Ir para conteúdo

Espresso em casa: dúvida basicamente básica


LUW

Postagens recomendadas

Claro que técnica e arte possuem um ponto de intersecção na etimologia, mas do meu ponto de vista há uma diferenciação básica: espresso é repetição. Dentro dessa concepção, os únicos capazes de imprimir alguma espressão artística no espresso (no sentido da originalidade) são o produtor e o torrador. O barista é o pedreiro do espresso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Essa discussão me lembrou uma antiga dos fotógrafos que faziam imagens para o meio publicitário, mas não eram considerados autores. Só pedreiros dos diretores de arte. E os fotógrafos brigando para terem sua assinatura reconhecida.

 

Rô, acho que os baristas que competem nos diferentes campeonatos discordariam de ti.

 

beijo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Toda regra tem exceção, Anita. Os que inventam as regras podem se arrogar alguma criação artística. Quem segue script, é operário. E tenho dito!  :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luw: você não tem cão.

Então entende o meu desespero :wacko:?

 

Obicamente que se aparecer algo usado padrão vou pular em cima, mas desde o começo do ano quando começei a pensar em ter uma máquina de espresso as que vi foram ofertas de máquinas mais básicas. Mas se eu tiver sorte...

 

Claro que técnica e arte possuem um ponto de intersecção na etimologia, mas do meu ponto de vista há uma diferenciação básica: espresso é repetição. Dentro dessa concepção, os únicos capazes de imprimir alguma espressão artística no espresso (no sentido da originalidade) são o produtor e o torrador. O barista é o pedreiro do espresso.

Usando um exemplo bem prático: se em algumas horas cinco borra-botas estavam conseguindo tirar espressos MUITO bons com boa consistência (tá certo que era em uma GB/5, mas mesmo assim...), não dá para se achar muita arte nisso. Arte seria variar sobre o tema mas com competência e constância. Por exemplo, usando o mesmo grão, destacar alguma qualidade do seu sabor, mexendo em parâmetros do moedor e da macchina. Isso seria arte, fazer o básico mas bem feito é técnica. Eu quero fazer o básico, mas bem feito. A arte quiçá virá com alguns kilos de espresso tirado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...