?

 

 

Infelizmente, não conheço a opção 1 nestas terras...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luciano, "cafeteria" para mim é isso. O importante é o café bom =)

 

Quando vou a uma cafeteria quero um lugar legal.

Não quero nem pensar em fila, muvuca, nada disso.

Quero sentar folhear um jornal ou revista e curtir um café.

Certeza! Nos dois casos. Nada contra a muvuca, mas o ambiente de "corporate America" (Taco Bell, McD`s, etc) eu não suporto. Especialmente quando o assunto é café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conhecem essa xícara aí Santiago e Anita?? rss 

E a Intelligentsia é uma das cafeterias quem servem cafés especiais nos EUA mais respeitadas, não entendi a  crítica da muvuca, e na Europa que muitos lugares lhe pedem "educadamente" para sair ou se você tomar sentado o preço é outro?

Ainda irei fazer uma visita pessoalmente a esta cafeteria :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A primeira coisa que notei no vídeo foi a xícara! :P

Achei interessante a proposta da cafeteria de servir apenas coado. Fiquei pensando que seria uma proposta interessante aqui no Brasil, pois acho que aqui se aprecia mais café coado que espresso. Ainda mais se for espresso da 3a onda...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

O Clube segue no IG uma cafeteria na Inglaterra (em Surrey) uma que só serve coados. Uma tendência interessante se a proposta for esta mesmo.

 

O que parece estar acontecendo por aqui em alguns restaurantes é a troca do expresso por coados para não terem que lidar com a máquina e seus custos etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Roger.. Eu passei por isto na Europa...

 

Acho que já até comentei antes. Em alguns lugares, como você mesmo disse, se sentar é mais caro que "take away".

 

Estávamos minhas esposa e eu em uma gelateria. Pedi dois gelatos e o senhor perguntou se era para tomar ali ou levar. Disse que era para ir tomando. Enquanto ele nos servia, minha esposa sentou-se na cadeira para arrumar a bota que estava incomodando. O danado do senhor ficou fulo da vida e danou a esbravejar um monte de palavras em italiano que nada entendi.. :lol::lol::lol: Só entendi o Take away! Take Away!

 

Sem pestanejar, casquei o fora... :P

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Eu curti ambas. São propostas diferentes, só isso. Se fosse pra trabalhar escolheria a segunda, se fosse pra ser dono, a primeira sem dúvidas. A segunda cafeteria é fofa, mas a primeira vende 700 cafés por dia. Quando estava pra abrir a cafeteria, tentei convencer a minha sócia a vender só coados e largar de mão o espresso, e não rolou, hehe, o que foi bom. Conversando com algumas pessoas vimos que o brasileiro tem o costume de tomar coado, mas quando tá na rua, ou é café de padaria ou espresso em cafeteria. Já sondei em outras cafeterias que tem filtrados e o resultado é o mesmo, poucas vendas. Lá no café sai pouco aeropress e french, mas em compensação é o que mais consumo lá junto com os funcionários, hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Fernando, brasileiro tem a seguinte mentalidade: isto eu tenho em casa, na rua quero algo diferente.

 

Isto vale da fruta na sobremesa ao café coado.

 

Para conseguir servir um coado após a refeição, restaurantes usam apelos do tipo "bacana", "coado egoísta", "resgate da tradição".

 

Por isto o Luw brinca que coado agora é chique. Porque o coado que você bebe na rua é igual ao seu de casa, mas ao mesmo tempo não é. Porque se for igual, você não vai gastar dinheiro, bebe em casa.

 

beijo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é só a questão de ser garboso ou não, o coado se adapta muito bem ao conceito de "slow coffee".

Aliás, essa nova moda acho MUITO legal, pois trás vantagem para o barista/cafeteria e para o cliente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não entendi direito. O primeiro vídeo mostra claramente um menu em que consta espresso, dentre outras opções. Ou seja, não é só de coado que vive a loja.

Tinha visto esse vídeo aqui antes também. O preço de 4 USD também impressiona. Talvez mais que o mis en scène.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Fernando, brasileiro tem a seguinte mentalidade: isto eu tenho em casa, na rua quero algo diferente.

 

Isto vale da fruta na sobremesa ao café coado.

 

Para conseguir servir um coado após a refeição, restaurantes usam apelos do tipo "bacana", "coado egoísta", "resgate da tradição".

 

Por isto o Luw brinca que coado agora é chique. Porque o coado que você bebe na rua é igual ao seu de casa, mas ao mesmo tempo não é. Porque se for igual, você não vai gastar dinheiro, bebe em casa.

 

beijo

 

#Fato Mas fico super feliz quando convenço a trocarem o espresso pelo aero e pela french press, hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Claro. Você está trazendo uma novidade e ensinando algo novo. Da mesma forma seu coado não será o mesmo do das pessoas em casa. Até porque seu café é superior ao que a grande maioria já provou (só perde para os membros de um tal de CdC).

 

Beijo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal acho que estamos comparando algo bem diferente, o que o Intelligentsia está vendendo é um café "to go" coado eles realmente não querem que você sente lá e aprecie seu café, não nessa loja. Em NY ninguém tem tempo para parar e tomar um café pela manhã você vê todo mundo andando com seus copinhos na mão e o conceito deles é ter um café ÓTIMO e coado para ir correndo a caminho do trabalho.

 

Esse conceito de café "to go"ainda não pegou no Brasil e os poucos que fazem são espressos mal tirados ou nas máquinas Bunn da vida com café de terceira como o Mcdonald`s.

 

Um dia chegamos lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...