Rodrigoks Postado 14 Maio 2014 Denunciar Share Postado 14 Maio 2014 Claro que técnica e arte possuem um ponto de intersecção na etimologia, mas do meu ponto de vista há uma diferenciação básica: espresso é repetição. Dentro dessa concepção, os únicos capazes de imprimir alguma espressão artística no espresso (no sentido da originalidade) são o produtor e o torrador. O barista é o pedreiro do espresso. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 14 Maio 2014 Denunciar Share Postado 14 Maio 2014 Essa discussão me lembrou uma antiga dos fotógrafos que faziam imagens para o meio publicitário, mas não eram considerados autores. Só pedreiros dos diretores de arte. E os fotógrafos brigando para terem sua assinatura reconhecida. Rô, acho que os baristas que competem nos diferentes campeonatos discordariam de ti. beijo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 14 Maio 2014 Denunciar Share Postado 14 Maio 2014 Toda regra tem exceção, Anita. Os que inventam as regras podem se arrogar alguma criação artística. Quem segue script, é operário. E tenho dito! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 14 Maio 2014 Autor Denunciar Share Postado 14 Maio 2014 Luw: você não tem cão. Então entende o meu desespero ? Obicamente que se aparecer algo usado padrão vou pular em cima, mas desde o começo do ano quando começei a pensar em ter uma máquina de espresso as que vi foram ofertas de máquinas mais básicas. Mas se eu tiver sorte... Claro que técnica e arte possuem um ponto de intersecção na etimologia, mas do meu ponto de vista há uma diferenciação básica: espresso é repetição. Dentro dessa concepção, os únicos capazes de imprimir alguma espressão artística no espresso (no sentido da originalidade) são o produtor e o torrador. O barista é o pedreiro do espresso. Usando um exemplo bem prático: se em algumas horas cinco borra-botas estavam conseguindo tirar espressos MUITO bons com boa consistência (tá certo que era em uma GB/5, mas mesmo assim...), não dá para se achar muita arte nisso. Arte seria variar sobre o tema mas com competência e constância. Por exemplo, usando o mesmo grão, destacar alguma qualidade do seu sabor, mexendo em parâmetros do moedor e da macchina. Isso seria arte, fazer o básico mas bem feito é técnica. Eu quero fazer o básico, mas bem feito. A arte quiçá virá com alguns kilos de espresso tirado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 14 Maio 2014 Denunciar Share Postado 14 Maio 2014 Nem isso pra mim é arte. Mas sou cético, outros enxergam mais cores. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas